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Test drive Renault Fluence Z.E.

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Se for uma bomba de calor, uma temperatura baixa exterior vai obrigar a maior potência.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Alexandre Oliveira Perdigão:
Ok, mas então vejamos: se neste teste coloquei o seletor da temperatura e da ventoínha no máximo e no mínimo, isso significa que estava a solicitar a máxima potência do compressor quer para aquecer quer para arrefecer, certo?

Não necessariamente. Se não estou em erro não é possível solicitar uma temperatura interior inferior a 16 ou 18.ºC, mesmo que se seleccione o máximo de frio... tendo em conta as temperaturas que se fazem sentir actualmente, acredito que o interior do carro já estivesse perto da temperatura miníma, ou até mesmo abaixo desta.  Wink

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Carlos Costa:
Resumindo, apenas o vidro do condutor tem abertura automática.

Resumindo, apenas OS vidros da frente têm abertura E fecho automáticos! Wink

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Telmo Salgado:
...E o Leaf, anterior a este ZE? É melhor?

O Leaf funciona exactamente como os Prius: começa uma regeneração ligeira ao desacelerar, aumentando consoante a pressão exercida no travão.

Sinceramente, ainda não cheguei à conclusão de qual dos sistemas será o melhor!

Penso que o do BMW i3, mas também será o que permite um superior valor de energia regenerada.

Porque razão a Renault não permitiu maior regeneração? Será para proteger as baterias?

Na teoria e a meu ver, o único inconveniente do sistema japonês, será um hipotético maior desgaste das pastilhas, visto que as encosta aos discos sempre que actuamos os travões... Hmm

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Alexandre Jesus:
Resumindo, apenas OS vidros da frente têm abertura E fecho automáticos!

Assim está melhor. Dúvida esclarecida! 

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Retomando o relato, na manhã de sábado, por ocasião da tentativa falhada de carregamento no posto Mobi.e da Avenida dos EUA, o computador de bordo apresentava os seguintes valores:
- Distância percorrida - 28,4km
- Velocidade média - 21,5km/h
- Consumo médio 16.7kWh/100km
- Consumo - 4kWh
- Autonomia - 50km (subtraindo a distância percorrida à autonomia inicial restariam 45,6km)



Não tendo conseguido carregar nada (ou quase nada, pois em determinada altura tirei esta foto ao display do posto de carregamento)



lá segui para Oeiras, onde, por ter chegado em cima da hora do meu workshop, não tive tempo de procurar/experimentar o posto Mobi.e mais próximo.

À ida para Oeiras apanhei a A5, com a subida para Carnaxide/Linda-a-Velha pelo meio e, mais à frente, a descida e nova subida do vale do Jamor, junto ao Estádio Nacional, tendo ocorrido nesta curta viagem de autoestrada o meu primeiro momento de deslumbramento elétrico. Surprise

Que regalo circular [praticamente] sem ruído! Cool

No regresso optei pela marginal até Algés e depois pela CRIL até Benfica, onde acabei por deixar o Fluence a "atestar", no posto Mobi.e junto à Mata de Benfica.

Nesta altura os dados do CB eram os seguintes:
- Distância percorrida - 44,6km
- Velocidade média - 31,4km/h
- Consumo médio 14.8kWh/100
- Consumo - 6kWh
- Autonomia - 28km (subtraindo a distância percorrida à autonomia inicial restariam 29,4km)

Ligado à corrente, restava aguardar que os eletrões fizessem o seu trabalho Time



Na manhã seguinte, o CB indicava a seguinte autonomia



e o portal Mobi.e

o que, com tarifa bi-horária e o valor do kWh a cerca de € 0,08 + IVA, rondaria € 1,36 para percorrer 73km, ou seja, cerca de € 0,018/km ou aproximadamente € 1,80/100km.

Lá rumei então ao Chiado, onde voltei a colocar o Fluence à carga, no posto Mobi.e junto ao Teatro Municipal São Luiz, com o seguinte cenário no CB:

- Distância percorrida - 10,7km
- Velocidade média - 26,2km/h
- Consumo médio 18.1kWh/100
- Consumo - 1kWh
- Autonomia - 80km (subtraindo a distância percorrida à autonomia inicial restariam 78,3km)

Por qualquer razão que desconheço, o portal Mobi.e não registou este carregamento. Hmm

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Foi no final desse domingo, bastante chuvoso por sinal, que aproveitei para fazer o teste de subida à Serra da Mina com o acelerador a fundo, como já tinha referido, ao que se seguiu o regenerador retorno.

