Primeira impressão, depois dos choques iniciais com o pé esquerdo e a mão direita, o Prius é um carro extremamente fácil de conduzir.
Com os vários ecrans disponíveis, que dão informação em tempo real, é "fácil" ir modificando a pressão que se exerce sobre o acelerador ou o travão para obter melhores resultados. Com o acelerador economia de combustível, com o travão a carga da bateria.
O Prius é, comparado com a Zafira, um carro com menos espaço e pior visibilidade e estas são as principais coisas a que me tenho (rapidamente) que habituar.
O principal objectivo com a compra deste carro começa a ser cumprido, menos emissões!
José Pulido - ZVW30-M0; 10W40; 45-44 PSI
Parabéns pela aquisição !que cor e versão adquiriste ?
Prius 3G
É um Prius Sol na cor Prata.
Obrigado.
Sete dias de Prius merecem um novo post.
Foi fácil a habituação à condução com caixa automática, agora tenho que pensar o que faço com o pé esquerdo, talvez monte um pedal de bateria no carro ...
A mão direita, pelo menos por agora, sempre dá para ir vendo os dados do painel.
Nos primeiros dias o som do carro estava muito estranho, parecia um rádio de pilhas, entretanto verifiquei que os valores estavam todos mexidos, depois de levar tudo a zeros já parece qualquer coisa.
Quando fizer uma viagem maior vou levar alguns CD's que conheço bem para ouvir, depois direi se realmente o sistema de aúdio do carro foi bem concebido. Talvez, lá mais para a frente e só por curiosidade, faça um teste ao som que os ocupantes ouvem. Para isso vou usar o sistema que tenho para afinar o meu sistema de aúdio em casa. Também servirá para confrontar a minha percepção do som com a análise laboratorial. Coisas de audiófilos de trazer por casa...
Com algumas pequenas viagens citadinas já vão mais de 400 km. As médias estão nos 4,6/4,7 o que acho bom para principiante, e tendo em conta que tenho andado nas velocidades normais ... estou contente!
Ainda bem! Enquanto não comprar o meu (infelizmente tenho que que esperar por Fevereiro grrr) é sempre bom poder ler as experiências dos afortunados com um Prius
Olha, sabendo que o carro funciona em EV até à velocidade de 50 km/h não te sentes um bocadinho stressado em relação à velocidade a que vais? Ou conduzes completamente despreocupado com isso? Só por curiosidade, claro.
Continua contente!
Isso é quando forças o modo EV através do botão apropriado. Se aprenderes a dosear o acelerador, consegues andar em plano em modo eléctrico até aos 73 km/h.
Toyota Prius 4G PHV
David Costa:Olha, sabendo que o carro funciona em EV até à velocidade de 50 km/h não te sentes um bocadinho stressado em relação à velocidade a que vais?
A energia que o carro consome enquanto andas só com o motor eléctrico, vem das baterias. Neste modelo, para recarregares as baterias tens de usar o motor de combustão interna. Então, mais cedo ou mais tarde o motor vai ter de trabalhar para recarregar as baterias.
No futuro PHV, para recarregares as baterias podes ligar à tomada. Aí sim, podes ter interesse em não deixar o motor trabalhar, porque a energia da tomada fica mais barata que a energia produzida com gasolina.
Prius 3G (ZVW30H8) Renault Megane 1.5 dci
https://www.youtube.com/watch?v=bl0Wq4tVXI4
David Costa: Olha, sabendo que o carro funciona em EV até à velocidade de 50 km/h não te sentes um bocadinho stressado em relação à velocidade a que vais? Ou conduzes completamente despreocupado com isso? Só por curiosidade, claro.
O meu tipo de condução é o normal, não mudou por andar de Prius. Se pensas que ando a empatar o trânsito estás enganado, não é necessário nem é aconselhável.
Há muitos anos que sigo mais ou menos as regras que podes encontrar neste sítio Eco condução. Estas regras são válidas para qualquer tipo de veículo.
Quase sem me dar conta já passaram mais de dois meses que tenho o Prius. O carro já tem 4300 km sendo que quase 3/4 foram feitos em cidade nos muitos e pequenos, e irritantes, percursos que faço regularmente. O resto é de uma viagem maior, cerca de 1100 km, com 5 adultos a bordo e mala cheia até ao vidro. Nesta viagem, a velocidades normais, o carro fez uns respeitáveis 5,3 l/100 km.
Mas a razão principal para este post foi a corrida de hoje. Ora vejam a fotografia, não é lindo?
Três troços (cidade um pouco de A5 e IC19), os tempos de paragem não deixaram o carro arrefecer e deu nisto. Assim até dá gosto andar.
Mensagem especialO Zingarelho manda uma manivelada a todos.
Sem dúvida!
Tira lá uma para a galeria dos records, que aquilo anda um bocado morto. Mas não pode ser o dos 100 km, que é meu com 3,4 l/100 km...
Aponta para o dos 200 km!