SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Test drive Renault Fluence Z.E.

rated by 0 users
This post has 51 Replies | 6 Followers

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Bom, antes de mais devo alertar desde já que achava o Fluence Z.E. um trambolho Ick!

Isto devia-se ao facto de a Renault, na adaptação que fez ao Fluence sedan normal, cuja lateral até se pode considerar elegante

ter feito isto ao terceiro volume, para encaixar a bateria do Fluence Z.E. atrás das costas do banco traseiro... Zip it!

Em todo o caso, aviso também que, ao fim de três dias passados na companhia do mastodonte, a únicaHmm crítica que tenho a apontar-lhe é a irritação que isto me causa: DevilBig Smile

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Tal como referi no diário de bordo do meu muito aguardado Zoe, a Renault Chelas teve a amabilidade de me emprestar um Fluence Z.E. durante o fim de semana passado, uma vez que tinha um workshop em Oeiras e ainda não havia (e continua a não haver Crying) previsão de entrega do meu carro.

Ali referi também que foi um gesto com o qual, honestamente, não contava, razão pela qual me surpreendeu positivamente.

Fica, por isso, o meu franco agradecimento à Renault Chelas, na pessoa da responsável de vendas. Yes

De modo que ao fim da tarde de 6.ª feira recebi o telefonema do concessionário e lá fui levantar o Fluence, que me aguardava no seu posto de carregamento.

Já noite escura, pouco tive oportunidade de ver para além ds jantes de liga leve, cujas medidas não fixei mas que me pareceram de 16'', calçadas com uns pneus Goodyear EfficientGrip de baixa resistência ao rolamento, a pensar nos veículos elétricos.

Também não me recordo das medida dos pneus, mas o Alexandre Jesus poderá dar-nos essa informação.

Com a autonomia neste estado

parti para a viagem inaugural, a saber: Renault Chelas>Terreiro do Paço (via Santa Apolónia)>Alcântara>Calvário>Alto de Monsanto>Pina Manique>Benfica, num percurso de

e cheguei a casa com a autonomia assim

O percurso começa com a descida da Renault Chelas até à beira rio, prossegue em plano até Alcântara/Calvário, sobe depois consideravelmente até ao alto de Monsanto pela zona da Tapadinha/Alvito para, então, voltar a descer até Pina Manique.

Com uma condução calma na maior parte do percurso - apanhei inclusivamente bicha na zona de Santa Apolónia - aproveitei apenas para puxar um pouco pelo motor na subida para o alto de Monsanto, tal como havia já feito com o Zoe, evidenciando o ecrã do consumo médio (e não velocidade média, como o computador de bordo, erradamente, menciona)

e um consumo global do percurso de

As primeiras impressões foram francamente positivas.

O interior, como vim a descobrir, é requintado, com destaque para os estofos em pele

e as cortinas integradas nas portas traseiras

e na chapeleira

O ar condicionado é automático bi-zona

com saídas para os passageiros de trás

O volante é muito semelhante ao do Zoe, sendo, portanto, relativamente pequeno e, apesar de relativamente fino também, com boa pega

Nele podemos encontrar os botões do regulador/limitador de velocidade que, tal como no Zoe, se liga e desliga num interruptor situado no túnel central, junto ao travão de mão/apoio de braços, ainda que em posição que me pareceu mais acessível do que no irmão mais novo

Nessa zona encontramos também o comando do sistema de GPS/Multimédia, cujo ecrã é fixo e se situa no topo do tablier, este composto por um plástico de toque suave, à semelhança do que acontece com o cimo das portas.

Encontramos apontamentos de alumínio um pouco por todo o lado, como nas pegas destas últimas

onde estão também os já habituais comandos dos vidros (pareceram-me demasiado recuados) e dos espelhos elétricos (contudo, não rebatíveis eletricamente).

Equipado com sensores de luminosidade e de chuva, assim como um espelho retrovisor eletrocromático, este Fluence não tinha, ao contrário do que é costume ver-se nos Renaults, mesmo os de gamas mais baixas, cartão mãos livres/botão de start/stop, sendo o acesso e arranque feito através de uma chave recolhível normal.

