SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Revisões no meu Baby Blue (PHV) - João Prates

rated by 0 users
This post has 113 Replies | 14 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates Posted: 6 Jun 2013 22:39

Abro esta thread onde faço intenção de manter o histórico de revisões do meu Prius 3G PHV e outros temas com elas relacionados.

Pretendo com isto facilitar a pesquisa mais tarde de tudo o que tenha a ver com revisões a um Prius PHV, porque nestes últimos dias senti algumas dificuldades em reunir toda a informação das revisões do meu 2G e das revisões dos 3G de outros membros.

Ficando dentro do diário de bordo ficam bem, mas acho que este assunto tem relevância suficiente para ganhar um tópico próprio.

Fica a sugestão, e não mais que isso, de cada um de vós fazer o mesmo. Sendo certo que o custo das revisões é um dos factores mais importantes na hora de escolher o próximo veículo, sempre ajudamos quem por aqui ande a pesquisar para avaliar os custos de manter um HSD.

Prefácio concluído, vamos à primeira entrada...

======================================================================================

EDIT: Tabela abaixo resume operações realizadas e é permanentemente actualizada sempre que há novidades

======================================================================================

+--------------------------------------------+------------------------------+-----------------------------------+
| 
ABSOLUTE VALUES AS PER ON-BOARD COMPUTER  | DESCRIPTION OF               |  KM SINCE SAME WORK WAS DONE LAST |
+--------------------------------------------+                              +-----------------------------------+
|   
DATE    |  KM EV  |  KM HV  | KM TOTAL  | WORK DONE                    | DELTA EV | DELTA HV | DELTA TOTAL |
+------------+---------+---------+-----------+------------------------------+----------+----------+-------------+
| 2013-06-12 | 012.041 | 021.964 |   034.005 | Engine oil filter change     |  012.041 |  021.964 |     034.005 |
|            |         |         |           | Engine oil change            |  012.041 |  021.964 |     034.005 |
+------------+---------+---------+-----------+------------------------------+----------+----------+-------------+
| 2013-06-17 | 012.137 | 022.135 |   034.272 | Brake oil change             |  012.127 |  022.135 |     034.272 |
| 2014-05-18 | 024.020 | 040.652 |   064.672 | Engine oil filter change     |  011.989 |  018.688 |     030.667 |
|            |         |         |           | Engine oil change            |  011.989 |  018.688 |     030.667 |
|            |         |         |           | Blackstone ICE oil sample    |  024.020 |  040.652 |     064.672 |
|            |         |         |           | Magnetic oil drain plug inst.|  024.020 |  040.652 |     064.672 |
|            |         |         |           | Engine air filter change     |  024.020 |  040.652 |     064.672 |
|            |         |         |           | Cabin air filter change      |  024.020 |  040.652 |     064.672 |
| 2014-05-23 | 024.282 | 041.006 |   065.288 | Brake oil change             |  012.145 |  018.871 |     031.016 |
| 2015-05-02 | 034.903 | 061.994 |   096.897 | Engine oil filter change     |  010.873 |  021.342 |     032.225 |
|            |         |         |           | Engine oil change            |  010.873 |  021.342 |     032.225 |
|            |         |         |           | Blackstone ICE oil sample    |  010.873 |  021.342 |     032.225 |
| 2015-05-06 | 035.062 | 062.142 |   097.204 | Brake oil change             |  010.780 |  021.136 |     031.916 |
|            |         |         |           | Transmission oil change      |  035.052 |  062.142 |     097.204 |
|            |         |         |           | Blackstone ATF oil sample    |  035.052 |  062.142 |     097.204 |
| 2016-08-20 | 049.845 | 088.378 |   138.223 | Engine oil filter change     |  014.942 |  026.384 |     041.326 |
|            |         |         |           | Engine oil change            |  014.942 |  026.384 |     041.326 |
|            |         |         |           | Blackstone ICE oil sample    |  014.942 |  026.384 |     041.326 |
| 2017-04-07 | 055.350 | 101.223 |   156.573 | Engine oil filter change     |  005.505 |  012.845 |     018.350 |
|            |         |         |           | Engine oil change            |  005.505 |  012.845 |     018.350 |
| 2018-06-01 | 061.832 | 118.749 |   180.581 | Engine oil filter change     |  006.482 |  017.526 |     024.008 |
|            |         |         |           | Engine oil change            |  006.482 |  017.526 |     024.008 |
|            |         |         |           | Spark plugs new              |  180.581 |  180.581 |     180.581 |
|            |         |         |           | Blackstone ICE oil sample    |  006.482 |  017.526 |     024.008 |

