SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de Bordo - Filipe Ramos (Prius 3G)

rated by 0 users
This post has 232 Replies | 19 Followers

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos Costa:
Lindo!!! Em cinza também fica muito bem...

Obrigado, Carlos

Eu também acho e foi por isso que bem "suei" para o ter agora - segundo apurei foi o único (com estas opções) e chegou no navio de 28 Setº. Ainda assim, o que pretendia era esta cor num Premium + P. Multimedia + P. Pele, mas teria de esperar (mais) 120 dias. Optei então por este, com os estofos em courtizane. Numa primeira impressão e apesar de gostar do estilo/textura, parecem-me um pouco quentes. Mais tarde decidirei se mando estofar em pele, ou não.

Agora vou até Fátima. Regresso dia 13. Espero então, ter notícias para "alimentar" este Diário de Bordo.

(anteriormente) Prius 3G: Prius 3G| (agora) Prius 4G: Prius 4Gfiliperamos@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Filipe Ramos:
Finalmente recebi hoje o meu 'Prius Premium + Pack Multimedia'.

Muitos parabéns Filipe!!!

É sempre muito bom ver malta que acaba de chegar ao fórum e em pouco tempo dá o salto para o Prius.

Agora espero que à medida que fores aprendendo cada vez mais sobre o teu menino não deixes de participar e até passar a "ensinar" os que como tu aqui chegaram sem saber nada do carro. Vais ver que tudo o que de bom aqui dissemos é pouco face à experiência de conduzir o 3G na estrada. Cool

Filipe Ramos:
No entanto, creio não vir a tornar-me num "fundamentalista", pois não me estou a ver com "pachorra" para conduzir a 68 Km/h numa estrada desimpedida, muito menos numa auto-estrada.

A menos que queiras bater recordes, não há motivos para o fazer, e concerteza que nunca o deves fazer em AE.

Agora por muito desimpedida que a estrada esteja, se o limite de velocidade fôr esse, espero bem que o cumpras! Wink

Vais ver que não precisas de andar com "pachorra" para fazer bons consumos. É só uma questão de te ires habituando ao carro.

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support

Viva, cá estou de volta.

A viagem a Fátima foi óptima. A condução é muito confortável, se bem que ainda me considero em fase de habituação a uma forma bem diferente de conduzir um carro. Quase só circulei em AE, uma vez que em Fátima o Prius esteve o tempo todo estacionado. Ainda assim foram pouco mais de 400 Km. A média tem-se mantido nos 5,2 l/100 e neste momento já ultrapassei os 500 Km. Quando circulei em AE fiz a maioria do percurso com o CC activado nos 120 Km/h, carro carregado com 4 pessoas e respectiva bagagem e AC sempre ligado, pois estava um calor "brutal" Devil. Também nalguns momentos, cheguei a passar ao modo Power, nomeadamente nalgumas subidas.

Entretando, continuo a explorar as novas funcionalidades disponíveis. O Pack Multimédia é extraordinário.Big Smile A componente Telefone/Calendário é fantástica, com as funções Bluetooth, Contactos e integração com os Mapas muito fáceis de utilizar. A  componente de Mapas também está bastante interessante, quer pela diversidade de regiões, quer pelas diversas formas como é possível criar um itinerário. A ajuda por voz e a informação de navegação via HUD completam este belo "quadro". Quanto ao sistema Audio, também muito bom. Mas aqui, necessito ainda explorar um pouco mais. Como o meu telefone é um Smart Phone, a ligação Bluetooth faz-se ora para a ligação telefónica, ora para a ligação audio. Creio que será essa duplicidade, com o mesmo dispositivo, que me faz por vezes ficar sem ligação Bluetooth alguma. Vou tentar dar nomes diferentes a cada um dos emparelhamentos, para que o Prius "veja" dois dispositivos diferentes. Voltarei ao assunto quando tiver melhor resultados. Quanto ao leitor de CD's, utilizei um com músicas MP3. Quanto à audição e informações sobre album/artista/pistas, tudo bem, mas nunca vi qualquer possibilidade de efectuar gravação (REC) para o HDD. Será que só fica activa para CD's "normais"? Que pena não podermos utilizar aquela porta firewire para colocar ficheiros directamente no HDD.

Até breve ...

(anteriormente) Prius 3G: Prius 3G| (agora) Prius 4G: Prius 4Gfiliperamos@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1100 km
tcap-support

Filipe Ramos:
Quanto ao leitor de CD's, utilizei um com músicas MP3. Quanto à audição e informações sobre album/artista/pistas, tudo bem, mas nunca vi qualquer possibilidade de efectuar gravação (REC) para o HDD. Será que só fica activa para CD's "normais"?

