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Condução economica (inclui Pulse and Glide)

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João Martins:

Quer isto dizer que quando se fala no wrap stealth, o MCI na realidade vai ligado certo ? Sempre pensei que este termo era usado para as situações em que que se circulava a mais altas velocidades sem MCI, mas afinal ele está lá sempre a rodar.

Exacto. Por vezes, mesmo a "alta velocidade", com muito apuro de pé direito, e especialmente com SOC 7-8 barras, possível ter o MCI a rodar sem produzir e haver entrega de energia às rodas pela bateria. Obviamente são espaços curtos de tempo...

 

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João Martins:
Hoje desci a CRIL muito atento, deixando embalar em Glide a partir dos 65km em 'D' até cerca dos 120 kmh. De facto não dá para perceber de todo que o MCI entra e que vai a funcionar. Sempre pensei que fosse totalmente desligado. Fui 'iludido' pela instrumentação devido à minha ignorancia, além do facto não ser preceprível, o consumo vai a zero e o fluxo de energia que mostra é só um, ou seja, das rodas para a bateria.

Não sei como se comporta o mostrador do consumo instantâneo no 3G, mas se for como no 2G tu consegues perceber quando ele pára o MCI ao descer abaixo dos 70 km/h vindo de velocidades mais altas. No preciso momento em que ele pára o MCI há lugar a uma pequena injecção de gasolina para "amaciar" o desligar do motor e passar mais imperceptível. Durante cerca de meio-segundo tu vês o consumo instantâneo a passar de zero para uns 8 litros e novamente para zero. No 3G deves ver a barra vertical do consumo a dar um soluço, imagino eu.

Dizer que o MCI vai ligado também não me parece correcto, uma vez que não há nem injecção nem ignição, "ligado" não é o termo correcto. Ele vai literalmente empurrado pela diferença de velocidade entre o MG2 e o MG1. Como dizia o Gerald Killmann na primeira vez que o conheci, "nada na transmissão do Prius funciona sem controlo, tudo está permanentemente controlado, todas as rotações dos 3 motores estão controladas a todo o instante". Isto foi a resposta muito firme dele quando disse que o MG1 ou o MCI por vezes giravam "livres", consoante a situação... ia levando porrada... "tudo controlado, tudo permanentemente controlado!".

Portanto eu diria que o MCI vai a girar de forma controlada por acção do MG1, é capaz de ser a melhor definição. "Ligado" é errado.

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João Prates:

Não sei como se comporta o mostrador do consumo instantâneo no 3G, mas se for como no 2G tu consegues perceber quando ele pára o MCI ao descer abaixo dos 70 km/h vindo de velocidades mais altas. No preciso momento em que ele pára o MCI há lugar a uma pequena injecção de gasolina para "amaciar" o desligar do motor e passar mais imperceptível. Durante cerca de meio-segundo tu vês o consumo instantâneo a passar de zero para uns 8 litros e novamente para zero. No 3G deves ver a barra vertical do consumo a dar um soluço, imagino eu.

Confirmo, tal como descrito. Em desaceleração o "soluço" anda por volta dos 73 km/h no velocímetro, mas quando é ao contrário (subida de velocidade numa descida, por exemplo) o "soluço" dá-se mais tarde (por volta dos 78 km/h).

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Luis Neves:

João Prates:

Não sei como se comporta o mostrador do consumo instantâneo no 3G, mas se for como no 2G tu consegues perceber quando ele pára o MCI ao descer abaixo dos 70 km/h vindo de velocidades mais altas. No preciso momento em que ele pára o MCI há lugar a uma pequena injecção de gasolina para "amaciar" o desligar do motor e passar mais imperceptível. Durante cerca de meio-segundo tu vês o consumo instantâneo a passar de zero para uns 8 litros e novamente para zero. No 3G deves ver a barra vertical do consumo a dar um soluço, imagino eu.

