SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de Bordo - João Martins

rated by 0 users
This post has 230 Replies | 16 Followers

Top 150 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

João Martins:
Sabem onde fica o microfone que transmite a nossa voz via bluetooth para o telemovel ?

Podes consultar a pág 339 do manual do proprietário.

João Martins:
Acho deliciosos os pormenores da luzinha vertical branca direccionada para a alavanca de mudanças e das luzes ambar a iluminar o piso de ambos os lados.

Cuidado com os tapetes soltos por baixo dos pedais... Wink  ou ainda ficas com os pedais presos.

hoje aprendes, amanhã ensinas, e o ciclo repete-se até ao infinito...

Prius 3G (ZVW30H8)             Spritmonitor.de  Renault Megane 1.5 dci

https://www.youtube.com/watch?v=bl0Wq4tVXI4

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

Viva !

Actualizando o diário, um colega meu de trabalho notou hoje, ao sentar-se dentro do Prius, que o estofo do banco do condutor (courtisane cinza) tem já uma costura aberta, e sendo assim está detectado o primeiro 'defeito' do meu Prius. Eu a dizer tão bem do carro e claro, os meus colegas de trabalho aproveitaram logo para 'gozar' um bocadinho.

Mas não perdem pela demora... :-)

Terei de me deslocar em breve ás oficinas para ver se recompõem a costura do estofo (deverá ser ao abrigo da garantia pois o carro tem apenas 5 dias nas minhas mãos). A falha na costura fica mesmo na zona inferior onde sentamos o 'rabo' e a tendencia será para piorar com a utilização.

Quero ver se começo agora a estudar a melhor forma de conduzir o Prius atentando aos consumos nos diversos cenários de utilização.

O carro tem ainda apenas 500 kms, e o CB marca uma média de 5,2 lt/100kms.

Vamos ver se consigo melhorar as médias e entrar no vosso desafio dos consumos, que já percebi que não é fácil :-)

A condução tem sido relativamente despreocupada com os consumos, no entanto tenho utilizado maioritariamente o modo ECO.

O Prius tem-me colocado algumas vezes grandes sorrisos de orelha a orelha. Quem conhece a subida do IC16 de Alfornelos a Belas sabe que é uma subida longa e que dá bastante trabalho a muitos carros. Posso dizer que o Prius, em modo PWR sem medos, tem deixado preocupados muitos condutores de BMW 320D, Skodas/VW/Audis 2.0TDI e afins tudo carros a rondar os 140 cv... E mais não digo.

Abraços !

Fumarento (mas com DPF)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

João Martins:
Actualizando o diário, um colega meu de trabalho notou hoje, ao sentar-se dentro do Prius, que o estofo do banco do condutor (courtisane cinza) tem já uma costura aberta, e sendo assim está detectado o primeiro 'defeito' do meu Prius.

Epá isso é muito chato!

Será que eles na oficina têm como resolver isso??? Duvido...

Depois conta como correu.

João Martins:
O carro tem ainda apenas 500 kms, e o CB marca uma média de 5,2 lt/100kms.

Absolutamente normal, o carro está ainda preso, e tu ainda não te "moldaste" a ele.

João Martins:
O Prius tem-me colocado algumas vezes grandes sorrisos de orelha a orelha. Quem conhece a subida do IC16 de Alfornelos a Belas sabe que é uma subida longa e que dá bastante trabalho a muitos carros. Posso dizer que o Prius, em modo PWR sem medos, tem deixado preocupados muitos condutores de BMW 320D, Skodas/VW/Audis 2.0TDI e afins tudo carros a rondar os 140 cv... E mais não digo.

Aqui já não te percebo João, qual é a tua admiração?

O teu carro tem 136cv, está no mesmo patamar dos carros de 140 cv em termos de cavalos, mas tem um binário que é absolutamente monstruoso e dá tareia em qualquer um dos carros que mencionaste. Para além disso tu quando pisas o teu tens praticamente o máximo de cavalos disponíveis de forma instantânea, enquanto os outros têm de andar a fazer passagens de caixa...

Aprende um bocadinho sobre a transmissão do Prius, de como a potência é entregue, e vais ver que mesmo carros de maior cavalagem levam tareia do Prius graças ao seu binário e acima de tudo graças à facilidade com que mantemos os cvs na estrada, coisa que eles só conseguem se mantiverem o carro deles sempre perto do red-line...

Bem vindo ao mundo Prius!

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

Ola

Epá isso é muito chato!

Será que eles na oficina têm como resolver isso??? Duvido...

Depois conta como correu.

