SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de Bordo - José Pulido

rated by 0 users
This post has 118 Replies | 14 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

José Pulido:
Em nenhum dos países observados, EUA, Inglaterra, Espanha, Portugal e Canadá é usado o 0W20 nas revisões oficiais das oficinas autorizadas pela Toyota.

Absolutamente falso!

Tivesses escrito que em todos esses países podias encontrar oficinas que não têm ou não usam o 0W20 e estaríamos de acordo.

Dizer que o 0W20 não é utilizado em nenhum dos países que referes é absolutamente e totalmente falso!

José Pulido:
Nestes países, o dito cujo e já agora tão célebre 0W20, nem sequer está disponível nestas oficinas como opção e em Portugal nem sequer existe a referência do manual.

Quanto a Portugal eu acredito em tudo, não sei se existe ou não, mas acredito em qualquer uma das hipóteses. Isso não dá razão a nenhum dos argumentos, não defende nenhuma das teses. É irrelevante.

José Pulido:
Observando a mensagem acima mencionada.

Acho que estás a passar do 8 para o 80. O que o Gerald Killmann me disse ao telefone foi que podia ficar descansado que o 10W40 não ia danificar o motor do 3G, contráriamente ao que nós pensávamos. Foi isso que me surpreendeu. Também disse que não percebia o stress do manual a dizer que se usasse 5W30 só o podia fazer por 1 revisão, mas nada disso altera o facto do carro pedir 0W20!

Ele disse que realmente o melhor era o 0W20, seria o que garantia melhores consumos com lubrificação adequada. Vamos lá a ver uma coisa: O Prius é um somatório de pequenos pormenores que todos juntos fazem uma grande diferença no consumo. Desde a aerodinâmica recordista mundial, ao ar condicionado único no mundo em termos de eficiência, passando pela escolha criteriosa dos pneus de fábrica para minimizar o consumo (Telmo deixa lá as jantes de 17" por agora), bombas circuladoras eléctricas, etc, etc... e no meio disso óleo 0W20, pois claro.

Agora se cada um dos 20 ou 30 componentes ajudar com 1 ou 2 décimas no consumo... olha a ajuda que dão no todo... é a filosofia do carro.

Há quem ponha palas "chuvento" que lixam completamente a aerodinâmica do carro, e há quem use pneus maiores do que o tamanho de fábrica por gostar de conduzir mais atrevidamente como é o meu caso, mas nunca na vida eu dizia que isso seria erro do manual ou da Toyota.

Tu és livre, tal como eu fui de mudar os pneus, de gastar 10W40 precisamente porque sabes que não te estraga o carro.

Agora dizer que esse é o óleo recomendado pela marca é uma tremenda falsidade que importa desmentir.

Abraço

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Grande balda!

A última mensagem no meu diário já tem mais de dois anos. Nem quero crer... estou velho.

Ainda por cima numa discussão com este tipo de maus fígados chamado João Prates.

Ok. João, aceito um empate para seguirmos em frente.

Spritmonitor.deSpritmonitor.de José Pulido - ZVW30-M0; 10W40; 45-44 PSI

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

O Prius foi fazer a revisão dos 60.000 km embora conte com 77.000 km andados.

A factura foi de 333,23€ porque além de tudo o que é normal na revisão dos 60.000 km teve de levar um jogo  de calços de travões à frente.

A única explicação que encontro para este desgaste tão rápido é o facto de morar numa zona com grandes descidas.

Também levou uma bomba de servo freio nova, substituída gratuitamente, conforme previsto pela assistência.

Os pneus estão ainda em muito bom estado, especialmente os traseiros, prevendo que ainda rodarão pelo menos até aos 90.000 os da frente. Quanto aos de trás provavelmente duram até aos cinco anos altura em que devem ser forçosamente substituídos.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Pulido, bom regresso! Daqui de férias te saúdo! Deixo-te duas questões: Viste as pastilhas como saíram? Em relação aos pneus...já está em vigor o limite de idade de fabrico? Abraço!

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Telmo Salgado:
Daqui de férias te saúdo!

Então continuação de boas férias!

Telmo Salgado:
Viste as pastilhas como saíram?

Não percebo nada disso de pastilhas, seria inútil vê-las.

O que me foi dito é que já estavam muito gastas e que brevemente começaria a danificar os discos. A partir dessa informação, que dou como boa, mandei trocar. Custo total da operação, com IVA, 122,00 €.

Telmo Salgado:
Em relação aos pneus...já está em vigor o limite de idade de fabrico?

Penso que não. Mas aos 90.000 vou colocar os traseiros na frente e dois novos a trás. Se eles fizerem mais 30,000 km à frente é muito bom. 120.000 km com 5 anos. O melhor é não arriscar mais e colocar novos.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Obrigado pelo voto, as férias estão a correr muito bem....e fazer alguns km seguidos com o Branca de Neve carregado com a família dá um gozo particular (4,2 no cb no parcial ja com 900km)... Em relação às pastilhas, acho algo prematura a troca, somente. Algum excesso de zelo, para não deixar o cliente ficar mal?...bem, pelo menos rolas descansado... [Nota: Lá em casa temos muitas viagens de montanha e cidade implacável e farão 100mil mínimo...]

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Realmente é estranho, ainda por cima estando o José a bater o record de duração dos pneus, o que só atesta a suavidade da condução...

Quando mudei os pneus traseiros do meu, aos 75.000 km, as pastilhas estavam todas ainda em óptimo estado.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Pois não sei que vos diga em relação aos calços dos travões. A única explicação, que já tinha mencionado, é mesmo o facto de ter na minha zona de morada estas ruas de grande inclinação. O piso é de pedra, por vezes já muito gasta, o que por precaução talvez leve a apertar o travão um pouco mais.

Entretanto recebi da minha companhia de seguros uma mensagem no telemóvel que a minha viatura deve ir no próximo mês de Setembro fazer a Inspecção Periódica Obrigatória (IPO).

Alguém daqui já fez esta primeira inspecção a um 3G? Ou Setembro é mesmo o mês dos primeiros a serem comercializados?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Procura um pouco nos tópicos, e verás que já foi feita a primeira ITV a um 3G, há uma semana atrás, pelo Sérgio Felicíssimo... Abraço Telmo

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Ai diário de bordo, que tanta coisa haveria para atualizar... Wink