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Test drive Renault Fluence Z.E.

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Mário Pedro Marques:

Esses paradoxos deram nisto:

http://e-move.tv/noticias/producao-do-renault-fluence-z-e-chega-ao-fim

É com profunda tristeza que se assiste a esta mudança de planos.

Um modelo emblemático da gama ZE (o primeiro ZE), dar-se por findo...o que acontecerá ao resto da gama?

Branca de Neve 30% são minha autoria...

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Não surpreende, pois como o AOP referiu o conceito não bate certo (citadino com tamanho de grande familar e espaço de utilitário)...

Mesmo o Leaf sofre ainda um bocadinho disto, ainda que em muito menor grau.

Já o Zoe tem todas as condições para bater certo, mas isto se a Renault de facto estiver interessada em vender, o que, a ter em conta por um tópico ao lado, não é assim muito seguro...Confused

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

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Telmo Salgado:
Um modelo emblemático da gama ZE (o primeiro ZE), dar-se por findo...o que acontecerá ao resto da gama?

Ouvi rumores de que a patente teria sido vendida à Coreia com o nome Sm3?...

Relativamente ao resto da gama, não vejo qualquer relação. O descontinuar da produção deve-se à pouca procura. Tal como o AOP refere, é um belo produto, mas de proporções desadequadas ao objectivo de citadino (embora hajam sempre gostos para tudo...).

Parece que a Renault já está a considerar a venda das baterias com o carro, pelo menos no norte da europa. Acaba assim mais um entrave!

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Também tenho uma outra razão para o insucesso de vendas...

Por mais inteligente que possa parecer o aluguer de baterias, e com uma calculadora para descansar consciências, não é fácil para o proprietário aceitar uma renda mensal de bateria, um valor nada irrisório e que fica equilibrada com os custos em combustível dum tradicional.

Em resumo, um bom projecto é mais do que fazer um carro funcionar e ser agradável. É preciso que o desempenho, a aceitação, a imagem, a equipa de vendas, e a assistência funcionem em conjunto. Algumas marcas já se afundaram por alguma destas vertentes falhar...a Lancia é o caso mais recente, a Saab por outros motivos, mas que também se prendem com o produto...

edit: (ops o Alexandre já falou sobre este assunto...)

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Alexandre Jesus:

Telmo Salgado:
Um modelo emblemático da gama ZE (o primeiro ZE), dar-se por findo...o que acontecerá ao resto da gama?

Ouvi rumores de que a patente teria sido vendida à Coreia com o nome Sm3?...

Relativamente ao resto da gama, não vejo qualquer relação. O descontinuar da produção deve-se à pouca procura. Tal como o AOP refere, é um belo produto, mas de proporções desadequadas ao objectivo de citadino (embora hajam sempre gostos para tudo...).

Parece que a Renault já está a considerar a venda das baterias com o carro, pelo menos no norte da europa. Acaba assim mais um entrave!

Há algum tempo a Renault decidiu interromper o Laguna e a Espace no solo britânico. De imediato, a popularidade da marca baixou, e o resto da gama ressentiu-se. É um laço de confiança que se quebra.

A Nissan teve momentos bons e outros momentos de estagnação com o Leaf mesmo sendo o carro do ano Europeu, mas como as vendas são globais e crescentes, ilustra o resultado duma boa teimosia...

Finalmente, a Samsung que dá nome a alguns modelos Renault...pode ser que não se perca este sedan elegante e cómodo!...

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Perante a possibilidade de se adquirirem fluences por 6000€ em França pergunto aos condutores de fluences e aos conhecedores:

- Um EV de 2011 ter menos de 10.000km no odo poderá ser prejudicial ao pack de baterias?

- é possível usar um cabo de 16a numa instalação "normal" de casa? ou é apenas para redes trifasicas?

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O fluence também paga aluguer de baterias? 

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sim claro, mas vê assim. compras o carro por uma autentica bagatela :) o aluguer é a garantia de que mesmo usado nunca irás ter problemas com as baterias...

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Mas acaba por te matar a poupança em termos de consumo mensal, quando comparado com o Prius, por exemplo, ou mesmo um carro normal.

 

Se ao menos eles ainda fizessem os mesmos preços de aluguer que em França.. Mas como cá somos um país de ricos, toca a esticar o preço Angry

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José estas a ter uma visão muito redutora da realidade.

Qual dos cenários preferes?

 

Cenário 1 - Comprar um LEAF semi novo com bateria incluída por 25.000€

Cenário 2 - Comprar um ION Usado com bateria incluída por 15.000€

Cenário 3 - Compra um Fluence por 6.000€ e pagar 79€ mês de aluguer.

 

Ora bem temos 19.000€ de diferença para o LEAF o que dá para 20 anos de aluguer (duvido que as baterias do LEAF durem 20 anos)

Para o ION temos 8.000€ de diferença o que dá para 8 anos e meio de aluguer... (duvido que as baterias do ION durem 8 anos e meio)

 

Portanto tens perante ti uma situação de custo de oportunidade. Podes nao poupar na Bomba, mas tens o gozo de ter um EV a um preço acessivel

 

Portanto podes nao poupar na bomba, (o que comparado com a tua Sharan duvido que nao seja verdade) mas sempre poupas na manutenção.

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