Confirmo, tal como descrito. Em desaceleração o "soluço" anda por volta dos 73 km/h no velocímetro, mas quando é ao contrário (subida de velocidade numa descida, por exemplo) o "soluço" dá-se mais tarde (por volta dos 78 km/h).

Ou, como se diz, comparável a uma histerese.

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João Prates:
Durante cerca de meio-segundo tu vês o consumo instantâneo a passar de zero para uns 8 litros e novamente para zero. No 3G deves ver a barra vertical do consumo a dar um soluço

Barrinha sobe mas só 3 ou 4 barrinhas no meu, equivale a 3 ou  4 litros e não 8 Indifferent, até coloquei a questão num tópico logo quando recebi o carro se seria normal.

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Reavivando este tópico com uma pergunta:

 

Quanto se consegue poupar fazendo uma condução puramente pulse & glide quando comparado com uma condução despreocupada ou com CC ?

Há quem ache que a poupança é pouco significativa e que os riscos e inconvenientes para o trânsito não justificam este método. Devil

 

Estou a arranjar mais lenha para me queimar mas vou tentar fazer alguns testes para responder a esta pergunta.

A ideia é fazer exactamente o mesmo percurso (com nº de passageiros e condições meteorológicas iguais) com diferentes tipos de condução.

Pelo que já li noutros sites em AE a diferença entre P&G e CC é irrisória.

Alguém tem testemunhos para contribuir?

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Fizeste bem em reavivar este tópico.

De facto, o P&G é um método que se mostra adequado em estrada, e mais ainda nas velocidades em que o MCI pode desligar, que é até 70km/h ou um pouco mais nos 3G.

Não tenho grandes dados, mas como se sabe, é com este método que se atingem os records que todos conhecemos.

Pela (quase) ausência de ida-volta à bateria, e o uso quase exclusivo do MCI numa zona de consumo específico excelente, diria que o P&G é na teoria o mais económico dos métodos de uso do HSD.

Se calhar não respondi nos termos práticos, não é? Geeked

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A experiência que tenho é que em estrada é mais fácil fazer bons consumos a velocidades estabilizadas na ordem dos 80km/h (a barra do consumo instantâneo fica ali à roda dos 2,5l/100km) do que a 50 ou 70km/h - a 70km/h, se o MCI for a trabalhar, o consumo instantâneo é superior a 5l/100km - em que é até possível andar um bocado em EV mas que, mais tarde ou mais cedo, vai implicar que a bateria se esgote e que o MCI trabalhe para repor.

Isto, creio, bate certo com a teoria da "faixa ótima" de rendimento do MCI de que se fala, que será pior a velocidades/rotações baixas.

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Alexandre Oliveira Perdigão:
A experiência que tenho é que em estrada é mais fácil fazer bons consumos a velocidades estabilizadas na ordem dos 80km/h (a barra do consumo instantâneo fica ali à roda dos 2,5l/100km) do que a 50 ou 70km/h - a 70km/h, se o MCI for a trabalhar, o consumo instantâneo é superior a 5l/100km - em que é até possível andar um bocado em EV mas que, mais tarde ou mais cedo, vai implicar que a bateria se esgote e que o MCI trabalhe para repor.

Isto, creio, bate certo com a teoria da "faixa ótima" de rendimento do MCI de que se fala, que será pior a velocidades/rotações baixas.

Isso já não concordo.

Porque consigo fazer P&G a baixas velocidades e obter consumos muito bons. O atrito do ar aumenta com o quadrado da velocidade, e as leis da física não perdoam!

 

Alexandre Moleiro

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Alexandre Oliveira Perdigão:
A experiência que tenho é que em estrada é mais fácil fazer bons consumos a velocidades estabilizadas na ordem dos 80km/h (a barra do consumo instantâneo fica ali à roda dos 2,5l/100km)

Concordo contigo, regra geral sim mas também depende dos percursos!

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