Ainda na zona circundante do volante encontramos a regulação manual da altura dos faróis e da iluminação da instrumentação, assim como o interruptor do sistema de antipatinagem.

Estava também equipado com sensores de estacionamento traseiros mas sem câmara auxiliar.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Alexandre Oliveira Perdigão:
e continua a não haver Crying) previsão de entrega do meu carro.

Sinceramente!

Até podia vir o director geral da Renault em Portugal falar contigo e dar-te música também, que o resultado é o que interessa, e neste caso nicles!

É uma pouca vergonha. Volto a dizer que se fosse eu sem dúvida que já os tinha mandado dar uma curva e comprado outro carro.

Vão gozar com o raio que os parta.

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G
tcap-support

Alexandre, viste aquilo no banco atràs, o que era, um defeito? 

Spritmonitor.de Prius SOL - 10/2011 - preto    ||     Spritmonitor.deHonda Jazz 1.2 Cool  - 08/2007 - vermelho

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Não Tom, creio que era a marca da cadeira dos miúdos.

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Tenho pena que o consumo médio apareça como "velocidade média"...acho que o cliente não merece estas gaffes.

O espaço interior e o conforto parecem em alta! Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Not Ranked
Pendura
0000_PREMIUM_Access
015_Prius+
Clube 1000 km
tcap-support

O que me faz mais confusão neste carro é não ter carga rápida. Um carro que não parece ter vocação apenas citadina e que depois não se consegue tirar da cidade....

Not Ranked
Pendura
012_Prius_2G
410_Vectrix
Clube 1200 km
tcap-support

Porque é que o Alexandre não ponderou a compra deste Fluence quando fez o seu estudo exaustivo?

É muito mais caro que o Zoe? Acho o Fluence muito mais interessante em termos de espaço. Para quem vem do Prius, o espaço a bordo do Zoe pode ser curto!

Se fosse a si, ficava já com este Fluence enquanto o Zoe não chega. Sempre evita o consumo de HC!

"Prius Owner" desde Novembro de 2013.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Gonçalo Assunção:

Porque é que o Alexandre não ponderou a compra deste Fluence quando fez o seu estudo exaustivo?

É muito mais caro que o Zoe? Acho o Fluence muito mais interessante em termos de espaço. Para quem vem do Prius, o espaço a bordo do Zoe pode ser curto!

Se fosse a si, ficava já com este Fluence enquanto o Zoe não chega. Sempre evita o consumo de HC!

roubaste-me as palavras e ainda para mais um fluence em frança com um dois anos custa qualquer coisa como 9500€

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

A razão é simples e o Mário já a aflorou: um carro elétrico (pelo menos os carros elétricos que efetivamente "cabem" nos nossos bolsos...Devil) está, para já, fadado a ter uma vocação quase exclusivamente citadina.

Nessa medida, quer o Leaf quer, principalmente, o Fluence, constituíam duas opções menos ajustadas aos objetivos do que o Zoe.

Sendo certo que são produtos qualitativamente superiores, têm a mesma (ou maior) limitação ao nível da autonomia que o Zoe, com a desvantagem de serem menos práicos na cidade e, para além disso, substancialmente mais caros. Acresce ainda que o preço acrescido levaria quase de certeza a que a opção de ficar com o meu IN se tornasse economicamente mais vantajosa (lembremo-nos de que o custo líquido de utilização anual do Zoe era inferior ao do IN em apenas cerca de 600 a 700 euros), resolvendo melhor não só o problema do espaço interior como ainda a questão da flexibilidade de utilização (autonomia).

Se virmos bem, a minha ideia inicial começou por ser um "downsizing" do Prius para o Yaris HSD, pelo que a opção final pelo Zoe acaba por ser coerente e lógica à luz dessa linha de raciocínio.

Se é para usar (quase exclusivamente) na cidade, que seja um citadino, não?

aop@prius-pt.com

Page 1 of 6 (52 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com