Faz parte de uma política contra a piratariaWink

Sempre a 'postar' para partilhar...
e a ler para aprender!

Pedro B Luís
Top 150 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Filipe Ramos:
Também nalguns momentos, cheguei a passar ao modo Power, nomeadamente nalgumas subidas.

Passar a modo POWER numa subida não faz o carro andar mais. A única coisa que faz é que em modo POWER o acelerador fica mais sensível, enquanto em modo ECO o acelerador fica menos sensível, isto até aos 75% do curso do acelerador. A partir daí é igual em qualquer modo.

Podes ver aqui o gráfico que ilustra o que tentei dizer http://prius-pt.com/cafe/media/p/10988.aspx

hoje aprendes, amanhã ensinas, e o ciclo repete-se até ao infinito...

Prius 3G (ZVW30H8)             Spritmonitor.de  Renault Megane 1.5 dci

https://www.youtube.com/watch?v=bl0Wq4tVXI4

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support

Bom, estou de volta à selva (urbana). Vejamos como serão agora os consumos.

Estou um pouco baralhado. Através do spritmonitor o consumo está em 5,5 l/100, o que estará correcto dado ter abastecido 37 litros após ter percorrido 671 Km, relativamente ao primeiro abastecimento. No entanto, o Prius indicava um consumo de 5,1 l/100 nesses mesmos 671 Km (Trip A) e o mesmo valor para o total de 684 Km (Trip B). Agora já vai nos ~800 Km e a média (no Prius) continua nos 5,1 l/100 .

Filipe Ramos:
Como o meu telefone é um Smart Phone, a ligação Bluetooth faz-se ora para a ligação telefónica, ora para a ligação audio. Creio que será essa duplicidade, com o mesmo dispositivo, que me faz por vezes ficar sem ligação Bluetooth alguma. Vou tentar dar nomes diferentes a cada um dos emparelhamentos, para que o Prius "veja" dois dispositivos diferentes. Voltarei ao assunto quando tiver melhor resultados.

Sobre este assunto, duas dicas: Primeira - quando se apaga um telefone (para o desemparelhar) perde-se toda a lista de contactos, marcações rápidas e comandos voz que lhe estavam associados - a não repetir; Segunda - não é possivel ter dois nomes diferentes para as ligações Bluetooth de Telefone e de Audio. O nome é único do dispositivo Bluetooth do Prius, pode é mudar-se o nome de origem "CAR MULTIMEDIA". O que é possivel é ter dois códigos de emparelhamento diferentes, um para Telefone e outro para Audio - foi o que fiz.

Um abraço

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1100 km
tcap-support

Filipe Ramos:
Estou um pouco baralhado. Através do spritmonitor o consumo está em 5,5 l/100, o que estará correcto dado ter abastecido 37 litros após ter percorrido 671 Km, relativamente ao primeiro abastecimento. No entanto, o Prius indicava um consumo de 5,1 l/100 nesses mesmos 671 Km (Trip A) e o mesmo valor para o total de 684 Km (Trip B). Agora já vai nos ~800 Km e a média (no Prius) continua nos 5,1 l/100 .

Não te preocupes com isso... se da primeira vez encheste mais um pouco do que na segunda, isso justifica logo a diferença. Deixa o sprit ter mais 2 ou 3 abastecimentos que ficará mais fiel.

Sempre a 'postar' para partilhar...
e a ler para aprender!

Pedro B Luís
Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support

Aqui deixo mais uma experiência.

Na passada sexta-feira quando regressava ao fim da tarde a casa, dei comigo num tremendo engarrafamento ainda dentro da cidade. A certa altura olhei para o estado da bateria (de tracção) e vi-a com apenas dois traços. Fiquei em "panico", pois desde que recebi o meu Prius sempre que verificava o estado da bateria, esta encontrava-se "cheia", ou seja, aparentando falta de apenas um, ou dois traços. Como desta vez estava em "baixo" pensei que não iria ter uma utilização óptima do motor eléctrico. Puro engano, continuei no pára/arranca por mais uns largos minutos ainda dentro da cidade, fiz a subida de Monsanto, depois a descida até Miraflores e para meu completo espanto a bateria estava com a carga normal (diria, nos 80% ou 90%) quando cheguei ao Estádio Nacional. Parece que aquela discussão acerca dos super condensadores, relativamente à carga rápida, se aplica a esta bateria instalada no Prius 3G.

