SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de bordo - Luís Neves

rated by 0 users
This post has 531 Replies | 32 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves Posted: 18 Oct 2009 18:43

Depois de protelar a troca de carro alguns meses para poder equacionar o 3G, a que se seguiu alguma indecisão após conhecer em detalhe as características, finalmente a decisão está tomada. Vai sair um Premium com os packs pele e multimedia, branco pérola com os interiores aqua. Já falei em indecisão? As cores também foram difíceis de escolhar...Hmm

Como bónus pelo resultado final, calhou estar uma unidade disponível no concessionário da minha localidade, basta agora definir e montar uns extras e dentro de dias deve estar a rolar. Não vou ter a angústia da espera...Stick out tongue

Começando pela fase inicial, por ter apreciado a condução de um Prius 2G interessei-me pelo carro no final do ano passado, aprendi algo sobre ele e percebi que estava a caminho um novo modelo. Resolvi aguardar e ir bebendo o máximo de informação na net - assim vim parar a este fórum. Não tenho dúvidas que sem a motivação que aqui se transmite o mais certo teria sido trocar de carro por outro não híbrido durante a longa espera pela chegada a Portugal do 3G. Parabéns Prates, mais uma vez.

Depois veio a fase de indecisão. Comecei a perceber que o 3G tem a fantástica tecnologia híbrida, mas a Toyota continua a não cuidar de alguns detalhes de equipamento correntes em carros dos segmentos C e obrigatórios no segmento D. Talvez para quem passe de um carro com pouco equipamento isto não se note, mas para quem como eu está mal habituado, há coisas que custam um bocado. Uma pequena lista de apetrechos do meu Laguna (lançado há 8 anos) que o 3G não dispõe:  o carro tranca-se automaticameete quando o condutor se afasta com a chave (cartão) no bolso; as portas trancam-se automaticamente quando o carro inicia a marcha; limitador de velocidade; retrovisores rebatíveis electricamente; sensores de pressão dos pneus; porta-luvas refrigerado; cortinas embutidas nas portas traseiras; bolsas nas portas traseiras...Sad

Sobre isto, o que tenho a dizer é que os gadgets que que faltam não têm um custo assim tão grande numa produção e série, em geral não acrescem peso significativo ao carro e não percebo porque a Toyota não os introduz. Enquanto assim for, o 3G vai continuar a ser um carro de nicho de mercado, para pessoas que colocam a tecnologia e a ecologia bem acima de outros valores, e não tinha de ser assim. Com esses acréscimos podia ser um carro que as pessoas compravam em comparação directa com outros, sem atender sequer a tratar-se de um híbrido. Nessa altura teremos um produto efectivamente para grandes volumes de vendas. Embora pensando bem, se calhar isso tira-lhe algum charme...Big Smile

Um outro factor que contribuiu para alguma indecisão é o tipo de uso que faço ao carro, que possivelmente não permite extrair todo o potencial do Prius.  Moro a 7 km do local de trabalho, fazendo em geral o trajecto de ida e volta duas vezes por dia. A estrada é na maior parte do percurso de declive acentuado, sem paragens, a não ser episodicamente num semáfora de velocidade a descer. O segundo tipo de percurso típico é em autoestrada, com distâncias longas de algumas centenas de km, que não deixam andar a velocidades reduzidas, puxando tipicamente para os 120 a 130. Nem um nem outro cenário são os ideiais para o Prius, o primeiro por o motor mal ter tempo de aquecer e o segundo pela natureza do percurso.

Tudo considerado, confesso que ponderei seriamente continuar com um fumarolas (Delta ou Laguna) com FAP e manter todos aqueles luxos a que estou habituado. Mas a minha vertente eco-tecnológica veio ao cima e lá me resolvi pelo 3G. Sempre gostei de pensar ao volante (antes da era dos computadores de bordo eu já os substituía), neste momento com CB`s e GPS resta pouco que fazer; daí o aliciante desafio de permanentemente tirar o melhor partido da tecnologia híbrida.Como alguém aqui já disse, para uma pessoa que aprecie a simplicidade, o Prius é uma máquina também simples de conduzir e permite obter bons consumos, mas para alguém que goste de complexidade, o aproveitamento integral da tecnologia híbrida é quase um jogo exigindo raciocínio constante, e permite obter consumos excepcionais.

Finalmente, decisão tomada, veio a indecisão da cor. A primeira inclinação foi para o prata, uma cor de fácil manutenção (não se suja e os riscos mal se vêem). Mas mudar de um carro prata para outro até nem parece mudança...por isso, gostando igualmente do branco pérola, lá me decidi. Também contaram as várias opiniões que recolhi no sentido de não se sujar tão rapidamente como isso.  Também no interior estive algo indeciso entre o cinza escuro e o aqua, mas a cor aqua dá uma vida espectacular ao interior - mais uma vez a opção foi pela hipótese de manutenção mais problemática, mas espero não ter grandes problemas, até por já não ter crianças a viajar comigo.

