SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Condução economica (inclui Pulse and Glide)

rated by 0 users
This post has 98 Replies | 17 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Jorge Salgueiro:

A mim dá-me que não estou autorizado para ver o ficheiro. Falta-me alguma coisa?

Não faço ideia...mas suponho que com o número de posts ainda não dê para tal.

LOL Talvez colocares a tua idade certa possa ajudar, pois com zero anos de idade não tens autorização para ver ficheiros!! Stick out tongue

E o link do primeiro post, funciona?

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 150 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Jorge Salgueiro:
A mim dá-me que não estou autorizado para ver o ficheiro. Falta-me alguma coisa?

Jorge, já podes consultar os ficheiros.

hoje aprendes, amanhã ensinas, e o ciclo repete-se até ao infinito...

Prius 3G (ZVW30H8)             Spritmonitor.de  Renault Megane 1.5 dci

https://www.youtube.com/watch?v=bl0Wq4tVXI4

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G

Muito obrigado! Um abraço.

Jorge Salgueiro - Prius 2G

GNU/Linux - Free culture for a free society

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Antonio Valente:

O que faltava, caro mestre moderador? Em que página do "manual da moderação" se encontrava o dito mistério? Devil

Wink

Confesso que andei à procura, mas nicles...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1100 km
tcap-support

Telmo Salgado:

Antonio Valente:

O que faltava, caro mestre moderador? Em que página do "manual da moderação" se encontrava o dito mistério? Devil

Wink

Confesso que andei à procura, mas nicles...

Falta do role "Trusted users"... Valente!

Sempre a 'postar' para partilhar...
e a ler para aprender!

Pedro B Luís
Top 25 Contributor
Plug-In
015_Prius+
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Retomando o tema...

Tenho tentado praticar esta técnica, com algum sucesso, por vezes é difícil encontrar o ponto de glide.

Mas mais difícil tem sido manter esse ponto, especialmente  em estradas com piso irregular ou curvas, os balanços do carro fazem-me variar a pressão do pé no acelerador. Alguém tem formas de contornar isto?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

No modo ECO a sensibilidade nas primeiras fracções ajuda bastante...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Bruno Brito:
Tenho tentado praticar esta técnica, com algum sucesso, por vezes é difícil encontrar o ponto de glide.

Bruno Brito:
Alguém tem formas de contornar isto?

Precisas de mais uns anitos a virar frangos, nada mais Wink

Practice... practice... makes perfection.

Top 500 Contributor
Pendura
012_Prius_2G

Bruno Brito:

Alguém tem formas de contornar isto?

Eu, quando as condições permitem coloco em neutro (N)

Prius NHW20 2006 Spritmonitor.de

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Carlos Castro:
Eu, quando as condições permitem coloco em neutro (N)

Cuidado com a utilização do N em andamento Carlos, não sei qual o teu conhecimento do HSD, mas tem cuidado, é preciso saber as implicações.

Ao colocares em N o MCI permanece no estado em que se encontrava no momento em que meteste N, o que quer dizer que se o MCI estiver a trabalhar, seja a puxar ou não, vai permanecer ao ralenti, consumindo combustível.

Por exemplo:

Vais a descer ou em desaceleração acima dos 70 km/h... o consumo no MFD é zero... mas se meteres N vais ver que o consumo aparece logo de imediato... que é o contrário do que pretendias. Acima dos 70 km/h o HSD mantém o MCI em rotação para proteger o MG1 de overspin e de mudanças bruscas demais na rotação. Esta rotação em muitos casos é mantida pelo próprio MG1, sem qualquer consumo, com o MCI a rolar "empurrado" pelo MG1 com todas as válvulas fechadas e sem injecção nem ignição.

Ora ao meteres N estás a tirar o controlo do MCI ao HSD porque em N o inversor faz shutdown, desliga-se totalmente, deixa de controlar os componentes do PSD. Para proteger contra asneiras, a centralina master do HSD antes de meter N dá ordens à centralina do MCI para o manter em funcionamento ao ralenti, porque não havendo MG1 para o fazer, há que obrigar o MCI a desenrascar-se sozinho. Ora o MCI sem ninguém a ajudar tem de gastar fuel para trabalhar porque no Prius o MCI não tem ligação directa às rodas. Começas a consumir em N quando em D não o estavas a fazer.

Pior exemplo:

Vais a começar a descer, estás prestes a passar a barreira dos 70 km/h, o que quer dizer que se não houver necessidade o MCI está desligado, e de repente metes N e a descida acentua-se... o carro começa a embalar e passa bem acima dos 70 km/h... Normalmente o HSD dava ordens imediatamente para o MCI arrancar, mas tu "mataste" o HSD quando meteste N, por isso o carro segue desgovernado a 90 km/h ou mais de 100 km/h sem que nada obrigue o MCI a trabalhar ou sequer a poder arrancar, porque é o MG1 que faz de motor de arranque e tu ao meter em N proibiste o inversor de controlar o MG1... arriscas-te muito simplesmente a mandar a transmissão do Prius para as coves, porque estás a operar claramente fora do envelope admissível pelo MG1, e com o MCI parado e o MG2 a rolar rápido o MG1 anda a zunir que nem um doido em rpms MUITO acima do que era suposto.

Por isso muito cuidado... no manual diz para não usar N em andamento excepto em situações muito particulares, como lavagens automáticas onde a máquina puxa pelo carro... e não está lá o aviso para assustar apenas... Pode não acontecer nada... ou podem lixar a transmissão completamente...

Page 2 of 10 (99 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com