SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de Bordo - 3G - Joaquim Domingos

rated by 0 users
This post has 112 Replies | 12 Followers

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support
Joaquim Domingos Posted: 24 Jan 2010 5:23

A primeira semana do meu 3G tem muitas coisas boas e poucas más. As coisas boas são todas da responsabilidade da máquina, as más (ou menos boas) são inteiramente da minha responsabilidade pessoal.

Vamos às boas: para quem já tinha tido antes um 2G não deveria haver tanto deslumbre...mas houve. O 3G é mais “carro”. Isso sente-se logo nos primeiros momentos. É um conjunto de impressões de conforto, motor, espaço, ruídos (ou a sua falta), que nos dão essa sensação de que estamos num nível acima. E assim foi durante a primeira semana a experimentar novas características, a fazer experiencias, a ensaiar variáveis, etc. O tempo foi pouco por motivo de outros afazeres (familiar doente, muito trabalho, e outros impedimentos). Afinal cheguei ao fim da semana 1 com pouco mais de 200kms feitos e uma média de 14,7 km/h! Nunca saí de Lisboa.

Quanto às coisas menos boas...houve de tudo um pouco. No primeiro dia em que tive de andar de carro à noite fui multado porque ia de luzes apagadas. Eu bem expliquei ao agente da PSP que o carro era novo (fácil de provar), tinha andado com ele menos de 100 km, que o sistema de acender as luzes era automático, bla bla bla. Nada feito, multa de 30 € por infracção grave. Aprendi, é automático sim, mas se o manípulo estiver regulado para tal. Agora já está, mas até o acho sensível de mais. Haverá como o regular? Está sempre a acender os médios, mesmo de dia (nestes dias cinzentos), basta ir numa fila de trânsito compacto logo atrás de um pesado ou autocarro. Vou ter de ver como conseguir a regulação deste automatismo.

Percalço seguinte: uma condutora pouco atenta, ao recuar para estacionar não olhou pelo retrovisor e “pimba” riscou-me o carro à frente, mais concretamente nos protectores que me instalaram no pára-choques da frente. Eu bem apitei (buzina fraquita...) fiz sinais de luzes e ela nunca travou até bater. Azares...podia ter sido pior se não fosse o tal protector.

De resto, na secção dos factos “menos” bons só falta referir algumas dificuldades com os comandos Áudio (decididamente o manual não é fácil de consultar) agora já ultrapassadas, e outras hesitações naturais (acho eu) de um ou outro procedimento que o tempo irá resolver.

Parto para a minha 2ª semana com mais satisfação, por não ter que me preocupar com os detalhes de funcionamento que já conheço.

Joaquim   

Top 200 Contributor
Pendura
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

Cada vez que vejo um novo Diário de Bordo 3G fico mais fascinado com o novo Prius.

Eu ainda estou 100% satisfeito com o 2G, para mudar ainda faltam um par de anos. Mas é uma satisfação sempre que ando com ele.

Boas viagens Joaquim!! e vai partilhando a tua experiência.

Top 150 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Joaquim Domingos:
Haverá como o regular? Está sempre a acender os médios, mesmo de dia (nestes dias cinzentos), basta ir numa fila de trânsito compacto logo atrás de um pesado ou autocarro. Vou ter de ver como conseguir a regulação deste automatismo.

Haver, há, mas tem de ser na oficina, ligando ao computador (pág 556 do manual)

Joaquim Domingos:
Eu bem apitei (buzina fraquita...) fiz sinais de luzes e ela nunca travou até bater.

O defeito não foi da buzina, mas sim da senhora. Devia de a fazer pagar o estrago, para ela aprender...

hoje aprendes, amanhã ensinas, e o ciclo repete-se até ao infinito...

Prius 3G (ZVW30H8)             Spritmonitor.de  Renault Megane 1.5 dci

https://www.youtube.com/watch?v=bl0Wq4tVXI4

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Boa tarde Joaquim,

Espero que seja de facto muito melhor do que a anterior, esta semana a bordo do teu novo maquinão.

Falaste em 14,7 km/h nos primeiros 100 km só em Lisboa, não consigo é imaginar a média do consumo. Melhores dias virão em todos os aspectos, familiar e legal Joaquim.

Muita força aí...

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Guilherme,

Obrigado pela mensagem!