Já está marcada a intervenção para resolver o problema (vai ao estofador). Mais uma vez agradeço ao Nuno Silva que se prontificou a ajudar a acelerar o processo. Irá ser em principio activada a garantia. É uma costura aberta com cerca de 4cm, mas não deixa de ser um defeito. Só se notava que estava aberta pressionando ligeiramente, dai nao ter visto logo quando levantei o carro.

Aqui já não te percebo João, qual é a tua admiração?

O teu carro tem 136cv, está no mesmo patamar dos carros de 140 cv em termos de cavalos, mas tem um binário que é absolutamente monstruoso e dá tareia em qualquer um dos carros que mencionaste. Para além disso tu quando pisas o teu tens praticamente o máximo de cavalos disponíveis de forma instantânea, enquanto os outros têm de andar a fazer passagens de caixa...

Penso que tens toda a razão João, mas como sempre associei o Prius a uma condução mais moderada e linear fiquei feliz em perceber que quando é necessário bate-se muito bem com carros de potências semelhantes. Nota-se realmente uma diferença abismal é na recuperação de velocidade ... Parece que não dá aquele 'impulso' inicial mas a velocidade está lá. Por acaso tinha a ideia que o Prius teria dificuldade em acompanhar estes Diesel a rondar os 140 cv porque tb são carros com bastante binário e com uma entrega de potência mais brusca, mas fiquei agradavelmente surpreso. Eles é que têm de 'suar' avidamente para me acompanhar :-)

Isto inverte um pouco o proposito do Prius (condução amiga do ambiente) mas provavelmente ainda assim o Prius no máximo polui e gasta ainda menos que estes Diesel equiparáveis.

Um abraço.

Fumarento (mas com DPF)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

João Martins:
Já está marcada a intervenção para resolver o problema (vai ao estofador). Mais uma vez agradeço ao Nuno Silva que se prontificou a ajudar a acelerar o processo. Irá ser em principio activada a garantia.

Porreiro! E claro... o Nuno Silva a marcar pontos mais uma vez... Smile

João Martins:
sempre associei o Prius a uma condução mais moderada e linear fiquei feliz em perceber que quando é necessário bate-se muito bem com carros de potências semelhantes.

É uma surpresa que não é única do teu caso, a malta pensa "ah e tal é aquele carro lesma..." eheheh depois apanham surpresas destas.

João Martins:
Por acaso tinha a ideia que o Prius teria dificuldade em acompanhar estes Diesel a rondar os 140 cv porque tb são carros com bastante binário e com uma entrega de potência mais brusca

Au contraire mon ami, au contraire... A falsa ideia de brusquidão vem essencialmente das passagens de caixa nessas viaturas.

É a constante variação na aceleração à medida que as rpm evoluem e voltam abaixo que dão essa ideia.

No Prius, seja em que geração fôr, a aceleração é praticamente constante, mudando de valor de forma significativa apenas 2 vezes, e sendo constante tu não dás pela aceleração, i.e. parece que não está a puxar... mas quando olhas para o velocímetro... mamma mia!!!!

Vê este tópico: TME R&D - Podemos ver um gráfico de potência do Prius 3G?

João Martins:
Isto inverte um pouco o proposito do Prius (condução amiga do ambiente) mas provavelmente ainda assim o Prius no máximo polui e gasta ainda menos que estes Diesel equiparáveis.

Eu pessoalmente colocaria a questão de outra forma: O Prius é o único carro que realmente consegue fazer o 2 em 1 plenamente.

Consegue ser o carro mais económico e calmo do mundo, e consegue ser um touro de força e resposta pronta ao nível de carros de muito maior cilindrada e potência. Tanto num caso como noutro é sempre imbatível nas emissões.

Bom, agora tenho de trabalhar... o patrão aqui da Ecowatt é um tipo lixado e já me está a chamar à atenção... Wink

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

Já agora, algumas questões...

Qual é mesmo o binário em Nm do Prius 3G ?

Sei que o 2G rondava os 400nm e já li algures que no 3G o motor electrico tinha menos binário mas que a diferença era compensada por uma alteração no desenho do motor, e acabei por ficar sem perceber se o binario se manteve ou se aumentou face ao 2G.

Tenho vindo a ler já a algum tempo sobre a transmissão do Prius, e entendo o seu funcionamento com os 2 motores electricos e o motor a gasolina montados e interligados por um sistema de engrenagens planetárias. Parece efectivamente simples e para todos os efeitos o carro tem apenas 1 velocidade. De qualquer forma penso que o segredo todo está na gestão electronica do sistema, porque o sistema de engrenagens planetárias por si só garante apenas que todos os componentes estão ligados e que podem funcionar em paralelo sem necessidade de embraiagens e desgastes de encostos e alteraçoes de carretos, mas quem comanda COMO é que funcionam em paralelo nas mais diversas situações é a electrónica...

