SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Fluence ZE taxi em Lisboa

rated by 0 users
This post has 8 Replies | 4 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado Posted: 30 Mar 2012 16:17

http://expresso.sapo.pt/taxis-100-eletricos-ja-circulam-em-lisboa=f715575

A partir de hoje já é possível viajar de tàxi em Lisboa em total respeito pelo ambiente.

Dois táxis Renault Fluence Z.E. 100% elétricos começaram hoje a circular pelas ruas de Lisboa.

Sensivelmente um ano depois da assinatura da carta de intenções, foi finalmente  oficializado o protocolo, entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Autocoope, que permite que o Fluence Z.E. esteja disponível para servir - com efeitos imediatos - a população de Lisboa.

Para além do fator ambiental, os reduzidos custos de utilização foram decisivos para que aquela cooperativa de táxis de Lisboa quisesse testar, em utilização real, o automóvel 100% eléctrico da Renault, como táxi.

A cidade de Lisboa passa assim a ser uma das primeiras cidades do mundo a disponibilizar táxis 100% eléctricos. 

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
Clube 1000 km
tcap-support

Gostaria que se que este tipo de utilização para os eléctricos se massificasse.

Os diesel velhos a largar fumo negro tóxico e cancerígeno são das piores coisas que existem em Lisboa.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Esta é uma utilização quase perfeita deste carro, está de parabéns a Renault por ter conseguido "sacar" esta parceria com a Autocoope.

Digo quase perfeita porque:

1) O tamanho do carro.

Uma das coisas que me desagradaram no Fluence foi estar perante um carro nitidamente familiar em termos de espaço interior, com um exterior exageradamente grande para a autonomia que tem. Por outras palavras: estamos perante um carro familiar muito confortável para grandes viagens, mas extremamente limitado porque é EV com autonomia de uns 150 km se rolar devagar. Ora as 2 coisas não jogam bem juntas.

Ao utilizar em ambiente urbano como táxi os passageiros vão beneficiar de uma habitabilidade excelente em largura, bate o Prius aos pontos, embora mais curto de pernas, mas o Prius também abusa aqui, não é preciso tanto... E o pormenor das cadeiras dos putos serem de difícil aplicação e eles chegarem facilmente com os pés da frente às costas do banco da frente não é decididamente problema nesta utilização.

Enfim, um carro com muito mais espaço que os tradicionais Mercedes da praça, e com um conforto de rolamento imbatível graças à propulsão EV.

2) A mala do carro

OK, não há bela sem senão, e a mala do Fluence é para esquecer. Nunca na vida este carro vai ter sucesso por exemplo na praça do Aeroporto. Esqueçam. Mal se guarda um portátil lá atrás, exagerando um pouco, quanto mais uma mala de viagem. Esqueçam. É o carro perfeito para transportar passageiros com muito à-vontade se não trouxerem bagagem.

3) Carregamento lento... dolorosamente lento...

Aqui não percebo. Ou como dizia o Alexandre eles se estão a preparar para instalar uma estação de troca rápida de baterias em Lisboa, ou estão tramados porque não têm onde recarregar os carros, e num dia bom o carro mal pára o suficiente para um carregamento rápido quanto mais para um carregamento que chega a levar 12 horas... não se percebe. Não se percebe porque raio a Renault não colocou uma tomada de carregamento rápido neste carro, palavra de honra que não se percebe...

Esperemos que reconheçam o erro gravíssimo em breve e que ofereçam um upgrade aos donos dos actuais Fluence!

Para já era interessante ver em TODAS as praças de táxis, mas pelo menos nas principais, uma fileira de postos de carregamento mobi-e ou de outro operador de rede. Era motivo de orgulho passarmos por uma fila de táxis todos ligados à tomada enquanto esperam por passageiros. Era lindo!

Top 25 Contributor
Plug-In
0000_PREMIUM_Access
011_Prius_1G
210_Renault_Fluence
tcap-support

João Prates:
Para já era interessante ver em TODAS as praças de táxis, mas pelo menos nas principais, uma fileira de postos de carregamento mobi-e ou de outro operador de rede. Era motivo de orgulho passarmos por uma fila de táxis todos ligados à tomada enquanto esperam por passageiros. Era lindo!

Lindo mas utópico no nosso País!

Há uns tempos vi um documentário que mostrava isso em Barcelona, mas para motas (usavam as Vectrix como exemplo); e em França várias localidades estão a investir nessa solução, aliando os transportes públicos ao aluguer de VEs de duas e de quatro rodas, já em funcionamento, pelo que percebi.

