SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de Bordo - Paulo Novais

rated by 0 users
This post has 38 Replies | 7 Followers

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G

Depois dos meus quase 1000 km ao volante do Prius, algumas conclusões e umas quantas perguntas.

Em primeiro lugar, estabilizei a média de consumos nos 5.4l/100km. Isto com uma grande parte de quilometragem em cidade e de pequenos percursos, onde nem sempre é fácil manter uma carga de bateria que permita uma condução mais eléctrica. O que é uma agradável surpresa, tratando-se de um carro com um motor 1800cc a gasolina e 1800kg de peso.

Em segundo lugar, vindo de um Renault, sinto o Prius um pouco duro de suspensão. Sei que os 1.800 kg não dão para grandes coisas, mas mesmo assim fiquei um pouco desapontado.

Também é um pouco ruidoso, de ruídos parasitas, pela mesma razão anterior e pelas jantes de 17".

Claro que este ultimo ponto, tratando-se de um carro tão silencioso na componente mecânica, talvez tenha maior realce para quem estava habituado a um motor a gasóleo.

Quanto à vida a bordo, é realmente excepcional. A condução em estrada é soberba, o conforto extremo.

Umas das questões que tenho, relaciona-se com o melhor modo de condução, tendo em consideração que é um carro de cidade, principalmente. Normal ou Eco?

Outra prende-se com o facto de apenas uma vez ter visto o indicador de bateria com todas as barras acesas desde que tenho o carro. Ou seja, as baterias totalmente cheias. É normal?

Obrigado pelo apoio.
Abraço

Paulo 

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support

Ando sempr em modo "normal". Esta questão já se discutiu várias vezes aqui no forum. Em modo "Eco", o carro fica pastelão! Se tiveres uma condução cuidada, consegues na mesma bons consumos em "normal".

Quanto à outa questão, é normal o carro raramente ter o indicador de bateria com as 10 barras. O Prius "esforça-se" por manter as oito! Digamos que é uma espécie de optimização de carga consoante a necessidade de energia. Só em descidas prolongadas é que o bateria carrega totalmente. 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Paulo, o Prius não pesa 1800kg. O seu peso bruto pode ser esse, mas a tara é inferior a 1400kg.

O Roberto disse bem, o HSD tenta que a bateria de tração esteja com 2 traços em falta, um ponto ótimo. Assim permite ter espaço para poder absorver travagens e descidas, e ainda ter em reserva alguma carga para um trajeto em trânsito, cerca de 250Wh (900KJ) de folga para "cada lado".

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G

Vou experimentar usar o modo normal e ver a diferença.
Obrigado pela informação sobre a bateria. Agora entendi porque raramente está cheia. 

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G

Obrigado Telmo.

Realmente 1800kg é o peso bruto. O carro pesa cerca de 1500. Fiz confusão.

Quanto à questão da bateria já entendi. Parece-me bastante inteligente.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Paulo Novais:
estabilizei a média de consumos nos 5.4l/100km

Muitíssimo alta, algo não está bem na tua condução, digo eu... Hmm

Paulo Novais:
Isto com uma grande parte de quilometragem em cidade e de pequenos percursos, onde nem sempre é fácil manter uma carga de bateria que permita uma condução mais eléctrica.

Estás a querer dizer que tentas forçar o modo EV ao máximo?

Se é isso, toma atenção que é um erro enorme, nunca deves forçar o EV, isso paga-se muito caro em consumos...

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G

Não te esqueças, João, que o meu não é o Plug In e que grande parte (70%) da quilometragem é em cidade.

E que ainda me estou a habituar e a perder alguns vícios de carros a gasóleo. Wink

Não, não tento forçar o modo EV. Aliás, acho que só usei uma vez para experimentar. 

Mas não tinha ideia que o sistema de gestão da bateria mantinha a carga entre os 40% e os 80% para aumentar a longevidade das mesmas.

Vou experimentar durante algum tempo a condução em modo "normal" e ver as diferenças.

Porque tenho a certeza que consigo baixar os consumos.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Certo, mas mesmo sem EV forçado podes rolar na mesma excessivamente em modo eléctrico e esgotar as baterias com frequência (apenas duas barras), obrigando o motor a entrar em funcionamento para as carregar.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Top 50 Contributor
Full Hybrid
013_Prius_3G
A01_Ioniq_BEV
Clube 1200 km
tcap-support

Paulo Novais:

Em primeiro lugar, estabilizei a média de consumos nos 5.4l/100km. Isto com uma grande parte de quilometragem em cidade e de pequenos percursos, onde nem sempre é fácil manter uma carga de bateria que permita uma condução mais eléctrica. 

A média 5.4l/100kms é realmente alta, mas o Paulo refere que os 1000kms feitos foram em cidade e em pequenos percursos! Se a "grande parte" a que se refere for realmente significativa, talvez não seja de estanhar a média. Os pequenos percursos são terríveis para os consumos! Isto, porque o Prius gasta bastante durante o ciclo de aquecimento. O andar em cidade... Depende, se houver muitos pára-arranca é inevitável a bateria chegar aos dois traços e consequentemente o MCI arranca e gasta combustível!

Por isso, Paulo, os 5.4l/100kms podem ser uma boa média! A pergunta é: nas mesmas condições, quanto gastaria um vulgar fumarento?

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Paulo Novais:
Não te esqueças, João, que o meu não é o Plug In e que grande parte (70%) da quilometragem é em cidade.

Certo, mas quase todos nós já fizemos 4 litros e até menos com os 3G em trânsito infernal na cidade.

Tu falas em mais de 5 litros, é muitíssimo.

Paulo Novais:
Mas não tinha ideia que o sistema de gestão da bateria mantinha a carga entre os 40% e os 80% para aumentar a longevidade das mesmas.

O sistema tenta centrar nos 60% para tal como o Telmo explicou, ter espaço para armazenar os desperdícios das travagens e ainda assim ter carga para auxiliar a tracção quando necessário. É o meio termo ideal.

Paulo Novais:
Vou experimentar durante algum tempo a condução em modo "normal" e ver as diferenças.

Não vais notar praticamente nada. Acredito que baixe, mas fruto das temperaturas que não param de subir, e não do modo Eco per si.

Paulo Novais:
Porque tenho a certeza que consigo baixar os consumos.

Temos todos! Yes

Roberto Batista:
mas o Paulo refere que os 1000kms feitos foram em cidade e em pequenos percursos!

Ah bom, não tinha reparado nisso!

Paulo, qual a extensão dos teus percursos normais? 10 km ou menos? Percursos de 5 ou 10 minutos?

Isso de facto explicava melhor os consumos altos. Em percursos muito curtos não há milagres... o pré-aquecimento mata tudo...

Outra questão: Quanto é que gastavas com o teu carro anterior (e qual era) nos mesmíssimos percursos e condições?

Page 2 of 4 (39 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com