Um pequeno passeio pelo forum PriusChat deu para constatar que há lá topicos reservados aos Prius com mais de 200.000 milhas (320.000km) e pelo que vejo com poucas intervenções de reparação ou substituição fora das normais. Há no entanto alguns casos em que já foi necessária a substituição da bateria de tracção, e essa sim é a doer....

Houve alterações significativas no que toca á bateria de tracção do 3G face à do 2G ?

Pelos visto o carro é muito solicitado para serviços de Taxi principalmente em países nordicos, com vários registos de altas kilometragens. É o 190D moderno :-) E o melhor teste é sem dúvida o serviço de Taxi. Uso itensivo da mecânica e dos interiores. Cá nao deve vingar muito como taxi por causa do preço ...

Há uma outra pequena questão que também ainda não vi completamente esclarecida...

Como é que o Prius estima a autonomia do carro ? Tem forma de medir a qualtidade de combustivel colocada no depósito e confronta com a ultima média registada ?

Obrigado pelos esclarecimentos :-)

Fumarento (mas com DPF)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

João Martins:
Já agora, algumas questões...

João, peço-te que não me leves a mal, mas vou-te pedir para colocares estas questões no sítio certo por favor.

Verifica a estrutura dos fóruns na página principal dos ditos, clicando em cima no menu principal em "Foruns".

Vais ver que há um grupo de fóruns para cada modelo, e dentro de cada grupo tens sempre um fórum chamado "perguntas e respostas".

É nesses fóruns que perguntas como as tuas devem ter lugar. As tuas perguntas são super-pertinentes, e como imaginas é do interesse de todos que as respostas sejam lidas pelo número mais abrangente de pessoas. Enterrar estas perguntas (e depois as respectivas respostas) dentro de um diário de bordo é a última coisa que queremos. Ninguém com essas mesmas dúvidas vai andar a pesquisar dentro dos db para encontrar as respostas.

Por isso sugiro que copies o teu post para um notepad, e que abras 1 tópico por cada pergunta com copy-paste (não me perguntes várias coisas num só post!), dentro do fórum de perguntas e respostas do Prius 3G, e assim ajudamos todos os outros actuais e futuros donos Prius que pesquisem esses tópicos.

OBRIGADO!

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

João Martins:
Pelos visto o carro é muito solicitado para serviços de Taxi principalmente em países nordicos, com vários registos de altas kilometragens. É o 190D moderno :-) E o melhor teste é sem dúvida o serviço de Taxi. Uso itensivo da mecânica e dos interiores. Cá nao deve vingar muito como taxi por causa do preço ...

Estás a brincar não? Achas que um qualquer Mercedes, seja qual fôr, é mais barato que o Prius!?!?!? Indifferent

O Prius é simplesmente o carro de maior sucesso nos últimos anos, em países onde o preço da gasolina e do gasóleo não sejam adulterados como o são em Portugal com subsídios escandalosos ao gasóleo poluente, sejam países do norte da Europa, seja USA ou Canadá, ou onde for.

Pior ainda, e só mesmo neste país, é o facto do IVA sobre a gasolina não ser dedutível na contabilidade do profissional do volante, enquanto que o gasóleo tem IVA dedutível...

Estes sim são motivos de revolta e que fazem com que só gente com muita coragem e consciente da manutenção quase inexistente compre Prius para Táxi em Portugal.

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

João,

Obviamente que não levo a mal. Só tenho é que vos pedir desculpa pela minha 'desatenção' com este tipo de questões 'organizacionais'.

Vou então seguir a tua sugestão de imediato.

Um abraço.

João

Fumarento (mas com DPF)

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
Clube 1000 km
tcap-support

Estás a brincar não? Achas que um qualquer Mercedes, seja qual fôr, é mais barato que o Prius!?!?!? Indifferent

Boa percentagem do volume de Mercedes a trabalhar na 'pŕaça' é importada e já com uns anos ... Esses sim, são mais baratos ...

O que queria dizer com o Prius ser 'caro' era que, para carro de trabalho e tendo em conta o cenário dos preços dos combustiveis cá em portugal, poderá ser fácil encontrar alternativas, mesmo novas, com preço de compra mais barato, a diesel, e cujo custo por km acabe por ser mais barato que no Prius. Mas, provavelmente, os custos necessários para manter esses carros a trabalhar como taxi durante a vida útil dos mesmos (e num taxi fazem-se 500.000 kms em poucos anos) poderá vir a acabar por ser superior aos custos de manter um Prius pelo mesmo tempo, mesmo considerando o eventual diferencial do preço de compra. Poderia ser interessante fazer esta análise, considerando o uso de um Prius para taxi versus modelos mais baratos a diesel.

Fumarento (mas com DPF)

Page 2 of 24 (231 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com