Prius-PT
Comunidade de proprietários e amigos do Toyota Prius

Tic-tac, sshhhh, etc :)

rated by 0 users
This post has 19 Replies | 5 Followers

Miguel Vinha Posted: 22 Aug 2008 6:10

HelderFerreira:
Quando o sistema retira a áqua quente da cabeça após desligar o carro, será que não tem que encher a dita com algum liquido para não desferrar o sistema?

Esta eu desconhecia...

Então é isso, aquele barulho "SSssshhhhhhh" que se ouve pouco depois de se desligar o carro?

Pensava que tinha a ver com o retirar dos gases do depósito de combustível. Li algures que isso também acontece...

Como é que esse módulo funciona, e para quê?

Top 10 Contributor
2G Owner
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Miguel Vinha:

HelderFerreira:
Quando o sistema retira a áqua quente da cabeça após desligar o carro, será que não tem que encher a dita com algum liquido para não desferrar o sistema?

Esta eu desconhecia...

Então é isso, aquele barulho "SSssshhhhhhh" que se ouve pouco depois de se desligar o carro?

Pensava que tinha a ver com o retirar dos gases do depósito de combustível. Li algures que isso também acontece...

Como é que esse módulo funciona, e para quê?

Não funciona. Isso é apenas nos modelos americanos. Nos nossos o lugar da garrafa térmica está vazio, embora a chapa tenha lá as furações.

Seria aqui que ela estaria: http://prius-pt.com/cafe/media/p/3630.aspx

O líquido refrigerante é bombeado para uma garrafa térmica ao desligar o Prius.

Quando o ligas o líquido volta ao motor ainda quente, servindo de pré-aquecedor e diminuindo as emissões no arranque do MCI.

Esta brincadeira fica cara de fabricar, e só a implementaram para o mercado americano para ajudar a passar nas certificações SULEV e companhias da Califórnia.

Ok.

Então afinal o que é o "SSsssshhhhhh" que os nossos fazem?

Sempre tem a ver com os gases existentes no depósito, ou nada disso?

Top 10 Contributor
2G Owner
Clube 1000 km
SystemAdministrator

Miguel Vinha:

Então afinal o que é o "SSsssshhhhhh" que os nossos fazem?

Sempre tem a ver com os gases existentes no depósito, ou nada disso?

Nunca ouvi essa dos gases, mas o barulho que ouves é nitidamente de relés a trabalhar, não é de ar a ser bombado.

É mais um tic tic tic tic repetitivo do que um Ssshhhhhhh.

São as relés de segurança do sistema híbrido a isolarem a bateria eléctricamente e a fazerem shutdown aos sistemas.

Basta abrir uma porta ou pressionar o pedal do travão por exemplo para despertar o bicho e ficar "de olho" a ver se pressionas o Start.

É um menino muito esperto o nosso Prius... Wink

Joao Prates:

Sim, também oiço esse "tic-tic...", e já sabia que está relacionado com o isolamento da bateria, mas para além disso oiço um "SSsshhhhhh" que por vezes é mais longo e outras vezes muito breve, e que ocorre vários segundos depois de desligar o carro.

Sou só eu que oiço isso???

Se for o caso, posso fazer um gravação e disponibilizá-la.

Eu também oiço, e sempre pensei que era o líquido a ser bombeado para "o termo" !

GHUbsch

Spritmonitor.de

Miguel Vinha:
para além disso oiço um "SSsshhhhhh" que por vezes é mais longo e outras vezes muito breve, e que ocorre vários segundos depois de desligar o carro.

Não tenho nenhum Prius, mas lembro-me uma vez num stand, quando fui ver um Prius, ter ouvido esses barulhos quando o vendedor carregou no botão de Start/Stop. Quando se começou a ouvir o "ssshhh" o vendedor disse que o carro estava a preparar o MCI para o por em funcionamento (a carga das baterias estava muito baixa, ou o motor estava frio), o certo é que passados uns breves instantes o MCI se colocou em funcionamento. Na altura não notei se fez "ssshhh" depois de desligar o MCI.

O tal "ssshh" deve vir da bomba que puxa a gasolina do depósito. Em alguns carros (por exemplo VW), quando se abre a porta do condutor ouve-se um "ssshhh", noutros carros isso só acontece quando rodas a chave para a posição "acessórios". Esse barulho não é mais do que a bomba a colocar pressão nos injectores. Quanto ao mesmo barulho após desligar o motor, nunca dei por isso.

No caso do meu carro só quando giro a chave faz o tal "ssshhh", e caso não dê ao motor de arranque e retire a chave faz um outro barulho ligeiramente diferente, tipo a bomba a retirar a pressão e devolver a gasolina ao depósito. (por vezes só acontece 2 a 3 segundos após retirar a chave)

E no caso da chave ficar na posição "acessórios" por um longo período, passados alguns segundos também se ouve o tal barulho como se tivesse retirado a chave. (a gestão electrónica deve assumir que não pretendo ligar o motor e retira a pressão dos injectores)

Fica aqui o meu testemunho, mesmo não tendo um Prius.

Joao Prates:

São as relés de segurança do sistema híbrido a isolarem a bateria eléctricamente e a fazerem shutdown aos sistemas.

Desculpa mas não concordo. Lido com relés há anos e o Ssshhhhhh que o Prius faz, 2 ou 3 minutos depois de desligar, não são relés. O ruido é nitidamente de algo a ser bombeado. Se não é o liquido de refrigeração é outro liquido qualquer.

Top 10 Contributor
2G Owner
Clube 1000 km
SystemAdministrator

HelderFerreira:

Desculpa mas não concordo. Lido com relés há anos e o Ssshhhhhh que o Prius faz, 2 ou 3 minutos depois de desligar, não são relés. O ruido é nitidamente de algo a ser bombeado. Se não é o liquido de refrigeração é outro liquido qualquer.

Bem, sempre a aprender.

Hoje deixei-me ficar à espera com atenção depois de desligar o carro.

De facto há um sshhhh primeiro, mas logo de seguida há barulho de relés a fechar, continuo na minha.

Amanhã vou tentar gravar o som. O barulho da bomba não consegui identificar a origem, mas as relés parecem trabalhar dentro do inversor.

Mais tarde ainda houve-se 2 estalos nitidamente de relés, muito seguidos, que não sei também de onde vêm.

Uma coisa é certa: o Prius isola a bateria híbrida do resto do carro depois de o desligares, e só volta a ligar depois dos computadores (centralinas) inicializarem todos com a bateria de 12v. Sem isso acontecer a bateria de 200v está isolada e o carro não anda. Agora qual dos clicks é que é o que abre/fecha o circuito...

Vamos a ver se consigo perceber o que se passa com mais cuidado e mais atenção mais tarde.

Ontem estive a prestar mais atenção ao que se passa depois de desligar o Prius e sair dele.

Primeiro ouvi claramente o barulho que me parece ser a bateria hibrída a ser isolada, mas logo de seguida ouvi o tal SSshhh de que falo, e parece-me mesmo ser algo (gás ou liquído) a ser bombeado não sei de onde para onde.

Tinha a ideia de haver uma retenção dos gases presentes no depósito para dentro de um "canister", mas foi algo que li há tempos sobre o Prius não sei onde, e já andei à procura enão achei nada sobre isso. Pode ser disparate como tantos que por vezes se apanham por ai.

Page 1 of 2 (20 items) 1 2 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com