No CB

- Distância percorrida - 43km
- Velocidade média - 26,5km/h
- Consumo médio 20.3kWh/100
- Consumo - 8kWh
- Autonomia - 51km (subtraindo a distância percorrida à autonomia inicial restariam 46km)

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Na segunda feira, ainda esperançado de que o dia me desse folga suficiente para ir devolver o carro à Renault Chelas, troquei o meu VE do costume, o metro, pelo Fluence, e levei-o para a baixa, com paragem no Bairro Alto para deixar o miúdo na escola.

O meu plano era estacioná-lo no posto Mobi.e junto à Câmara Municipal de Lisboa, onde costumam parar outros irmãos Fluence da autarquia, precisando para isso de chegar antes dos vereadores/presidente... Time o que aconteceu mesmo à continha, pois chegaram uns minutos depois! E tiveram de ir estacionar noutro lado...

Antes da carga, a contagem do CB era esta

- Distância percorrida - ilegível, mas pareceu-me 18,5km Super Angry
- Velocidade média - 20,2km/h
- Consumo médio 20.6kWh/100
- Consumo - 2kWh
- Autonomia - 35km

Como podem ver, desta vez dei uso à tomada do lado esquerdo Geeked

À hora do almoço desimpedi o posto com esta autonomia

este cenário no portal Mobi.e

e, um pouco mais tarde, voltei a estacioná-lo no posto do São Luiz, desta feita direito à companhia de um iOn camarário

À semelhança do que acontecera no domingo, este carregamento não ficou registado no portal Mobi.e Tongue Tied

A meio da tarde regressei a casa, não sem antes passar pelas torres do Colombo em trabalho, tendo tido um encontro imediato com um certo fumarento Devil BabyBlue no posto Prio.e do estacionamento subterrâneo.

Dados do CB após carregamento do Chiado

- Distância percorrida - 16,9km
- Velocidade média - 22,2km/h
- Consumo médio 20.1kWh/100
- Consumo - 3kWh
- Autonomia - 71km (subtraindo a distância percorrida à autonomia inicial restariam 69,1km)

Com a hora a passar já das 19 e a 2.ª Circular competamente entupida em virtude da hora de ponta e da chuva, a entrega do carro na Renault Chelas ficou adiada para o início da manhã de 3.ª feira, altura em que deixei o Fluence, com pena minha, com esta distância adicionada ao odómetro

No CB, levado a zeros nessa manhã, tínhamos

- Distância percorrida - 23,3km
- Velocidade média - 21,0km/h
- Consumo médio 15.5kWh/100
- Consumo - 3kWh
- Autonomia - 49km (subtraindo a distância percorrida à autonomia inicial restariam 45,8km)

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Em conclusão, o Fluence Z.E. é um carro fantástico, pese embora paradoxalmente desajustado - o que é uma pena! - à realidade que melhores ferramentas tem para enfrentar: a cidade.

Fantástico porque é muito confortável, muitíssimo silencioso e safa-se muito bem nos arranques, subidas etc, até a velocidade começar a aproximar-se dos 90/100km/h. Aí chegado não é que perca demasiado a compostura, pois mantém um comportamento são e um conforto, nomeadamente acústico, a toda a prova. Contudo, o vigor incial começa a quebrar e, com velocidades na casa dos 110km/h ou mais, é ver a autonomia e o ponteiro da carga da bateria a afundarem a olhos vistos... Tongue Tied

Desajustado porque é o carrão que se vê... Indifferent Longo como poucos, sem que isso se reflita de forma expressiva no habitáculo e muito menos na bagageira, o Fluence, de familiar, só tem o tamanho e o preço, pois a autonomia limitada e o malão - que afinal não passa de uma malinha - não lhe permitem aspirar a muito mais altos voos.

Assim, por um lado temos a cidade a agradecer-lhe a vivacidade do conjunto motriz, relevando a sua reduzida capacidade de carga, pois é mais do que suficiente para as compras do supermercado, mas a ficar com os cabelos em pé quando chega a parte de manobrar ou estacionar em parques de estacionamento ou ruas apertados.

Por outro temos a estrada a chamar pelo seu conforto, espaço e paz interiores, para logo refrear os ânimos ao tomar consciência de que o volume disponível para a carga e a autonomia realista a rondar uns 150km obrigatoriamente serenos não lhe dão margem para muito mais do que umas curtas escapadelas de fim de semana.

Penso, por isso, que o Fluence Z.E. constitui uma excelente alternativa para carro de representação, como terá sido a [boa] aposta da CML. Yes

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Esses paradoxos deram nisto:

http://e-move.tv/noticias/producao-do-renault-fluence-z-e-chega-ao-fim

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