SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de Bordo - José Pulido

rated by 0 users
This post has 118 Replies | 14 Followers

Top 150 Contributor
Pendura
021_Auris_HSD_1G

Parabéns meus caros!!!!!

Ainda não consegui baixar dos 3,9 aos 100.

4,3 no total do depósito, tenho de continuar a treinar (já lá vão quase 13000 kms)!!!!

Abraços

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Este Diário de Bordo está muito abandonado. Até demorei algum tempo a encontrá-lo, tão fundo estava na lista.

Fui fazer a Reprogramação do Computador do ABS. Demorou 54 minutos. Não assisti à operação.

O carro ficou com um comportamento quase perfeito, agora só se nota aquela sensação de falta de travões em situações muito extremas.

No fim do depósito anterior, teria quanto muito uns 2 litros, aconteceu-me algo estranho. Na descida de Monsanto, a andar quase parado para a Ponte 25 de Abril, fiquei com a bateria descarregada. Ligou o MCI para carregar, o que está certo. Só que, e a andar a passo de caracol, a bateria nunca mais carregava (os traços não aumentavam), demorou 9 minutos com o MCI sempre a trabalhar. (Os 9 minutos e o respectivo consumo foram observados no gráfico de consumo por minuto). Estava a ver que gastava os míseros dois litros que ainda restavam e não carregava a bateria. Só depois do carro começar a andar a mais velocidade é que começou a carregar a bateria.

A última vez que abasteci foi na Repsol, já o tinha feito mais vezes, e o carro ficou com um comportamento estranho, que entretanto com o passar do tempo se tem dissipado.

Quando arrancava a frio ligava o MCI, o que é normal até aquecer, mas passado algum tempo, talvez 5 minutos, voltava a ligá-lo sem que houvesse necessidade aparente disso. Não precisava de carregar a bateria, já não estaria frio e a velocidade não o exigiria (algumas vezes até parado).

Spritmonitor.deSpritmonitor.de José Pulido - ZVW30-M0; 10W40; 45-44 PSI

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

José Pulido:
No fim do depósito anterior, teria quanto muito uns 2 litros, aconteceu-me algo estranho.

Não é nada estranho...

José Pulido:
Ligou o MCI para carregar, o que está certo. Só que, e a andar a passo de caracol, a bateria nunca mais carregava (os traços não aumentavam)

E se reparasses no Energy Monitor, irias ver que muito raramente (se é que acontecia) havia setas do MCI para o MG para a bateria.

Quando estás a rolar em crawling, é o MG2 que puxa o carro, lutando contra os travões mecânicos.

Ora esta movimentação custa energia, energia essa que normalmente vem da bateria.

No caso em apreço, a bateria estava nas lonas, e o Prius já tinha posto o MCI em marcha para a recarregar.

Mas se tu estás a querer energia para mover o carro, faz muito mais sentido redireccionar a energia gerada pelo MCI através do MG1 para o MG2 do que para a bateria, até porque a bateria não pode estar a receber e a fornecer energia ao mesmo tempo.

Por isso a energia gerada pelo MG1 que estaria a ir parar à bateria se estivesses parado, estava em vez disso a alimentar o efeito de crawling do MG2, e por isso mesmo não carregava a bateria ao mesmo ritmo.

Em cima disso, se fores buscar o teu zengarelho, vais ver que o MG1 gera energia na razão da diferença de rotação entre o MCI e o MG2. Se o MG2 estiver a rolar (carro em movimento) o MG1 gera menos energia para a mesma rotação do MCI.

Como vês... EASY... Wink

José Pulido:
Quando arrancava a frio ligava o MCI, o que é normal até aquecer, mas passado algum tempo, talvez 5 minutos, voltava a ligá-lo sem que houvesse necessidade aparente disso. Não precisava de carregar a bateria, já não estaria frio e a velocidade não o exigiria (algumas vezes até parado).

Alguma coisa havia de ser. Da gasolina aqui não acredito...

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

A tua explicação poderá estar certa mas para mim subsistem dúvidas.

Os nove minutos foram durante a descida de Monsanto para a Avenida da Ponte, sempre a descer, eu não acelerei, só travei.

Normalmente a bateria carrega em dois minutos quando o carro está parado.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

José Pulido:
A tua explicação poderá estar certa mas para mim subsistem dúvidas.

Ainda bem, é sinal que tens sentido crítico, e fazes bem, porque como qualquer mortal eu também me engano!

José Pulido:
Os nove minutos foram durante a descida de Monsanto para a Avenida da Ponte, sempre a descer, eu não acelerei, só travei.

Foi o último sítio onde eu mesmo passei por isso no meu 2G, vinha da minha empresa de Contabilidade na Amadora de volta para a Ecowatt.

É natural, porque no Prius mesmo que estejas a descer, o MG2 entra sempre em crawl ao aliviares o travão.

Tanto a força do MG2 como a força dos travões são infinitamente superiores à acção da força da gravidade.