E assim chegou a saga (quase) ao fim. Aguardo notícias sobre o preço de alguns acessórios que gostaria de colocar: alarme, frisos laterais de protecção e home link. Já estive a ver o TPMS da Orange que o Prates adquiriu, mas o site não me deixa completar a encomenda - pede um código postal canadiano ou americano...mas isso fica para mais tarde!

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 150 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Viva Luís,

Se equacionarmos que actualmente existe uma enorme pressão comercial dos fabricantes Europeus para venderem carros com motores a Diesel e que em Portugal existe uma enviesada politica fiscal sobre os combustiveis leia-se Imposto Sobre produtos Petroliferos, compreendo perfeitamente todas as tuas incertezas no prcesso de tomada de  decisão para a compra de novo carro.

Pessoalmente penso que foi uma boa escolha e desejo-te muitas felicidades com o Prius 3G.

Luis Neves:
o carro tranca-se automaticameete quando o condutor se afasta com a chave (cartão) no bolso;

Para não ficares desconsolado com a falta de equipamento, devo-te dizer que o meu 2G já faz isso e o teu futuro 3G também é uma funcionalidade do smart-entry Key. Wink

Cumps,

A. Marques

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Boa, tinha percebido que apenas tinha a funcionalidade de abrir quando se coloca a mão na pega da porta!

Algumas das outras questões têm soluções pós-venda, como sejam a aquisição de um sistema TPMS, cortinas aderentes (ou sobreescurecimento dos vidros traseiros)....

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Luis Neves:

Boa, tinha percebido que apenas tinha a funcionalidade de abrir quando se coloca a mão na pega da porta!

E percebeste bem. O Smart entry apenas reconhece a presença da mão para abertura. Para fechar tens que colocar o dedo no local onde existe o sensor para as portas fecharem. As portas não trancam automaticamente quando te afastas do carro.

Top 150 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Vivam,

Carlos Costa:
As portas não trancam automaticamente quando te afastas do carro.

Estás enganado Carlos as portas fecham-se automáticamente passado alguns segundos se deixares o carro aberto.

Penso que o teu é um high-pack, podes experimentar !

Cumps,

A. Marques 

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Arménio Marques:

Estás enganado Carlos as portas fecham-se automáticamente passado alguns segundos se deixares o carro aberto.

Lamento, mas tu é que estás enganado!! Big Smile As portas fecham automaticamente apenas se, acidentalmente, destrancares as portas sem as abrires. Se saires do carro e não deres ordem para trancar as portas (na chave ou no puxador da porta) bem que podes esperar sentado que elas nunca mais trancam.

Top 150 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Carlos,

Já experimentaste ? 

- Leva o chave no bolso destranca e abre a porta do carro.

- Fecha a porta e afasta-te do carro para saires do raio de acção do transponder.

- Espera 30 segundo e logo vês o carro a trancar as portas.

Se o teu carro não  faz isto o meu faz.

Cumps,

A. Marques

Top 150 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
012_Prius_2G

Arménio Marques:
Já experimentas-te ? 

Boa tarde.

A experiência que eu tenho (e o meu também é um "high pack") é que NÃO TRANCA. Com o propósito de "ver" esse efeito nunca me submeti a esse teste, mas, quando o estaciono na garagem e não carrego no botão e de novo chego ao carro ele não está trancado (ou pelo menos não me apercebi de tal). No entanto se esse facto acontece é bom sinal.

Já agora,  é: EXPERIMENTASTE   e não "experimentas-te" - ninguém se "experimenta" a si próprio... - (convém que no nosso fórum, que é lido por muitas pessoas, tentemos aperfeiçoar o nosso vocabulário.  Eu sei que gralhas e erros todos nós cometemos, mas, didacticamente, o digo, não pretendo ensinar nada a ninguém... é apenas um reparo.)

Um abraço

Serafim Faria

Top 150 Contributor
Pendura
012_Prius_2G
Clube 1000 km
tcap-support

Vivam,

Quando chegar a casa ao final da tarde vou experimentar, já me deixaram baralhado !

Cumps,

A. Marques

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1100 km
tcap-support

Arménio Marques:

Vivam,

Quando chegar a casa ao final da tarde vou experimentar, já me deixaram baralhado !

Cumps,

A. Marques

Eventualmente faz por não ter sido ligado Confused de qualquer forma, quando chego à garagem de manhã, está sempre aberto!

Já editei o teu post Arménio... não leves a mal!

Sempre a 'postar' para partilhar...
e a ler para aprender!

Pedro B Luís
Page 1 of 54 (532 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com