Não, este não é um diário de bordo. É mesmo um diário a bordo de um prius cinza prata e estofos em pele cinza escuro. O meu contraste favorito…
Bom, hoje foi efectivamente o meu primeiro dia a sério aos comandos da ‘aeronave’. Como informático que sou, obedeço aquela máxima que diz: ‘jamais lerás um manual’. Naturalmente que depois de 4 min à procura de como se fazia reset ao trip A ou B, lá tive que ir ver o dito manual. Problema resolvido e lição Nr 1: Ler o dito, o quanto antes, antes que estrague alguma coisa… e com tanto botão é mesmo fácil desconfigurar algo.
A minha volta diária é muito simples. Saio do Seixal e meto-me no caos até Lisboa, onde chego ao meu destino, algures na zona das laranjeiras.
Hoje foi o primeiro dia com o carro novo. Sai às 7h30 e sem percalços, cheguei às 8h34. Mais 15min, do que o normal. É natural, havia muito sitio para onde olhar que não a estrada.
De casa até á auto-estrada andei em ‘eco mode’, são 4km. Na auto-estrada até ao fim da fila, mudei para ‘normal mode’, 3km. No período em fila voltei ao ‘eco mode’, 15Km e finalmente no eixo norte-sul voltei ao ‘normal mode’ de onde não sai, mais 5Km.
Algures no trajecto, meto o pisca para ir para a via verde e como é normal, 3 ou 4 ‘fuçangas’ aceleraram, não me deixando entrar. Como não sou de arriscar com carros novos, esperei pacientemente a alma caridosa que me iria deixar entrar.
Finalmente, vejo o sinal de luzes típico, do tanto pode ser ‘mete-te aqui’ como o ‘sai da frente’, onde mais uma vez não arrisquei, nem foi preciso, porque o apito, confirmou o ‘mete-te aqui’. Olho, então, pelo espelho para agradecer e vejo um casal num Renault megane, onde reparo que o rapaz, aponta para o carro da frente (o meu) e fala efusivamente para a rapariga ao lado, naquilo que parecia ser um: ‘Estas a ver? Isto é que é um carro económico, 3,9 aos 100’
Mas era mentira, o trip A, não baixava dos 4,9 e acabou tristemente a sua viagem nos 4,7. Muito mau…
Logo à tarde há mais.
Cmprts,
Luis.Dias
Luis Dias:Bom, hoje foi efectivamente o meu primeiro dia a sério aos comandos da ‘aeronave’.
LoL, tás tramado, o "bichinho" já começou a "roer" eheheeh
Luis Dias:lição Nr 1: Ler o dito, o quanto antes, antes que estrague alguma coisa…
Estragar não estragas, mas também não gozas nada, por isso sim, lê o quanto antes.
Luis Dias:Sai às 7h30 e sem percalços, cheguei às 8h34. Mais 15min, do que o normal. É natural, havia muito sitio para onde olhar que não a estrada.
Tu não me digas nada... hoje também levei mais de uma hora...
Esta gente não sabe conduzir, caem umas gotas de água e é só chapa batida por todo o lado, vi uns 5 acidentes a caminho do trabalho! Safa!
Luis Dias:De casa até á auto-estrada andei em ‘eco mode’, são 4km. Na auto-estrada até ao fim da fila, mudei para ‘normal mode’, 3km. No período em fila voltei ao ‘eco mode’, 15Km e finalmente no eixo norte-sul voltei ao ‘normal mode’ de onde não sai, mais 5Km.
É bom que vás experimentando os modos de condução, mas julgo que para já pouca diferença te fará, até te habituares ao carro.
Luis Dias:Algures no trajecto, meto o pisca para ir para a via verde e como é normal, 3 ou 4 ‘fuçangas’ aceleraram, não me deixando entrar.
Eu já te tinha avisado... os americanos chamam a isso "prius-envy", e vais ver cada vez mais cenas tristes dessas com esse carro.
Luis Dias:reparo que o rapaz, aponta para o carro da frente (o meu) e fala efusivamente para a rapariga ao lado
Tu ontem possivelmente nem deste por ela de tão maravilhado que estavas com o carro por dentro, mas eu atrás de ti estava-me a roer de inveja porque toda a gente, desde os carros que paravam ao lado de ti aos peões na estrada, toda a gente ficava de boca aberta a olhar para o teu carro.
Vai-te habituando...
Luis Dias: ‘Estas a ver? Isto é que é um carro económico, 3,9 aos 100’ Mas era mentira, o trip A, não baixava dos 4,9 e acabou tristemente a sua viagem nos 4,7. Muito mau…
‘Estas a ver? Isto é que é um carro económico, 3,9 aos 100’
Duas coisas: em primeiro lugar o teu carro não tem 100 km sequer, dá-lhe tempo, as médias vão descer e muito. Depois tu ainda não dominas o avião, também tens muito espaço para melhorar nessa área.
Em relação ao primeiro aspecto, porque não fazes uma viagem agora para a rodagem? Vai até à terra, vai a qualquer sítio mais longe, faz auto-estrada (dentro dos limites de velocidade) com ele. A rodagem em viagem a ritmo certo faz sempre falta.
Abraço.
Toyota Prius 3G PHV Toyota Prius 4G PHV
Cabos de carregamento, EVSE seguros e inteligentes, Wall chargers, instalações chave-na-mão, fotovoltaico auto-consumo
Parabéns Luís e muito boa sorte com o teu novo Prius.
Em princípio também estou inclinado para o cinzento (devo ter uma pancada qualquer porque todos os meus carros são dessa cor) pérola, sendo que a pele cinzenta escura eventualmente só escolherei se for "obrigado", para poder ter o pack segurança (e, mesmo neste caso, algo teria de mudar nas pré-configurações do equipamento da TCP para Portugal, porque não quero o pack solar ).
Assim que a fase de deslumbramento amenizar poderás fazer o favor de colocar uma ou outra foto aqui, para vermos a cor "ao vivo"?
Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ... | Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.) | Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013
aop@prius-pt.com
Atenção que o pessoal do concessionário oferece o trabalho de levar o carro à inspecção, mas pelo que o custo da inspecção tens de o pagar na mesms
Muitos parabéns e boa sorte com a máquina......deixa rolar agora.....não te preocupes com os consumos......