Estamos com cerca de 40.000Km.
Faz bem de vez em quando conduzir outras coisas...
A semana passada, enquanto o Prius passou o dia na Toyota para reparar o pára-choques traseiro, experimentei um Toyota Auris carrinha a Diesel (com caixa manual, é claro).
Era um bom carro. Não conhecia; só percebi que era um Auris quando li o modelo. Para além do cheiro a novo (tinha cerca de 100km), gostei do espaço da bagageira e da tela que a cobre. Achei curioso que o Auris também tem um "alçapão" na bagageira. O sistema de encaixa da tela da bagageira pareceu-me melhor do que o do meu Prius. De resto, foi bom para lembrar como o Prius é espectacular.
Os consumos em para-arranca na segunda circular só davam vontade de desligar o carro... Já não me lembrava como pode ser cansativo um pára-arranca.
Senti a falta de suavidade no arranque em primeira, talvez em parte justificado por eu não estar habituado ao carro. Mas... Apre! Nem com cuidado consegui chegar à suavidade do arranque do Prius. Apesar disso, até me consegui dar bem com a caixa manual, melhor do que estava à espera. Achei imensa piada ao facto de o Auris ter uma indicação para subir ou descer as mudanças. É giro.
O Daniel (o meu mais velho que tem quase 3 anos e que "cresceu" dentro do Prius), quando eu mexia na manete de velocidades perguntava-me: "O que é isso pai?" ou "Porque estás a mexer nisso?".
Ele também ficou intrigado com a chave: "Porque é que o carro precisa de uma chave?"
O painel frontal era à primeira vista mais apelativo, mais colorido, mas tinha demasiados botões e colocados longe da minha mão (eu sou pequeno, tenho braços curtos). Entre o painel "vertical" do Auris versus o painel "diagonal" do Prius, prefiro a versão Prius.
40.000Km... Fiz bem em escolher o Prius. Agradeço a este Forum que me ajudou na "escolha acertada". Obrigado!
Estamos agora com cerca de 60.800Km.
Tenho alguns eventos a destacar em futuros posts:
É esta a minha lista de afazeres. Até já.
Olá Pedro. Bem vindo de volta. Já retirei o boneco do "tenho mais que fazer", p.f. não voltes a cair nessa.
Há algum registo fotográfico dos depósitos com 1.000 km para se atribuir o avatar?
Toyota Prius 4G PHV
2014/08/21 - os primeiros 1000 Kms com um só depósito
Pedro Matos:1.000 km com um depósito (2014/08/21)
No verão passado durante umas semanas estivemos a dormir no concelho de Sesimbra e a trabalhar em Lisboa. Nesse percurso foi-me fácil manter uma média de consumo baixo.
Poderia ter dado para ir mais longe, provavelmente até aos 1100km. Mas eu não tinha experiência anterior e a indicação de autonomia a 0km deixou a família muito nervosa. E pronto abasteci.
Reparei agora que não tenho foto desse recibo. Tenho que procurar...
Sim, os 1100 km eram favas contadas e com um bocadinho de jeito, embora no limite, os 1200 não estavam fora de causa...
É preciso fazer reset a um trip quando a reserva apita e depois controlar os litros gastos tendo a certeza de que se pode contar com pelo menos 8 litros.
Pedro Matos:Um dia de Yaris Híbrido - Carro de substituição na revisão de 2015/08/13.
O tempo passou e acabei por não escrever sobre esta experiência...
Em suma, tive a sensação de estar a conduzir um Kart.
Em comparação com o Prius que conduzo todos os dias, é um carro mais pequeno, mais leve, mas com mais potencia por quilo. A diferença sentia-se principalmente no arranque. Ele parecia mais nervoso.
O painel de instrumentos era mais colorido. No início pareceu-me mais apelativo mas depois pareceu-me mais difícil de ler. Será que estou demasiado habituado ao meu "monocromático"? Talvez. Penso que me adaptei mais rapidamente ao painel do Prius... Talvez eu esteja a ficar mais lento.
Em termos de comportamento do carro. Achei simpático ele não ligar o motor de combustão enquanto o acelerador não o exigisse. Permitia-me fazer as manobras de garagem em EV sem ter ligar o modo EV.
O miúdos gostaram do carro. Lá consegui meter as duas cadeiras mas claramente com menos espaço entre bancos. Uma das cadeiras, que fica voltada para trás, ficou demasiado apertada entre os bancos. Foi aceitável por um dia para um miúdo de 2,5 anos mas já não seria para um de 3 na mesma cadeira. Teria que a voltar para a frente.