Deixo aqui uma foto do histograma de consumos, onde poderão ver os primeiros 15 minutos relativos ao pára/arranca e subida de Monsanto, a descida até Miraflores e a chegada a Oeiras:

Desculpem a qualidade da foto, mas foi tirada com o telemóvel e apenas com a luz do painel.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Filipe Ramos:
sempre que verificava o estado da bateria, esta encontrava-se "cheia", ou seja, aparentando falta de apenas um, ou dois traços.

A bateria com todos os traços acesos representa no limite 80% da sua capacidade de carga (SOC = State Of Charge).

Sem traços nenhuns representa no limite 35% de SOC.

Em condições muito muito excepcionais pode ir entre os 20% e os 35%, mas por meros instantes.

Filipe Ramos:
Puro engano, continuei no pára/arranca por mais uns largos minutos ainda dentro da cidade, fiz a subida de Monsanto, depois a descida até Miraflores e para meu completo espanto a bateria estava com a carga normal (diria, nos 80% ou 90%) quando cheguei ao Estádio Nacional.

Quando acabaste de descer a Duarte Pacheco já a tua bateria estava na carga normal de certeza.

A carga normal não é 80% ou 90%, a carga normal são 60%.

O Prius faz tudo por tudo por manter a bateria nos 60%, da forma mais eficiente possível.

A razão do nível de SOC 60% ser mágico é simples: é carga suficiente para te ajudar se precisares, e ainda tens espaço para regenerar.

Filipe Ramos:
Desculpem a qualidade da foto, mas foi tirada com o telemóvel e apenas com a luz do painel.

Está muito boa, é muito difícil tirar uma boa foto a esse display.

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support

À "enésima" tentativa, lá encontrei um tempinho para, com a devida dignidade, dedicar ao meu próprio DB. Aqui ficam algumas experiências / dúvidas / questões:

Consumos

Sempre vou melhorando, mas existe uma certa "frustação" Crying por estar tão longe de alguns resultados já aqui alcançados (ex: António Valente)

Aqui fica o consumo (dado pelo Prius) desde o meu primeiro Km

Aqui o das últimas viagens

Agora os melhores resultados

Num total de 1653 Km    (4 Km são da "responsabilidade" da Toyota)
)

Ou seja, melhor resultado obtido durante 166 Km foi de 4,7 l/100

Modo de condução

Comecei por andar sempre em Modo Eco. Mas a determinada altura passei para Modo Normal. A sensação que tive foi a de o carro ter ficado "mais leve" Big Smile. Sobre consumos, não notei diferenças. No entanto, mesmo no Modo Normal, tento guiar-me pelo Indicador do Sistema Híbrido, que vai sempre projectado pelo HUD.

Subidas

É a diferença que mais estranho (e não entranho Crying)  face à anterior condução com um diesel. Se tento manter-me dentro da zona Eco, o carro "morre". Se tento aproximar-me da condução a que estava habituado, o carro fica numa aceleração ensurdecedora, o indicador de consumo instantâneo bate no fim da escala e ainda assim a recuperação é "pobre". Como faço todos os dias a subida de Monsanto, esta tornou-se um suplício face ao dilema consumo vs performance.

Já agora, estou curioso em saber como é que o João Prates faz a subida dos Cabos d'Ávila, especialmente quando consegue aquelas óptimas médias? E a que velocidade chega ao final da subida?

Bluetooth

Volto a esta questão que já aqui tinha abordado. Continuei a ter problemas de detecção automática do meu telefone, enquanto mantive o mesmo com os dois registos, de telefone e de leitor audio portátil. Como havia referido, mudei os emparelhamentos para PIN's iguais e diferenciados, mas o problema mantinha-se. Era ultrapassado só quando efectuava uma ligação ou registos manuais. Como, relativamente ao leitor audio portátil, se tratava apenas de experimentar e não tenho interesse em manter essa funcionalidade, removi esse emparelhamento ficando apenas com o relativo ao telefone. Funciona na perfeição Yes - assim que ligo a máquina o telefone é imediatamente detectado. No meu caso, estou a referir-me a um 'HTC Magic' e como não tenho outro leitor portátil com bluetooth, não sei qual será o comportamento com um segundo dispositivo audio, ou até mesmo com outro equipamento com telefone e leitor incorporados.

Regulação do volume TA

Já quemei uns quantos neurónios Angry, após insistentes leituras ao manual, mas não consigo ver como baixar o volume das informações de trânsito (TA / TP). Normalmente tenho o volume do rádio no nível 7, mas quando surge a informação de trânsito (TP) este salta para o níve 18, tendo então de o baixar manualmente sempre que esta situação ocorre. Será que alguém sabe como configurar esta situação?

Um abraço ... Smile

Page 2 of 24 (233 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com