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Diário de bordo - Pedro Matos

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Luís Miguel:

João Prates:

O que tinhas a fazer era precisamente o contrário, e muito me admira que ainda ninguém to tenha dito.

O que tens de fazer é acelerar lentamente nas descidas ou pelo menos "soltar" o carro em glide ao descer para ganhar "momento" sem aumentar o consumo grandemente, e depois deixar o carro "morrer" um pouco ao subir, fixando o pedal do acelerador sem mexer nem para cima nem para baixo.

A cada posição do acelerador corresponde uma determinada potência que o carro te entrega.

 

Uma das qualidades do Prius que lhe permite economizar, é precisamente ele poder armazenar em baterias uma parte da energia cinética que seria desperdiçada num veículo convencional, nomeadamente, quando não precisamos de acelerar. Assim, noutras situações, parte dessa energia será aproveitada (por exemplo, numa subida ou numa aceleração mais acentuada).

Apanhar o ponto de glide, de facto, permite que o veículo não desacelere tanto numa descida ou em plano, mas também nos inibe de armazenar a tal pequena parte da energia cinética que é desperdiçada. Por isso, creio que apanhar o ponto de glide ou, pura e simplesmente, largar o acelerador, deve ter uma curva de optimização, dependendo da inclinação da descida, velocidade a que queremos circular, eventual subida após essa descida, etc. Um exemplo, é a descida da A8 desde a área de serviço de Loures até às portagens. É possível descer quase sempre a velocidades da ordem dos 120km/h sem tocar no acelerador, excepto num ligeiro planalto pouco antes da saída para a CREL. Se calhar, noutros caso, já não será aplicável o mesmo. O que acham?

Edit: Uma outra coisa: no diagrama de fluxo de energias não me parece tão fácil apanhar o ponto de glide, pois dá-me a sensação que as setas de fluxo têm um certo lag. Não acham o mesmo?

Quanto a trabalhar para consumos, um dos maiores aliados, pelo menos para mim, continuam a ser a indicação do consumo instantâneo e a consulta regular da indicação do consumo a cada 5 minutos nos últimos 30 e a cada minuto nos últimos 15.

Só para dizer o seguinte: O glide é de longe o melhor método para ir buscar as décimas que faltam para o consumo perfeito.

Não há nenhuma autoestrada ou estrada que não tenha descidas. Quando se conhece bem, dá para iniciar a descida um pouco mais lento para não entrar em incumprimento no final desta.

Na A1 em Ourém, chego cá abaixo a 140km/h depois de iniciar a uns 100. Se o fizer sem acelerador, atinjo 130 e pouco, com mais uma barra de bateria. Esta energia da barra extra (depois de passada a cinética por MG1/2) é infelizmente metade da energia cinética que o veículo entretanto acumulou na primeira opção.

Edit: sim, também acho as setas lentas. Costumo ter o HSI ligado para controlar o glide, e também para "manter as rpm debaixo de olho". Depois da esquematização do Moleiro, sei que a 90km/h só posso ir ao máximo da zona eco, e a 110km/h 3/4. Com essa jogada também consigo limitar o consumo específico nos 220g/km e fazer a melhor relação velocidade média / consumo médio. Ontem obtive 4,2l/100 no CB, com 92km/h de média final da AE Lisboa-Porto, com 4 pessoas a bordo, que é consideravelmente razoável. Se o fizesse com recurso ao cruise, daria seguramente 4,5.

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Pois, mas aí não recorreste ao critério da velocidade máxima que queres manter, ou seja, deixaste-te ir até aos 140km/h. Caso te quisesses limitar a não passar dos 110km/h (por exemplo), se calhar teria compensado a acumulação da tal barra. Ou, por exemplo, eu tenho uma descida ao pé de casa que poderia usar em glide, mas, como costumo vir depois de um pára-arranca, cada barra será preciosa para andar à procura de lugar e estacionar onde, se fosse a consumir gasolina, creio que me saíria o tiro pela culatra. Quando me lembrar, tenho que começar a fazer resets ao trip B e fazer as experiências.

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Luís Miguel

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Sem dúvida!

O critério da velocidade máxima usei-o antecipadamente, que foi aliviar um pouco antes da descida, de forma a não exceder os limites legais de forma grosseira.

140km/h no velocímetro são 12x reais...

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Telmo Salgado:

140km/h no velocímetro são 12x reais...

Serão por volta dos 132 km/h reais.

120 km/h reais = 127 km/h velocímetro.

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Telmo Salgado:

Sem dúvida!

O critério da velocidade máxima usei-o antecipadamente, que foi aliviar um pouco antes da descida, de forma a não exceder os limites legais de forma grosseira.

140km/h no velocímetro são 12x reais...

Ok. Eu só dei aquele valor a título de exemplo, abstraindo-me do limite imposto legalmente.

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Luís Miguel

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Amanhã vamos à revisão dos 30000Km...

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Esta semana atingimos os 34.000Km.

Parece-me que foi também o mês do pior depósito destes 34.000Km... Até ao 25 de Abril estava nos 6,3L/100km; depois passou para os 5,3L/100km. Porquê? Há dois meses atrás estava um frio de rachar e os meus percursos durante a semana de trabalho são extremamente curtos. Com o nascimento do segundo filho durante um mês vamos fomos longe. Se fosse um plug-in tinha consumido zero gasolina. Após  ir duas vezes (do Lumiar) a Sesimbra com uma média de 3,7l/100km, passei a média do depósito para os 5,3L/100km.

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Pedro Matos:
Após  ir duas vezes (do Lumiar) a Sesimbra

 

Conheço bem o percurso,fi lo durante anos  Big Smile

 

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Pedro Matos:
Com o nascimento do segundo filho

Muitos PARABÉNS e FELICIDADES, agora também já sabes como é...Big SmileYes

Fiquem bem e,

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