Depois dos meus quase 1000 km ao volante do Prius, algumas conclusões e umas quantas perguntas.
Em primeiro lugar, estabilizei a média de consumos nos 5.4l/100km. Isto com uma grande parte de quilometragem em cidade e de pequenos percursos, onde nem sempre é fácil manter uma carga de bateria que permita uma condução mais eléctrica. O que é uma agradável surpresa, tratando-se de um carro com um motor 1800cc a gasolina e 1800kg de peso.
Em segundo lugar, vindo de um Renault, sinto o Prius um pouco duro de suspensão. Sei que os 1.800 kg não dão para grandes coisas, mas mesmo assim fiquei um pouco desapontado.
Também é um pouco ruidoso, de ruídos parasitas, pela mesma razão anterior e pelas jantes de 17".
Claro que este ultimo ponto, tratando-se de um carro tão silencioso na componente mecânica, talvez tenha maior realce para quem estava habituado a um motor a gasóleo.
Quanto à vida a bordo, é realmente excepcional. A condução em estrada é soberba, o conforto extremo.
Umas das questões que tenho, relaciona-se com o melhor modo de condução, tendo em consideração que é um carro de cidade, principalmente. Normal ou Eco?Outra prende-se com o facto de apenas uma vez ter visto o indicador de bateria com todas as barras acesas desde que tenho o carro. Ou seja, as baterias totalmente cheias. É normal?
Obrigado pelo apoio.Abraço
Paulo
Ando sempr em modo "normal". Esta questão já se discutiu várias vezes aqui no forum. Em modo "Eco", o carro fica pastelão! Se tiveres uma condução cuidada, consegues na mesma bons consumos em "normal".
Quanto à outa questão, é normal o carro raramente ter o indicador de bateria com as 10 barras. O Prius "esforça-se" por manter as oito! Digamos que é uma espécie de optimização de carga consoante a necessidade de energia. Só em descidas prolongadas é que o bateria carrega totalmente.
Paulo, o Prius não pesa 1800kg. O seu peso bruto pode ser esse, mas a tara é inferior a 1400kg.
O Roberto disse bem, o HSD tenta que a bateria de tração esteja com 2 traços em falta, um ponto ótimo. Assim permite ter espaço para poder absorver travagens e descidas, e ainda ter em reserva alguma carga para um trajeto em trânsito, cerca de 250Wh (900KJ) de folga para "cada lado".
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta:
Vou experimentar usar o modo normal e ver a diferença.Obrigado pela informação sobre a bateria. Agora entendi porque raramente está cheia.
Obrigado Telmo.
Realmente 1800kg é o peso bruto. O carro pesa cerca de 1500. Fiz confusão.
Quanto à questão da bateria já entendi. Parece-me bastante inteligente.
Paulo Novais:estabilizei a média de consumos nos 5.4l/100km
Muitíssimo alta, algo não está bem na tua condução, digo eu...
Paulo Novais:Isto com uma grande parte de quilometragem em cidade e de pequenos percursos, onde nem sempre é fácil manter uma carga de bateria que permita uma condução mais eléctrica.
Estás a querer dizer que tentas forçar o modo EV ao máximo?
Se é isso, toma atenção que é um erro enorme, nunca deves forçar o EV, isso paga-se muito caro em consumos...
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Não te esqueças, João, que o meu não é o Plug In e que grande parte (70%) da quilometragem é em cidade.
E que ainda me estou a habituar e a perder alguns vícios de carros a gasóleo.
Não, não tento forçar o modo EV. Aliás, acho que só usei uma vez para experimentar.
Mas não tinha ideia que o sistema de gestão da bateria mantinha a carga entre os 40% e os 80% para aumentar a longevidade das mesmas.
Vou experimentar durante algum tempo a condução em modo "normal" e ver as diferenças.
Porque tenho a certeza que consigo baixar os consumos.
Certo, mas mesmo sem EV forçado podes rolar na mesma excessivamente em modo eléctrico e esgotar as baterias com frequência (apenas duas barras), obrigando o motor a entrar em funcionamento para as carregar.
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Paulo Novais: Em primeiro lugar, estabilizei a média de consumos nos 5.4l/100km. Isto com uma grande parte de quilometragem em cidade e de pequenos percursos, onde nem sempre é fácil manter uma carga de bateria que permita uma condução mais eléctrica.
Em primeiro lugar, estabilizei a média de consumos nos 5.4l/100km. Isto com uma grande parte de quilometragem em cidade e de pequenos percursos, onde nem sempre é fácil manter uma carga de bateria que permita uma condução mais eléctrica.
A média 5.4l/100kms é realmente alta, mas o Paulo refere que os 1000kms feitos foram em cidade e em pequenos percursos! Se a "grande parte" a que se refere for realmente significativa, talvez não seja de estanhar a média. Os pequenos percursos são terríveis para os consumos! Isto, porque o Prius gasta bastante durante o ciclo de aquecimento. O andar em cidade... Depende, se houver muitos pára-arranca é inevitável a bateria chegar aos dois traços e consequentemente o MCI arranca e gasta combustível!
Por isso, Paulo, os 5.4l/100kms podem ser uma boa média! A pergunta é: nas mesmas condições, quanto gastaria um vulgar fumarento?
Paulo Novais:Não te esqueças, João, que o meu não é o Plug In e que grande parte (70%) da quilometragem é em cidade.
Certo, mas quase todos nós já fizemos 4 litros e até menos com os 3G em trânsito infernal na cidade.
Tu falas em mais de 5 litros, é muitíssimo.
Paulo Novais:Mas não tinha ideia que o sistema de gestão da bateria mantinha a carga entre os 40% e os 80% para aumentar a longevidade das mesmas.
O sistema tenta centrar nos 60% para tal como o Telmo explicou, ter espaço para armazenar os desperdícios das travagens e ainda assim ter carga para auxiliar a tracção quando necessário. É o meio termo ideal.
Paulo Novais:Vou experimentar durante algum tempo a condução em modo "normal" e ver as diferenças.
Não vais notar praticamente nada. Acredito que baixe, mas fruto das temperaturas que não param de subir, e não do modo Eco per si.
Paulo Novais:Porque tenho a certeza que consigo baixar os consumos.
Temos todos!
Roberto Batista:mas o Paulo refere que os 1000kms feitos foram em cidade e em pequenos percursos!
Ah bom, não tinha reparado nisso!
Paulo, qual a extensão dos teus percursos normais? 10 km ou menos? Percursos de 5 ou 10 minutos?
Isso de facto explicava melhor os consumos altos. Em percursos muito curtos não há milagres... o pré-aquecimento mata tudo...
Outra questão: Quanto é que gastavas com o teu carro anterior (e qual era) nos mesmíssimos percursos e condições?