Mas... Se eu estivesse à procura de um carro pequeno como o Yaris o Yaris híbrido seria uma opção? Sim. Claramente!
Pedro Matos: O tempo passou e acabei por não escrever sobre esta experiência... Em suma, tive a sensação de estar a conduzir um Kart.
Inteiramente de acordo, o Yaris hsd a partir de 2014 é uma máquina fantástica, o comportamento é espetacular, parece que procura o modo EV sempre que a Bateria o permite. Foi o segundo Toyota mais vendido em Inglaterra em 2015.
Ofereci à minha Neta um Yaris HSD sport Luxury em Março de 2015 e tenho a sensação que perdi a Neta, começou a conduzir, diz que não precisa de explicações sobre HSD está a fazer medias de 4,6 L /Km, vou ter que o levar à revisão na próxima semana com +- 13000 Km. Mais do que eu circulo num ano.
O carro pode fazer ainda melhores médias, vou ter que impor umas lições, mas o carro é tão fácil de conduzir que ela acha que já sabe tudo.
Estamos agora com cerca de 69.000km e a 1 mês de fazer os 6 anos.
Continuo satisfeito com a máquina.
Até hoje o sistema de aviso de colisão já me evitou 2 ou 3 acidentes.
Começo a pensar em fazer um upgrade e a sonhar com um Prius Prime. Talvez... Agrada-me o novo "safety sense" e ser plug-in.
Seja um plug-in ou um eléctrico, no meu caso chateia-me a trabalheira que será meter a tomara eléctrica na garagem. Um vizinho meu que tem um Leaf desistiu. Fica-lhe mais barato abastecer rua ou quando vai à casa na Ericeira. No meu caso, eu teria que mondar uma tomada que poderá custar 2.000€ .
Ontem repeti o jogo dos 100-100: Fazer 100 quilómetros com uma média de pelos menos 100 km/h tentando minimizar o consumo. O percurso foi aproximadamente o mesmo que reportei no post de 2010/09/13: dos píncaros da serra de Fátima, Perto de Minde, até Lisboa, pela A1.
João Prates: Pedro Matos:Como manter uma média acima dos 100km/h sem interferir demasiado no transito? Tentei acelerar nas subidas e aproveitar as descidas. Erro crasso meu caro! Pedro Matos:hegado a casa, Lumiar, estacionado o carro, o resultado foi: Trip B ~ 106.4km, 4.2l/100km, 98km/h. O 3G é de facto uma máquina impressionante. Fazer 4,2 quando o condutor faz a maior asneira do mundo é algo fenomenal!
Pedro Matos:Como manter uma média acima dos 100km/h sem interferir demasiado no transito? Tentei acelerar nas subidas e aproveitar as descidas.
Erro crasso meu caro!
Pedro Matos:hegado a casa, Lumiar, estacionado o carro, o resultado foi: Trip B ~ 106.4km, 4.2l/100km, 98km/h.
O 3G é de facto uma máquina impressionante. Fazer 4,2 quando o condutor faz a maior asneira do mundo é algo fenomenal!
[...]
João Prates:Agora imagina o oposto, imagina o que tu fizeste, e aprecia o milagre que o 3G realizou ao dar-te uns comedidos e impressionantes 4,2 L/100km...
Não posso dizer que tenha feito o oposto do que fiz na primeira vez mas... Desta vez, tentei manter uma velocidade mais uniforme e não perder a paciência nas subidas quando a velocidade descia abaixo dos 100 km/h. Bem o resultado foi mais razoável: Trip B 102.5km, 3.9l/100km, 101 km/h.
"O jogo" continua...
Pedro Matos:o meu caso, eu teria que mondar uma tomada que poderá custar 2.000€ .
Como 2000€? Algo está errado nessas contas ou alguém está a meter muito ao bolso.
Eu neste momento, troquei apenas a cablagem que vai do meu Apartamento para a garagem, tudo por cerca de 120€, mão de obra incluída. Tenciono construir um EVSE adaptativo (adapta a corrente, conforme o consumo em casa e a potência contratada) que me deverá ficar pelos 250~300€ com ficha incluída..
Mancha Negra (GPL Kit by Prins)
Mancha Branca (Leaf Tekna 30kWh)