| 2018-08-09 |         |         |   185.021 | Front brake pads change      |          |          |     185.021 |

| 2018-08-28 |         |         |   186.851 | 4 x Michelin CrossClimate+   |          |          |             |

| 2019-06-06 | 068.345 | 140.672 |   209.017 | Engine oil filter change     |  006.510 |  021.923 |     028.433 |

|            |         |         |           | Engine oil change            |  006.510 |  021.923 |     028.433 |

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Se bem se recordam deste post do Guilhas, e deste outro do João Martins, a quem muito agradecemos, ficamos alertados para a existência de um fornecedor de óleos na internet mesmo aqui ao lado em Espanha com preços muito interessantes.

Para ajudar veio o maluco do Carlos Costa relatar neste post ter ficado bastante agrado com o comportamento dos ditos senhores. Ora quem consegue agradar ao Carlos Costa agrada a toda a gente, porque sabemos que tipo mais esquisito e picuinhas não existe! Devil

Por isso nesta 3ª feira passada, dia 4 de Junho de 2013, lá encomendei o mesmo jerrican de 5L do óleo Toyota 0W-20 à Lubricantes-Online.

Só não estou tão agradado como o Carlos porque na factura aparece data de envio ainda no dia 4, mas hoje foi 6 e ainda não recebi nada.

Custo até agora nesta primeira revisão do Baby Blue: 51,21 Eur + IVA pelo óleo entregue à porta.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

João Prates:
Ora quem consegue agradar ao Carlos Costa agrada a toda a gente, porque sabemos que tipo mais esquisito e picuinhas não existe! Devil

Quanto mais me bates... Devil

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G
tcap-support

João Prates:

Custo até agora nesta primeira revisão do Baby Blue: 51,21 Eur + IVA pelo óleo entregue à porta.

Mas não vais mandar fazer as verificações que constam do manual?

Aceite del motor.
Filtro de aceite del motor.
Filtro de polen del aire acondicionado (sólo Prius 1.8 con sistema de ventilación solar).
Revisar el correcto anclaje de las alfombrillas
Funcionamiento de luces, indicadores del cuadro, interruptores de puerta y bocina.
Presión de los neumáticos, incluyendo la rueda de repuesto.
Filtro de aire de motor.
Filtro de polen del aire acondicionado
Comprobación del estado de la batería con herramienta de diagnosis Midtronics.
Desgaste de las pastillas y discos de freno delanteros.
Desgaste de las pastillas y discos de freno traseros.

Elementos limpia-lava parabrisas delantero y trasero (incl. llenado de líquido) y luneta térmica.

Só vais pedir para mudar o óleo? e os custos da mão de obra por mudar o óleo?

Existem algumas verificações que se podem fazer em casa, mas algumas não são possíveis.!!

A minha escolha:Óleo de Motor SAE 0w-20 Formula XS (Low Friction) 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não creio que "salte" essas verificações. Levará o óleo com ele, isso é uma certeza.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

João Prates:
na factura aparece data de envio ainda no dia 4, mas hoje foi 6 e ainda não recebi nada

Pois é, o serviço da SEUR por estas bandas é do piorio. Ainda não recebi o óleo.

