SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de bordo - Luís Figueiredo

rated by 0 users
This post has 93 Replies | 7 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
O artigo exclui a resistência por efeitos aerodinâmicos, numa leitura aqui no tlm. Amanhã olharei com mais atenção e poderei discutir.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
0000_PREMIUM_Access
tcap-support

Ainda bem que estão a falar nisto, pedi uma declaração com 205/55R16 e 215/45R17, já pedi para acrescentar 225/45R17 espero ir a tempo....

Obrigado Luis.

PS: Eu no Civic Hybrid tinha os de origem Dunlop Sport .....195/65R15 troquei para Continental Premiun Contact 205/55R16 e não notei nada no consumo, aumentou e muito na segurança e....baixou drasticamente o ruido de rolamento..

PSII. Luis, se acha que o barulho vem das portas, sugiro que forre a alcatrão, também fiz no Civic e.....uau que diferença.

PSIII Falta as fotos.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Por mais que o engenheiro de pneus se foque no RR, e em particular no RRC, o resultado prático do aumento de largura pode ser observado em:

http://www.caranddriver.com/features/effects-of-upsized-wheels-and-tires-tested

E não nos devemos esquecer também nas diferenças em consumos normalizados das versões 195-15" e 215-17" do Prius. Extraurb 3,7 vs 3,8l/100km Urbano 3,9 vs 4,0l/100km

http://www.toyota.pt/new-cars/prius/index.json

As razões que eu aponto para esta diferença encontram-se:

Aerodinâmica: Efeito invíscido de escoamento - [Carga proporcional ao quadrado da velocidade]

Peso de cada roda: Momento de inércia - [a cada transiente de velocidade, maior energia acumulada, dissipando nas travagens]

Mesmo descontando o efeito RRC o colega Barry lá atrás descreveu, os benefícios em consumo de subir largura são...falsos.

Not Ranked
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Ricardo Ornelas:

PSII. Luis, se acha que o barulho vem das portas, sugiro que forre a alcatrão, também fiz no Civic e.....uau que diferença.

Ricardo, isso é algo que já está a decorrer no meu prius, não estou a fazer com alcatrão por assim dizer, é um material à base de borrachas (butyl) mesmo para utilização automovel e feltro como encontramos por exemplo por baixo da alcatifa do nosso prius ou dentro das portas dos lexus.

Como estou a fazer de acordo com a disponibilidade ainda está longe de ser concluido, daí não ter partilhado nada no forum ainda. Posso dizer que sim, a começar pelo bater das portas nota-se logo diferença. Depois assim que tiver numa fase mais avançada mostro resultados e partilho os detalhes. Já agora, foste tu que fizeste a aplicação?

Ricardo Ornelas:
PSIII Falta as fotos.

Eu sei, eu sei... estou mesmo em falta...Embarrassed

Not Ranked
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Obrigado Telmo pela tua ajuda e partilha de conhecimento, é mesmo disto que eu gosto Smile.

Telmo Salgado:

Por mais que o engenheiro de pneus se foque no RR, e em particular no RRC, o resultado prático do aumento de largura pode ser observado em:

http://www.caranddriver.com/features/effects-of-upsized-wheels-and-tires-tested

Relativamente ao teu exemplo, se calhar não me expliquei bem e parece-me que estamos a fugir à questão principal. Do ponto de vista da realidade, sim os topicos que falam aí fazem todo o sentido, em 15 exprimentam com rodas de ferro e nas medidas superiores com jantes aftermarket. No entanto focam-se precisamente naquilo que a malta tipicamente faz ,que é mudar a roda do carro, conjunto jante+pneu. E este não é de todo o cenário que mais se adequa à minha situação.

Há aqui dois pontos importantes e por isso não posso deixar de os destacar. Eu não vou mudar de jante mas vou mudar de pneu. Tirando o facto de mudar de pneu significa no meu caso, marca e modelo. O pneu que quero em 225x45x17 é mais eficiente do que em 215x45x17 (mesma marca e modelo). Dado que a jante permanece a mesma, o conjunto é logicamente mais pesado, a questão é o quão mais versus RRC. Não deverá ser astronomicamente mais pesado, assim como o RR não deverá ser astronomicamente mais alto, ou seja, não me provas que num resultado prático se consiga confirmar ou desmentir a veracidade dos testes lá do colega. Isto começando pelo simples facto de que o indice energetico mostra o inverso daquilo que estamos a discutir: aumento de tamanho + peso + largura -> mais consumo. 

Com estes detalhes e para resumir:

será que o "centimetro" a mais na largura e o "milimetro" a mais na altura, peso extra de não-sei-quantas gramas por roda e resistência aerodinâmica vai ser suficiente para dizer que o RRC calculado pelo colega que é superior no 225 não vai empatar o resultado final e que é falso?

