SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Kit's Autoconsumo

rated by 0 users
This post has 51 Replies | 5 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support
João Ferreira Posted: 12 May 2014 12:30

Após a colocação do sistema solar térmico fiquei com a boca doce... e enquanto aguardo o reembolso dos 1500 € por parte do Ti Passos Coelho comecei a pensar no passo seguinte.

Mensalmente gasto aproximadamente 100€ de electricidade (estimativa por cima)

kit-solar-auto-consumo-enphase-230w

Tenho visto Kit's de Autoconsumo de 240w por 500€ paineis + inversores... pelas minhas contas de engenheiro das batatas (pois esta nao é a minha formação) deveria conseguir uma poupança de uns 70€ ano, aproximadamente. O que iria originar retorno em 7 anos... ou mais rápido se a eletricidade continuar a aumentar.

Alguém aqui do fórum tem, teve, ou vende Devil este tipo de sistemas ? o que esperar, é banha da cobra? 

Comprar células individuais e fazer a própria montagem do painel... é possível? quantas celulas seriam precisas?

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

O tempo de retorno de investimento dos PV é muito mais rápido que o do térmico-AQS.

Fala com o Prates, ele pode elucidar-te um pouco mais.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Telmo Salgado:
O tempo de retorno de investimento dos PV é muito mais rápido que o do térmico-AQS.

Epá não, não, não, é o contrário, um sistema térmico bem dimensionado paga-se em 2 ou 3 anos, um PV dificilmente em menos de 6.

Telmo Salgado:
Fala com o Prates, ele pode elucidar-te um pouco mais.

O Prates quer ajudar, falta é o tempo para falar disto com pés e cabeça... mas lá chegaremos...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Não, Prates, sempre li que os prazos de retorno dos AQS solares para unifamiliares nunca menos de 4 anos...

http://www.ames.pt/site/pagina.asp?nome=termica

Aqui fala em 5...

http://www.paineissolares.gov.pt/faq.html

O PV tem vindo a diminuir em custo por Wp, presumo ganhe no comparativo rapidamente...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Não sei com pressupostos, com que gasto de AQS (água quente sanitária) eles contam, com que orçamentos, e em que localização (Sintra decididamente é uma trampa para apanhar sol), mas garanto que se um sistema térmico levar mais de 3 anos a ser recuperado algo está muito mal.

Nos PV tinhas preços de banana antes da Comissão impor um preço mínino por Wp, e ainda assim estaríamos a falar de sistemas de trampa.

Um bom sistema, para durar e render, leva mais tempo a ficar pago, mas compensa largamente.

Aliás, basta pensar que um sistema térmico tem uma eficiência de pelo menos 80%, enquanto um PV por muito bom que seja nem a 20% chega, normalmente anda pelos 15% de rendimento.

Não tem nada a ver.

Agora se tiveres um sistema térmico e não gastares água quente... bom... não há milagres... se não utilizas o potencial... azar...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

4 pessoas em casa, (5kwh por dia) 1850kwh por ano em AQS...

Se fizeres as contas ao custo mínimo de qualquer instalação AQS solar, nunca em 3 anos, meu caro...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Onde foste buscar os 5 kWh por dia? Quantos litros de água por dia a 45ºC dá isso?

Considera o valor em gás de garrafa, que é o que a maior parte das pessoas tem, e depois volta cá...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Foi medido o consumo de gás para os 4 banhos e feita a conversão. Em várias ocasiões, e feita a média.

Quando faço apoio elétrico exclusivo (dias a fio sem sol)  é isso que me dá o contador de parede (resistência elétrica).

O gás de garrafa de propano custa 11kg = 25eur. (cada kg são 50MJ, cerca de 14kwh) O preço por kwh de propano dá uns 0,16€/kwh. Anualmente custar-me ia 300euros em AQS.

Dá-me um painel solar térmico com 4m2 abaixo de 1500 euros (já instalado) e eu dou-te razão... Devil

Nota que estou a "esquecer" que só conseguiria cobrir 60 a 70% das necessidades anuais...

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Epá tu és muito mais ecológico que eu! Devil

Em primeiro lugar eu gasto só nos banhos muito mais que isso, posso tentar quantificar mas de certeza absoluta de tão superior que é.

Depois gasto também nas máquinas, que se alimentam de água quente com misturadora termostática para não ultrapassar a temperatura máxima admitida pelo equipamento, porque prefiro que a louça seja lavada com água aquecida pelo sol em vez de aquecida pela GALPON... Wink

Como em tudo, é preciso quantificar o mais cientificamente possível os consumos e ganhos.

E sim, não por 1.500, mas de certeza por 2.000, e de boa qualidade, dou-te sem problemas.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

2000 euros já manda para mais de 6 anos, considerando que cobriria 100%, né?  Wink

"Detesto" ter razão... Devil

Quanto às ligações (máq.loiça e roupa), foi o investimento logo nas semanas seguinte ao painel AQS. Vivo mais descansado, obviamente Angel. Com 200 lavagens de cada uma por ano penso estar a ajudar um pouco o ambiente...

Agora com o pressuposto provado que menos de 5 anos para o AQS solar é uma miragem, já podes ter tempo para responder ao JF? Stick out tongue

Page 1 of 6 (52 items) 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com