No sistema de tracking aparece por 2 vezes uma suposta saída para distribuição, e como o cliente ter de resolver o problema.

Achei imensa piada (not) a ver a mensagem "IMPOSSIBLE TO ACCESS CLIENT" e resolvi ligar para a linha de contacto da SEUR.

Então dizem-me para meu espanto que a desculpa que o motorista deu nos 2 dias foi "localidade em festa". Como!?!?!?

As festas da Moita já foram há mais de uma semana, quem está em festa aqui mais perto é o Pinhal Novo, e não há absolutamente nenhuma estrada cortada por culpa das festas, muito menos durante o dia! Uma desculpa inacreditável. Quando o sacana do motorista cá aparecer eu bem lhe digo das boas... ah com isso ele pode contar!

Entretanto fiz uma reclamação formal para o endereço de email que me forneceram ao telefone, e terei de aguardar até 3ª feira para ver se recebo finalmente a encomenda que já terá saído de Espanha há mais de uma semana por essa altura.

Fazer compras pela internet de vez em quando tem destas cenas. Quiz reportar aqui para que o relato da experiência seja o mais fiel possível.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

António Cordeiro:
Mas não vais mandar fazer as verificações que constam do manual?

Não, não vou. A maior parte das verificações posso fazê-las eu mesmo, não é preciso ser engenheiro mecânico para as realizar.

Para a oficina deixo aquilo que não sei fazer, ou que não tenho equipamento para as fazer. Para que vou pagar por algo que posso evitar?

Tu já viste bem as verificações que tu mesmo listaste do site espanhol? É ridículo.

1) Verificar a ancoragem dos tapetes? Oh sim, que difícil...

2) Verificar as luzes e sinalizadores, interruptores das portas e buzina? Que complicado...

3) Verificar a pressão dos pneus? Há que encontrar uma balança de ar decente, mas até tenho uma aqui perto...

4) Filtro de ar do motor? Chiiiii... que trabalheira...

5) Filtro do A/C? Ui caramba...

6) Verificar o estado da bateria com o analizador da Midtronics? Ooops... este analizador não funciona no 3G quanto mais no PHV...

7) Desgaste das pastilhas? Bom, é desta que aproveito para lavar a cava das rodas... LoL

8) Escovas limpa-pára-brisas e desembaciador traseiro? Humm... será que consigo?

Mas dou-te mais umas que não aparecem na tua listagem e devem ser vistas, e que posso perfeitamente fazer sem qualquer dificuldade:

9) Verificar níveis de fluidos, como sejam refrigeração do inversor, refrigeração do MCI, limpa-vidros;

10) Verificar foles da transmissão;

11) Verificar suportes da linha de escape/catalizador;

12) Tubagens flexíveis e rígidas que se vêm por baixo do carro e no compartimento do motor (procurar folgas excessivas ou fugas);

13) Estado geral da carroceria e suspensão (ver protecções e possíveis fugas nos amortecedores;

Tudo coisas que só envolvem verificações a "olhómetro" e que apenas gastam horas de trabalho. Horas caras na oficina, muito caras.

Se detectar algum problema que não possa/saiba resolver logo vou à oficina para mo arranjarem. No problem.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support
João Prates replied on 9 Jun 2013 3:55

Sexta feira estive no Prior Velho a tentar ver em concreto quanto me custaria a revisão.

Quiz saber os preços de todas as revisões do PHV, preço da mão de obra, e obter um orçamento para a revisão dos 30 mil em concreto.

Saí de lá verdadeiramente desiludido. Aliás saí de lá verdadeiramente aterrado! Zip it!

Quando pedi a folha dos preços das revisões (como a que o Antóno Cordeiro arranjou), a resposta foi que não tinham. Confused

Quando apontei para o quadro na parede e disse que era aquilo que queria, a resposta que tive foi que podia tirar uma foto se quisesse! Indifferent

Pois, quem vai ao Prior-Velho o melhor que se consegue é apresentar isto:

E para a mão de obra? Pois adivinharam... inacreditável...