Os 14,7 km/h numa semana deram com média de consumo 5,9 l/100. Ainda assim não foi mau, mas longe do meu objectivo.

Joaquim

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Joaquim Domingos:

média de consumo 5,9 l/100.

Joaquim

Sinceramente pensei que tivesse sido bem pior!

É de facto uma ganda máquina...nos primeiros 100km de "vida" só fazer 5,9 l/100 em cidade e com o condutor preocupado com tudo menos com os consumos...muito bom, no meu entender claro. Tou a sentir que não tarda nada, vou ter de me "preocupar" com as minhas "mérdias", estás a declarar-te aqui um potencial e sério competidor das médias baixas. Ainda por cima tens a vantagem em relação a mim de trazeres contigo toda a experiência do 2G! Tenho de me cuidar, tenho tenho...

Top 50 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
tcap-support

Olá Guilherme

Não se justifica o teu receio de eu poder vir a ser um "rival" nesta coisa dos records de consumo. O melhor que consegui com o 2G foram uns  miseráveis 4,9l/100 e para isso andei mais de 800km sempre a controlar o consumo...que canseira...

Esta segunda semana vai pelo mesmo caminho, cidade, cidade,cidade, sempre com pressa (inimiga dos "bons" consumos). Uma ida a Cascais hoje talvez compense!

Um abraço

Joaquim

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

O receio de que falei, não é nem mais nem menos "palhaçada" da minha parte. Cada um de nós faz o que pode, o que consegue e o que nos deixam...na certeza porém de que se não tentarmos, não conseguimos de certeza! Eu agora ainda em modo normal e com as preocupações normais do consumo, nunca me inibindo de apertar com o menino sempre que necessito, estou com quase 500 km neste depósito e com média no CB de 3,8 l/100. Ainda não decidi se tento ou não o recorde da autonomia, o meu portanto, os kilometros e a disposição para tal logo se vê se se mantêm. Ainda tenho algumas centemas de kilometros para pensar no assunto e em vez de pensar em porcaria, vou pensando nisto, sempre faço algo de bom pela bolinha onde todos estamos...

Continuações Joaquim...

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
016_Prius_4G
Clube 1000 km
tcap-support

Viva Joaquim,

Depois dos "baptismos" que sofreste na primeira semana (primeiro dia ?), só poderá querer dizer que daqui para a frente só vão ser agradáveis momentos de desfruto do teu novo Pruis. É esse pelo menos , o meu desejo. Yes

Joaquim Domingos:
Haverá como o regular? Está sempre a acender os médios, mesmo de dia (nestes dias cinzentos), basta ir numa fila de trânsito compacto logo atrás de um pesado ou autocarro. Vou ter de ver como conseguir a regulação deste automatismo.

Há sim, tal como o Valente já referiu. Eu já o fiz. Só que, ainda não estou satisfeito. Ou seja, na oficina a consola que liga ao computador do Prius não indica os níveis 1 a 5 como referido no manual, mas sim qualquer coisa com "Light xxx" o que significa que tanto eu, como o técnico tivemos alguma dificuldade em interpretar o pretendido. Resultado, agora o sensor está com menos sensibilidade, o que resulta em só acender quando está bem mais escuro, mas o reverso da medalha não é o por mim pretendido - depois de acesso "nunca mais apaga".  Já combinei com a oficina passar por lá de novo, agora para colocar o sensor na posição oposta - mais sensibilidade. Provavelmente, irá acender à mínima sombra, mas também deverá apagar à mínima luminosidade. Veremos, quando tiver mais detalhes voltarei aqui, ou ao meu DB, com as novidades.

Um abraço

(anteriormente) Prius 3G: Prius 3G| (agora) Prius 4G: Prius 4Gfiliperamos@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Caro Filipe:

Se visitares de novo a oficina, pedia o favor de se for possível de veres e descreveres aqui com a melhor exactidão possível como se efectua a alteração do pi-pi-pi da marcha atrás para apenas um "pi".

Aqui no meu concessionário nunca fizeram e eu gostaria de lá ir uns minutos e resolver o problema, e não ter propriamente de lá deixar o carro o dia inteiro enquanto se andam a informar de como se faz a alteração...já bastou ficar sem o carro por 3 dias por causa do alarme!

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Page 1 of 12 (113 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com