SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diario a bordo – Luis Dias

rated by 0 users
This post has 4 Replies | 4 Followers

Top 500 Contributor
Pendura
013_Prius_3G
730_BMW_330e
Luis Dias Posted: 4 Nov 2009 5:25

Não, este não é um diário de bordo. É mesmo um diário a bordo de um prius cinza prata e estofos em pele cinza escuro. O meu contraste favorito…

Bom, hoje foi efectivamente o meu primeiro dia a sério aos comandos da ‘aeronave’. Como informático que sou, obedeço aquela máxima que diz: ‘jamais lerás um manual’. Naturalmente que depois de 4 min à procura de como se fazia reset ao trip A ou B, lá tive que ir ver o dito manual. Problema resolvido e lição Nr 1: Ler o dito, o quanto antes, antes que estrague alguma coisa… e com tanto botão é mesmo fácil desconfigurar algo.

A minha volta diária é muito simples. Saio do Seixal e meto-me no caos até Lisboa, onde chego ao meu destino, algures na zona das laranjeiras.

Hoje foi o primeiro dia com o carro novo. Sai às 7h30 e sem percalços, cheguei às 8h34. Mais 15min, do que o normal. É natural, havia muito sitio para onde olhar que não a estrada.

De casa até á auto-estrada andei em ‘eco mode’, são 4km. Na auto-estrada até ao fim da fila, mudei para ‘normal mode’, 3km. No período em fila voltei ao ‘eco mode’, 15Km e finalmente no eixo norte-sul voltei ao ‘normal mode’ de onde não sai, mais 5Km.

Algures no trajecto, meto o pisca para ir para a via verde e como é normal, 3 ou 4 ‘fuçangas’ aceleraram, não me deixando entrar. Como não sou de arriscar com carros novos, esperei pacientemente a alma caridosa que me iria deixar entrar.

Finalmente, vejo o sinal de luzes típico, do tanto pode ser ‘mete-te aqui’ como o  ‘sai da frente’, onde  mais uma vez não arrisquei, nem foi preciso, porque o apito, confirmou o ‘mete-te aqui’. Olho, então, pelo espelho para agradecer e vejo um casal num Renault megane, onde reparo que o rapaz, aponta para o carro da frente (o meu) e fala efusivamente para a rapariga ao lado, naquilo que parecia ser um: ‘Estas a ver? Isto é que é um carro económico, 3,9 aos 100’

Mas era mentira, o trip A, não baixava dos 4,9 e acabou tristemente a sua viagem nos 4,7. Muito mau…

Logo à tarde há mais.

Cmprts,

Luis.Dias  

Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Dias:
Bom, hoje foi efectivamente o meu primeiro dia a sério aos comandos da ‘aeronave’.

LoL, tás tramado, o "bichinho" já começou a "roer" eheheeh

Luis Dias:
lição Nr 1: Ler o dito, o quanto antes, antes que estrague alguma coisa…

Estragar não estragas, mas também não gozas nada, por isso sim, lê o quanto antes.

Luis Dias:
Sai às 7h30 e sem percalços, cheguei às 8h34. Mais 15min, do que o normal. É natural, havia muito sitio para onde olhar que não a estrada.

Tu não me digas nada... hoje também levei mais de uma hora...

Esta gente não sabe conduzir, caem umas gotas de água e é só chapa batida por todo o lado, vi uns 5 acidentes a caminho do trabalho! Safa!

Luis Dias:
De casa até á auto-estrada andei em ‘eco mode’, são 4km. Na auto-estrada até ao fim da fila, mudei para ‘normal mode’, 3km. No período em fila voltei ao ‘eco mode’, 15Km e finalmente no eixo norte-sul voltei ao ‘normal mode’ de onde não sai, mais 5Km.

É bom que vás experimentando os modos de condução, mas julgo que para já pouca diferença te fará, até te habituares ao carro.

Luis Dias:
Algures no trajecto, meto o pisca para ir para a via verde e como é normal, 3 ou 4 ‘fuçangas’ aceleraram, não me deixando entrar.

Eu já te tinha avisado... os americanos chamam a isso "prius-envy", e vais ver cada vez mais cenas tristes dessas com esse carro.

Luis Dias:
reparo que o rapaz, aponta para o carro da frente (o meu) e fala efusivamente para a rapariga ao lado

Tu ontem possivelmente nem deste por ela de tão maravilhado que estavas com o carro por dentro, mas eu atrás de ti estava-me a roer de inveja porque toda a gente, desde os carros que paravam ao lado de ti aos peões na estrada, toda a gente ficava de boca aberta a olhar para o teu carro.

Vai-te habituando... Cool

Luis Dias:

‘Estas a ver? Isto é que é um carro económico, 3,9 aos 100’

Mas era mentira, o trip A, não baixava dos 4,9 e acabou tristemente a sua viagem nos 4,7. Muito mau…

Duas coisas: em primeiro lugar o teu carro não tem 100 km sequer, dá-lhe tempo, as médias vão descer e muito. Depois tu ainda não dominas o avião, também tens muito espaço para melhorar nessa área.

Em relação ao primeiro aspecto, porque não fazes uma viagem agora para a rodagem? Vai até à terra, vai a qualquer sítio mais longe, faz auto-estrada (dentro dos limites de velocidade) com ele. A rodagem em viagem a ritmo certo faz sempre falta.

Abraço.

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Parabéns Luís e muito boa sorte com o teu novo Prius.

Em princípio também estou inclinado para o cinzento (devo ter uma pancada qualquer porque todos os meus carros são dessa cor) pérola, sendo que a pele cinzenta escura eventualmente só escolherei se for "obrigado", para poder ter o pack segurança Super Angry (e, mesmo neste caso, algo teria de mudar nas pré-configurações do equipamento da TCP para Portugal, porque não quero o pack solar No).

Assim que a fase de deslumbramento amenizar poderás fazer o favor de colocar uma ou outra foto aqui, para vermos a cor "ao vivo"?

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

Atenção que o pessoal do concessionário oferece o trabalho de levar o carro à inspecção, mas pelo que o custo da inspecção tens de o pagar na mesms

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
0000_PREMIUM_Access
tcap-support

Muitos parabéns e boa sorte com a máquina......deixa rolar agora.....não te preocupes com os consumos......

Page 1 of 1 (5 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com