Parece mentira mas é verdade. Numa das principais oficinas da Caetano Auto, a principal de Lisboa, não existem sequer folhas de valores de revisões para dar aos clientes.

A coisa continuou de mal a pior quanto vejo que o PHV não consta da listagem afixada na parede. A resposta foi que muito provavelmente seria o mesmo do 3G. Pois. Talvez. Ou talvez não...

Então lembrei-me que eles têm as folhas de obra, onde tem de constar tudo o que se tem de fazer no carro... mas as folhas de obra são impressas em tipografia, e o PHV também não consta ainda do bloco... mau Maria...

Então tudo está em sistema... pois sim... e então sacar um orçamento com a intervenção para eu saber quanto custa cada serviço feito na revisão? Saber ao fim e ao cabo o que fazem e quanto custa cada componente da revisão?

Era bom era... mas não há forma de o fazer. Inacreditável. Mas que raio não posso pedir um orçamento da revisão? Concerteza que se me derem um orçamento virá tudo detalhado tal como numa factura, pensei eu... mas não. Aqui fica o que é para uma oficina Caetano Auto um orçamento:

3247.IMG.pdf

Ou seja: Um valor a seco tirado afinal de uma tabela que existe numa folha de excel, e que não coincide com o valor do 3G.

É tudo secreto a mais para o meu gosto. Tem uma certa piada no cabeçalho do orçamento ver falar em "transparência".

Decididamente há muito, mas mesmo muito espaço para melhorar na frente do atendimento e da informação ao cliente.

Devia ser absolutamente trivial dar um orçamento, uma factura pro-forma, o que lhe queiram chamar, com exactamente o mesmo nível de detalhe que encontramos na factura final. E não havendo surpresas durante a revisão a factura seria ipsis-verbis o que foi apresentado no orçamento.

A coisa piorou ainda mais quando eu pergunto como raio vou saber quanto poupo em levar o meu óleo se não tenho nenhum detalhe no orçamento. Se não sei quanto custa cada serviço, cada intervenção feita na revisão, quanto sei que gasto a mais ou a menos ao dispensar determinado serviço?

Uma complicação, isso não é fácil, temos de ver o valor do óleo, quantos litros leva o carro... mas se fôr óleo 0W-20 é comprado internamente ao balcão de peças um jerrican de 5L e dão-te o resto, se fôr 5W-30 ou 10W-40 tiram do bidon e o preço é o que estiver no sistema. Que raio.

E quanto custa afinal cada óleo? Em quanto fica a revisão com cada uma das 3 opções? Pois... outro castigo... é que nem sequer havia a certeza de qual o óleo que o carro levava. Quando faço cara feia de não saber sequer que óleo o carro leva, respondem-me que será concerteza o 5W-30, que é o recomendado para o Prius. Eu não acredito. Não acredito que o 5W-30 seja o recomendado porque sei que é o 0W-20, nem acredito que 5W-30 seja o óleo incluído no preço, porque sei ser o 10W-40.

Enfim.

Saí de lá com um grande amargo de boca. Foi sem dúvida a pior experiência que tive no Prior-Velho. Não que o recepcionista tivesse sido desagradável ou que não se tenha esforçado. Sinceramente o rapaz esforçou-se ao máximo por me responder a tudo. E não quiz que eu saísse sem ter respostas a tudo. O esforço estava lá. Infelizmente o esforço sozinho não serve de nada.

Quando o sistema montado, tanto a nível de método de atendimento, como de sistema informático, nenhum funciona como deve ser, não se conseguem dar orçamentos, não se consegue detalhar uma revisão, não se consegue sacar as intervenções de um carro com quase 1 ano de existência na marca... algo está terrivelmente mal.

