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Diário de bordo Fluence Z.E. - Alexandre Moleiro

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Funciona no Prius?

Alexandre Moleiro

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Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

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De manhã cheguei ao carro e vi que alguém andou ocupado toda a noite...

Alexandre Moleiro

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Com a chegada do calor a sério todas as cargas, mesmo de noite, são efectuadas com arrefecimento e ventilação da bateria.

Este consumo representa 40% da energia consumida numa carga a 6A e 25% numa carga a 10A.

Considerando que carrego metade das vezes a 6A e outra metade a 10A a média será de 33% de energia gasta em ventilação da bateria.

Prevê-se assim que o consumo médio medido na tomada aumente em 33%.

 

Antes do tempo quente o consumo médio andava nos 17 kWh/100km. Estimo assim que irá para os 22.5 kWh/100km.

O gráfico do spritmonitor é actualmente o seguinte:

O valor real é ainda pior que a previsão!

A explicação tem a ver com o facto da ventilação não parar após a carga completa, ou seja, quando chega a 100% deixa de carregar a bateria mas continuar a gastar energia da tomada para ventilação.

No meu caso não me preocupa pois tenho excesso de produção nesta altura do ano e sempre vai arrefecendo a bateria, mas para quem esteja a pagar a energia o ideal é desligar do EVSE assim que atingir a carga desejada.

Alexandre Moleiro

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Em breve terei novidades sobre mais informação que é possível obter no canbus do Fluence mas usando pedidos activos (como faz o Leaf Spy para a tensão das células), já há luz ao fundo do túnel! Big Smile

Alexandre Moleiro

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Usando pedidos activos no CanBus direccionados à centralina da bateria é possível obter mais dados sobre a bateria do que os que circulam normalmente no CanBus.

Ainda vou levar algum tempo a descodificar os dados, mas já tenho confirmada a leitura de temperatura da bateria em 4 sensores!

Outros dados que parecem estar disponíveis (sujeito a confirmação):

-Tensão da célula mais fraca em mV

-Tensão média das células em mV

-Tensão da célula mais forte em mV

-Tensão do pack com resolução de 0,01V

- SOC real (medido face à capacidade total do pack e não o que é mostrado ao utilizador)

- Corrente da bateria com resolução ao mA

- Ah actuais da bateria

 

 

Alexandre Moleiro

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Alexandre Moleiro:

(...)

Outros dados que parecem estar disponíveis (sujeito a confirmação):

(...)

- Ah actuais da bateria

 

Este "dado" é calculado, não é, Alexandre? Geeked

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

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Calculado mas não por mim Big Smile

É o BMS que o calcula, eu só vou lá pedir o valor.

Para saber valores reais não há nada como descarregar totalmente e medir a energia na tomada.

Alexandre Moleiro

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Ontem alguns sensores do pack atingiram os 35ºC!
A ventilação enquanto carrega consegue apenas que a temperatura não suba, não a faz descer.

Ontem também me aconteceu uma coisa inédita (para mim), o controlador/motor/carregador (fica tudo no mesmo bloco) deve ter atingido uma temperatura alta o que fez com que a ventoinha do radiador do circuito de arrefecimento do mesmo entrasse em funcionamento por uns minutos.

O curioso é que isto aconteceu ao sair com o carro de casa, não depois de condução agressiva em pára-arranca que normalmente é a situação mais desfavorável para aquecimento do motor/controlador.

A explicação que tenho é que deve ter sido mas é o carregador que aqueceu todo o bloco.
Quando ligado à tomada o arrefecimento do carregador é feito por uma pequena ventoinha, mas com o carro ligado entra em serviço o arrefecimento liquido.

Alexandre Moleiro

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Dados do can-bus com carregamento a 100%

 

Faz lembrar algo Luís Neves?

Alexandre Moleiro

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