Atenção que eu não domino estes assuntos, mas leio muito e gosto de confirmar ou desmentir as coisas, o certo é que em poucas pesquisas consegue-se ver N sitios a falar desta questão, se fores as discussões da largura da roda à malta do ciclismo então.... agora ha limites, claro que sim.

mas o foco é 215x45x17 225x45x17 Smile

Mais uma vez Telmo, obrigado pela partilha de conhecimento.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Só partilhei os links, e elaborei um pequeno resumo.

A questão fulcral é validar o meu pressuposto: subir de 215 para 225 prevê-se um acréscimo de 0,1.

Quando escrevo "prevê-se" é para pneus de caraterísticas semelhantes, i.e., mesmo índice. Mudar o índice para teres melhor consumo no 225 significa que poderias igualmente mudar o índice dos novos 215 a adquirir.

Acho tanto óbvio como estatisticamente correto.

E ao aumentares o perímetro irás perder um registo "fiável" de km percorridos que te ajudaria a avaliar a alteração: no caso presente irás percorrer mais km reais que o assinalado, piorando o consumo no CB.

nota adicional: De 215 para 225 mantendo o perfil irás aumentar 5% ao peso, que se situa nos 10kg. São 500g...irrelevante?...sim...ou não...

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
0000_PREMIUM_Access
tcap-support

Luís Figueiredo:

Ricardo Ornelas:

.Já agora, foste tu que fizeste a aplicação? 

Nao, mas vi a fazer......e tenho fotos....

Se fores da zona de Lisboa posso mostrar.....sobraram-me 2 placas e são mesmo para este efeito.

É uma placa de alcatrão com cola, depois com uma pistola de calor "espalha-se" pela chapa.....

É uma diferenca grande....

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
0000_PREMIUM_Access
tcap-support

Luís Figueiredo:

Ricardo Ornelas:

Ricardo, isso é algo que já está a decorrer no meu prius, não estou a fazer com alcatrão por assim dizer, é um material à base de borrachas (butyl) mesmo para utilização automovel e feltro como encontramos por exemplo por baixo da alcatifa do nosso prius ou dentro das portas dos lexus.

Como estou a fazer de acordo com a disponibilidade ainda está longe de ser concluido, daí não ter partilhado nada no forum ainda. Posso dizer que sim, a começar pelo bater das portas nota-se logo diferença. Depois assim que tiver numa fase mais avançada mostro resultados e partilho os detalhes. Já agora, foste tu que fizeste a aplicação?

Ricardo Ornelas:
PSIII Falta as fotos.

Eu sei, eu sei... estou mesmo em falta...Embarrassed

Luis Figueiredo, conta-me lá mais sobre essa  butyl e o que andas a fazer sff...

Top 500 Contributor
Pendura
000_Flint
0000_PREMIUM_Access
tcap-support

Hoje por acaso vi numa loja um tipo de borracha com 1 cm de altura e cola na traseira, e era vendido a rolo, parecia ter bom aspecto, o único contra é que era numa loja do chinês....só para automóveis.....

Not Ranked
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G

Ricardo Ornelas:
Luis Figueiredo, conta-me lá mais sobre essa  butyl e o que andas a fazer sff...

Ainda não ví o que fizeste, mas deve ser muito idêntico ao que usaste nas portas do teu Honda. Isto é um "material" usado nos automoveis para adicionar massa À chapa e reduzir a ressonância dos paineis. Tipicamente incluído de origem nas portas (um rectângulo colado no meio da chapa do lado de dentro da porta), dura toda a vida do carro, é pintável, não deita cheiro mesmo com calor do sol e é super facil de colocar pois tem um adesivo extra forte de um dos lados. Segundo sei é uma tela feita à base de borrachas com uma densidade muito grande (pesado e com pouco volume), vendido em casas de materiais de reparação automóvel, é relativamente barato (10€ 50x50cm da 3M) e altamente eficaz a eliminar a ressonância, pois basta uma folha distribuida pelo interior da porta para o carro ficar com um bater de porta mais sólido. Mas isto por si só não isola o som, é apenas um complemento. Se procurares no youtube vês videos com demonstrações do antes e depois.

Ainda não percebi a razão para o prius não trazer disto. De todos os carros que já vi todos tinham. Acredito que seja por questões de custo ou peso, no entanto ao mesmo tempo, estamos a falar de 1KG de "material" que custa menos de 50€. que causa uma diferença muito grande entre o ter e o não ter no produto final.

Ainda não apliquei em tudo o que queria mas consigo notar diferenças à medida que vou fazendo. Como vou fazendo de acordo com o tempo que tenho para lhe dedicar, acredito que comece a perder a noção do como era antes. Vai ser bom depois combinar com alguem com um prius de origem para ver se realmente faz diferença ou não e se compensa o trabalho Smile

É desmontar muito painel e aplicar muitas molas novas, juntamente com fita de tecido para eliminar os ruidos. Como quero fazer, acredito ser impossivel ficar com mais ruidos so pelo simples facto de ter de demontar tudo para colocar estas telas.

Page 4 of 10 (94 items) « First ... < Previous 2 3 4 5 6 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com