Gosto muito dos técnicos da oficina, tenho o maior dos respeitos pelos seus conhecimentos, e chego mesmo a ter enorme admiração pelo Carlos Gomes, um Homem Toyota a sério, o mais competente e conhecedor que se pode pedir. Não confio o carro nas mãos de mais ninguém. Tenho sempre aquela sensação espectacular de que estou a entregar o carro a alguém que sabe mais dele que eu, o que para mim é um descanso, é assim que deve ser. Mas...

... mas com um atendimento e uma desinformação destas no atendimento, e com um preço absolutamente aterrador de 42 Eur+ IVA pela mão de obra... lamento... mas é tempo de eu mesmo arregaçar as mangas e começar a tratar do meu menino por outras vias tanto quanto me fôr possível.

Acima de tudo sinto grande tristeza por ver as oficinas chegarem a este ponto.

A Toyota merece melhor serviço, mas acima de tudo nós, os clientes Toyota, merecemos melhor serviço.

Vou reencaminhar este post para o responsável máximo do pós-venda da TCAP, para que tanto quanto possível se aja o mais rápidamente posível sobre estes problemas. O que importa detectado o problema é analisar as causas, e partir para a solução.

Este post é um post de crítica, sem dúvida, mas é crítica construtiva. Queremos melhor. Estamos cá para sugerir melhorias e apontar o dedo ao que achamos que tem espaço para ser melhorado. E aqui há pano para mangas...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Depois da desilusão na oficina, procurei no meu PC e acabei por encontrar perdido o que eu procurava... Angel

Depois de muito analisar a questão, fica o frente a frente entre o que seria a revisão completa no Prior-Velho e como será feita por mim:

Óleo Motor => TGMO 10W40 = 55,70 Eur vs. TGMO 0W20 = 62,99 Eur

Filtro de óleo motor => Part. Number 04152-37010 = 10,75 Eur + IVA vs. Vou comprar no balcão de peças da oficina

Anilha bujão carter => Part. Number 90080-43037 = 1,12 Eur + IVA vs . Vou comprar no balcão de peças da oficina

Óleo Travões => Toyota DOT 5.1 = 6,48 +IVA vs. vou pagar à oficina para fazer a troca por não me sentir à vontade para o fazer eu

Filtro A/C => Part. Number 87139-02020 = 44,23 Eur + IVA vs. Custo zero. Mantenho o meu filtro que está rigorosamente novo:

Foi aspirado só por descargo de consciência. Não vou gastar 54,40 Eur numa coisa totalmente desnecessária!

Aproveitei e vi o filtro de ar do MCI, e também está rigorosamente limpo, não tinha absolutamente nada, aspirei e voltou ao lugar:

Liq. lava-vidros: Part. Number 08808-80016 = 1,60 Eur + IVA vs. Custo zero. Não preciso.

Mão-de-obra: Previstas 1,4 horas = 60,56 Eur + IVA vs. Apenas o tempo de fazer a muda do óleo dos travões, estimo 15 minutos = 10,50 Eur + IVA

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Para fazer eu a revisão só me faltam 2 coisas, que precisarei para mudar o óleo do MCI:

1) Uma chave para retirar o cartucho do filtro. Vou comprar esta:

2) Um macaco decente para subir o carro à frente sem grande esforço para as preguiças. Vou comprar este:

Tudo correndo como espero, mesmo com estas 2 despesas adicionais ficarei com a revisão abaixo do custo que teria feita integralmente na oficina Caetano Auto do Prior-Velho. E são 2 coisas que servem para as futuras revisões e não só. Um macaco decente era algo que já andava para comprar há algum tempo. Fica-me só a faltar uma aparafusadora de percussão... vamos com calma... Stick out tongue

Tudo o resto, chaves, roquetes, etc, já tenho. Não há motivo para deitar tanto dinheiro fora pagando para fazer o que eu mesmo posso fazer.

Page 1 of 12 (114 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com