Por isso é indiferente se estás a descer ou a subir, ao aliviares o travão do Prius um pouco para ele descair estás SEMPRE a gastar bateria.

Ou melhor dizendo, no caso da bateria estar gasta, estás a gastar energia do MG1.

O que eu faço nesses cenários para evitar esgotar a bateria a descer, o que é extremamente estúpido, é meter o carro em N.

Penso que não é a primeira vez que falamos neste cenário parvo do sistema HSD aqui no fórum, mas agora não sei onde...

Enquanto tiveres bateria mete o carro em N. Vais ver que é muito mais fácil de travar para deixar descair (não tens o MG2 a fazer força para a frente) e o lado mais positivo é precisamente que não gastas muita bateria, vai-se gastando pelos acessórios, mas nem de perto nem de longe gasta com a intensidade do crawl travado.

Experimenta. E já agora, da próxima vez observa o gráfico Energy Monitor, ele nesse caso não mente, vais ver o MCI a trabalhar e na maior parte das vezes não vai energia para a bateria, está a ser redireccionada para o MG2 fazer o crawl.

José Pulido:
Normalmente a bateria carrega em dois minutos quando o carro está parado.

Yup.

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Então seria interessante saber quanta gasolina foi gasta nestes 9 minutos de descida a passo de caracol.

A avaliar pela informação do CB foram 9 minutos a pelo menos 10 litros por ?, será quilómetros, de média. Quanto é que isto dará em gasolina real?

Não me digam que o Prius gasta mais a descer do que subir quando não tem bateria? Confused

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Este caso é realmente interessante!!

No manual referem (vezes sem conta) que a posição N é potencialmente descarregadora da bateria...estará encontrada a razão da sua existência?

edit: última frase apagada por não ter lido convenientemente o post do João...

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Estou a ver que não me expliquei devidamente bem... deixem-me tentar novamente:

Sempre que alivias suficientemente a pressão do travão estando parado, o carro tenta iniciar a marcha em modo crawl, i.e. sem acelerador.

Esta força que o MG2 faz para colocar o carro em movimento tem obviamente de ser alimentada, e normalmente a energia vem da bateria.

Tenho uma vaga ideia que alguém tinha medido a energia necessária no 2G como sendo 600 W, o que não é nada pouco.

O problema com a posição N é que te impede de carregar a bateria, i.e. o MCI não arranca se estiver parado em N, mesmo que a bateria esteja desesperada por ser recarregada. Isto é potencialmente muito perigoso porque pode danificar a bateria de tracção, e por isso mesmo existem carradas de avisos por todo o lado no manual a avisar para nunca se permanecer em N por muito tempo.

Acontece que quando estás a descer tu não precisas de crawl para nada, antes pelo contrário, é um contrassenso estar a descer e estar a gastar bateria. Por isso mesmo eu coloco o meu Prius em N nestas situações, mas fico sempre de olho na bateria, e meto D ou P imediatamente se chego às últimas 2 barras roxas.

Se eu não fizer isto vou esgotar a bateria muito mais depressa, enquanto que se estiver em N a bateria também se gasta, mas fá-lo a um ritmo muito inferior porque não está a alimentar o MG2 que luta contra os travões do carro para o fazer andar.

Não há sobreaquecimento nenhum, nem material nenhum se estraga, ou obviamente o Prius não o faria, mas simplesmente gasta energia desnecessária quando estamos a descer, por isso é uma daquelas situações onde o detalhe do terreno e o conhecimento do mesmo pelo condutor pode ajudar o Prius a fazer melhor figura, porque ele não sabe se está a descer ou a subir ou em plano.

Fui mais claro agora?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

José Pulido:
A avaliar pela informação do CB foram 9 minutos a pelo menos 10 litros por ?, será quilómetros, de média. Quanto é que isto dará em gasolina real?

Isso é aritmética simples, sabendo a distância percorrida, e sabendo o consumo, sabes quantos ml gastaste.

José Pulido:
Não me digam que o Prius gasta mais a descer do que subir quando não tem bateria? Confused

Claro que não, assumindo que estaria a subir sem bateria também, gastaria obviamente infinitamente mais.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1100 km
tcap-support

Telmo Salgado:

Este caso é realmente interessante!!

No manual referem (vezes sem conta) que a posição N é potencialmente descarregadora da bateria...estará encontrada a razão da sua existência?

edit: última frase apagada por não ter lido convenientemente o post do João...

Pois. Com a bateria nas lonas não é aconselhável andar em 'N' pois a bateria de tracção também repõe a de 12V e alimentar a electrónica (e eléctrica) toda do carro.

Mas fazer o percurso que o José referiu com a bateria p.ex a meio e em 'N' pode fazer poupar muitos Wh na bateria.

Sempre a 'postar' para partilhar...
e a ler para aprender!

Pedro B Luís
Page 2 of 12 (119 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com