Sim Luis, mas com percursos tão curtos não esperes milagres só por esperar pelo pré-aquecimento antes de arrancar.
Mesmo com um 3G farias talvez menos meio litro quando muito, porque 3km é mesmo muito mas muito curto!
Só te safavas com um PHV!
Toyota Prius 3G PHV Toyota Prius 4G PHV
Cabos de carregamento, EVSE seguros e inteligentes, Wall chargers, instalações chave-na-mão, fotovoltaico auto-consumo
Luís Amaral:é só ligar o carro, esperar que o MCI arranque e volte a parar, e inicio a marcha nessa altura?
Exacto! A questão do pré-aquecimento é muito importante. A não ser que, imediatamente após ligar o carro, surja um percurso com declive favorável (descida), acho que é sempre preferível fazer o pré-aquecimento com o Prius parado. Arrancando de imediato, o carro vai deslocar-se em modo EV, com o MCI a trabalhar apenas para aquecer. No arranque a frio, o MCI só produz trabalho efectivo se a solicitação do acelerador for exagerada!
ccosta@prius-pt.com
Prius +
Pois é. Tal como ontem disse, hoje segui as dicas que o João Prates falou e na verdade, embora não me tenha baixado a média acumulada (vai em 500 Km/s e a marcar 5,1 l/100), notei diferença no consumo instantâneo no final da subida e no esforço do carro; parecia mais leve, a corresponder melhor e com menos esforço.....
Carreguei no botão, o motor ligou passado uns segundos e fiquei parado á espera; não mais de 1 ou 2 minutos (não sei ao certo, mas levou pouco tempo) até o motor parar de novo... De seguida arranquei suavemente e deixei-o ir à vontade, notando na verdade menos esforço na subida.
Quase no final da subida, tal como o JP disse, tentei ligar o EV mas ele não ligou (a bateria estava num nível de carga que não permitia, com os traços bem lá em cima)... E aqui houve logo uma grande diferença pois normalmente quando chegava aquele local a carga estava cá em baixo, só com 2 traços e já no vermelho.....
Depois na descida, deixei-o ir.... e, quando a bateria já estava totalmente carregada, ainda lhe fui dando uns toques no acelerador para não ligar o arrefecimento...
De seguida, e encontrando-me no inicio da calçada de carriche (Lisboa) tinha nova subida.... mas hoje havia pouca fila (provavelmente está a ir muita gente para Turim.....Pois...) e lá fui indo sempre embalado....
Totais chegados ao Saldanha;
Primeiros 5 minutos (a subida) 10 l ou mais;
2.ºs 5 minutos; 0 (zero)
3.ºs 5 minutos; 7,4
4.ºs 5 minutos; 2, 5
5.ºs 5 minutos; 2,5
6.ºs 5 minutos; 2,5
Os consumos de 10 e 7,4 foram as subidas... o zero foi na descida e os 2,5 em plano....
Claro que hoje, como disse, houve pouco para/arranca mas de qualquer modo notei diferença sim....
Voltando ao pré-aquecimento, na verdade sempre achei que arrancando logo, faria 2 em 1, ou seja, gastaria menos pois enquanto aquecia ia rolando, aproveitando o aquecimento para andar.... O que não sabia é que estava a gastar bateria.... ou melhor dizendo, achava que era assim mesmo...
Agora já sei... que só posso fazer o pré-aquecimento em andamento se for a descer e nunca a subir...
Obrigado de novo pelas dicas...
Manuel Rosa - (PRIUS 2G)
nao tendo dado para forçar o modo EV devias ter soltado o acelerador e tornado acelarar lentamente por forma a usares apenas a locomoção electrica.
quanto à ventoinha, nao te preocupes com ela... a minha está sempre a bombar especialmente com o tempo quente, a função dela é mesmo essa pelo que nao te preocupes em poupar a bateria HV
Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower Diário de Bordo de Um Prius Serrano
Mitsubishi Outlander PHEV Diário de Bordo do Ironhide
Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link
Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)
Manuel Rosa, que tal verificares a pressão dos pneus, não estará demasiado baixa?
Logo à noite a ver se me lembro de em casa fazer um split disto.
Coisas destas não devem invadir com esta dimensão os diários de bordo dos outros.
Tenho de mudar isto para o db do Manuel.
Ok... mais uma dica.... ( e eu que pensava que já sabia tudo !!!)
Upsss... é verdade, este é o diário de bordo do Paulo Novais..... Uma invasão mesmo! As minhas desculpas por interferir....
Interfiram à vontade. Não se esqueçam que também tenho um Prius há menos de 1 mês. Aprendi muita coisa. Por exemplo, importantíssimo, sobre o arranque a frio.Por isso, continuem. Façam de conta que estão em vossa casa. abs