Até os táxis Prius já são aos pontapés pela europa enquanto por cá só se vê um ou dois! (Gostava imenso de ter aqui no Prius-pt o testemunho de um destes condutores!)

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Olá a todos. Pensava que vos vinha dar uma grande novidade mas afinal talvez não seja assim tão grande... Hoje de manhã vi este Fluence branco na praça de táxis da Estrada dos Arneiros (perto do stand da Melisauto) e fiquei tão embasbacado que nem consegui tirar uma fotografia, apesar de ainda ter apontado o telemóvel e carregado no botão. Se por um lado achei fantástico ter um EV na praça, por outro ocorreu-me precisamente o que já escreveram: como é que se extrairá utilidade económica de um táxi que só anda 150km (ou menos!) de cada vez e depois tem de parar durante meio dia para recarregar as baterias? Não faço ideia que distância os taxistas percorrem em média diariamente, mas admito que suplante ou seja próxima da autonomia máxima do Fluence, o que significa que para fazer dia e noite seriam precisos dois Fluence (às tantas é por isso que um é azul e o outro branco...Devil). Abraços P.S.: Estou vivo, como se vê, mas com a vida do avesso desde o ano passado e não há maneira de encarreirar. Até há uns tempos ainda acompanhava as novidades pelo e-mail, mas ultimamente já nem disso estou certo, porque desde a panne do site que aparentemente não recebo alguns e-mails no BlackBerry e no outlook estavam a ir para o junk mail... Resultado: tenho montanhas de posts para pôr em dia a pontos de achar que já ganhei "medo" a isto...

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Ontem estava calmamente a atestar o IN quando olho para a praça de táxis em frente à bomba e vejo isto:

É claro que pedi para tirar uma foto e fui falar com o taxista, que ficou meio atarantado meio orgulhoso ao ouvir o meu pedido.

Tinha lido o artigo que saiu na Turbo do mês passado sobre os dois Fluence ZE que andam em testes em Lisboa e percebi logo que aquele senhor não era o condutor habitual do carro, dado que não correspondia a nenhum dos que foram entrevistados e fotografados para aquela peça. Com efeito, tratava-se da pessoa que geralmente monta os equipamentos nos carros da central (pelo que percebi os GPS, rádios, etc.) e que tinha decidido fazer uma perninha porque o colega ontem não trabalhou.

A conversa foi curta mas deu para saber que o carro é muito confortável e ágil, por causa do binário do motor elétrico e que é um regalo ir de Lisboa a Cascais gastando apenas € 0,80 quando num carro a diesel se gastariam quatro ou cinco euros...

A única "queixa" foi mesmo a autonomia e o facto de não haver uma forma de carga rápida. Contudo, diz ter ouvido que estaria na calha o lançamento de um novo modelo com 350km de autonomia e possibilidade de carga rápida de 80% em 15 minutos. Segundo ele, nesse modelo a bateria passaria para o fundo do carro, libertado espaço para a bagageira, que pedi para ver e que, não sendo propriamente muito pequena, fica, de facto, bastante prejudicada pela existência da bateria (colocada atrás das costas do banco traseiro).

Eu respondi que o problema das cargas rápidas é que arrasam a longevidade da bateria mas ele respondeu que a Renault afiança que a tecnologia dessas baterias permite que se faça uma carga rápida por dia sem afetar consideravelmente o desempenho, desde que depois da carga rápida se faça uma carga normal.

Segundo ele consegue-se fazer cerca de 100km com uma carga e com relativa facilidade, apesar de as subidas de Lisboa não ajudarem, podendo chegar aos 120km "se se fizer uma condução serena".

"Grande novidade me estás a dar", pensei eu Cool.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Isso deve dar uns 300 km em modo "pé leve"...Devil

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Luis Neves:
Isso deve dar uns 300 km em modo "pé leve"...Devil

Psst, esteja quieto que o senhor não tem carta de profissional...Devil

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Oliveira Perdigão:

Ontem estava calmamente a atestar o IN quando olho para a praça de táxis em frente à bomba e vejo isto:

Curioso. Estava eu hoje no Colombo a... a... bom... às compras, quando vejo este taxi a largar um passageiro lá fora.

E pensei logo para mim, lá está ele, "eles andem aí"... Big Smile

Page 1 of 1 (9 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com