SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Luis Barroso - Diário de bordo do meu 3 G

rated by 0 users
This post has 70 Replies | 8 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Há um conjunto grande de folhas coladas umas às outras, chamado Manual do Utilizador, que normalmente acompanha as viaturas... Devil

Será possível que as pessoas tenham 40 mil Eur (ou perto disso) para dar por algo que nem se dão ao trabalho de ler o manual!?

Fico sempre embasbacado com isto, confesso.

Luis Barroso:
que pode ser do sensor do ABS sujo, pode.. há outros carros a fazer isto..

Ou pode ser um comportamento propositado, que não conheço em outros carros, mas não digo que não exista.

A feature é denominada Hill Assist, e destina-se a auxiliar o condutor a arrancar em subidas muito ingremes sem ter de se preocupar com o chamado "ponto de embraiagem".

Carrega-se mais que o necessário no travão, e podemos ir descansados ao acelerador sem movimentos bruscos de pé ou preocupação alguma, que o travão segura sozinho o carro por 2 ou 3 segundos antes de o soltar, altura em que já estamos a pressionar levemente o acelerador.

Volto a dizer: Leiam a droga do manual, abateram-se árvores para ele acompanhar a viatura, parece ser desperdício em 90% das vendas.

Top 75 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G
banned
Luis Barroso replied on 9 Jan 2016 23:49

obrigado pela informação e pelo atestado de incompetência;

mas passei cerca de 7 dias a ler tudo e garanto três coisas... :

1º- nunca tive e duvido vir a ter 40.000 € para comprar um carro.................................. se tivesse comprava outro!

2º  o "Hill Assist", eu compreendi no manual que já o li, como controlo de assistência no arranque em subidas, ponto 2-4, pagina 259, mas há um problema de compreensão derivado à minha incapacidade de conclusão lógica que tenho, ou seja como o carro faz isto nas descidas e nas rectas que, não sabia e não coincidia com o que se passava, podendo servir e serve como ponto de embraiagem, de forma consequente: PERGUNTEI!

3º se com esta resposta de pedido de ajuda, sou tratado desta forma pelo incómodo que causei, apresento as minhas maiores desculpas pelo infortúnio causador de incómodos que estou a provocar.....

longe de mim incomodar com um pedido de ajuda vindo dum ignorante como eu que já passei aqui horas a ler o mais possível e como referi, já li o manual de árvores abatidas; as minhas cordiais desculpas e respeitosos cumprimentos pelo sucedido com a devida vénia, agradecendo de novo o esclarecimento que obtive.

Luis

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support
Telmo Salgado replied on 10 Jan 2016 7:16

Bom dia, Luis

Nenhum manual é perfeito, já se sabe.

Nem nenhum carro, nem nenhum de nós.

Há uns anitos valentes, estávamos em 2008, conduzi um Fiat Bravo novo de aluguer e fiquei assustado (era  inesperado) porque o carro não deslizava numa descida senão ao fim de 3 segundos. "Ah isto deve ser uma ajuda ao condutor". E era, claro. Mas sem luzes no painel fica mais difícil perceber o comportamento...

Sugiro que experimentes numa subida para desfazer as tuas dúvidas.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

É efetivamente o Hill Assist ou Hill Hold, que também existe noutros carros mas, pelo que tenho visto ultimamente - o ChaF é assim e alguns carros recentes que tenho conduzido também - funciona de forma automática sempre que o carro está inclinado no sentido inverso ao da "mudança" selecionada.

No caso do 3G (não me recordo se na gama Auris isso continua assim ou não) exige que se trave a fundo, mantendo o pedal pressionado durante um segundo ou coisa do género, depois apita/pisca quando bloqueia os travões e volta a apitar/deixa de piscar quando os liberta.

Confesso que nos quatro anos em que tive o 3G terei usado a funcionalidade uma meia dúzia de vezes, se tanto, pois na esmagadora maioria das situações o efeito crawl é mais do que suficiente para garantir que o carro não descai.

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Barroso:
obrigado pela informação e pelo atestado de incompetência;

Era mais um atestado de preguiça, nunca de incompetência, mas se dizes que:

Luis Barroso:
mas passei cerca de 7 dias a ler tudo e garanto três coisas... :

Teria de reconsiderar se era mesmo perguiça ou outra coisa. Mas como não acredito muito que tenhas lido o manual... mantenho a 1ª.

É que se tivesses lido o manual, como agora vens todo ofendido reclamar, nunca terias escrito o que escreveste, num tom de clara surpresa com o comportamento do carro. Nem o comportamento do pedal do travão ao carregar mais a fundo reconheceste! Por isso digo que não acredito que tenhas lido o manual sequer. Podes insistir que tens razão, podes até dizer que estou a ser parvo em não acreditar, mas continuo a achar o que acho.

Ninguém é dono da verdade, certo? Eu posso ter a minha opinião e tu podes ter a tua. Não temos de estar de acordo.

Luis Barroso:
1º- nunca tive e duvido vir a ter 40.000 € para comprar um carro.................................. se tivesse comprava outro!

Isso é contigo. O que era importante, o sentido da coisa, era o valor da viatura, e usei o valor em nova para referência, pensei que percebesses.

Luis Barroso:
2º  o "Hill Assist", eu compreendi no manual que já o li, como controlo de assistência no arranque em subidas, ponto 2-4, pagina 259, mas há um problema de compreensão derivado à minha incapacidade de conclusão lógica que tenho, ou seja como o carro faz isto nas descidas (...)

Desculpa... Queres nos convencer (ou pelo menos a mim), que leste o manual, que sabes portanto o que ele faz quando carregas mais do que o normal no travão, sabes sobre as luzes indicadoras activadas no Hill Assist... tu sabes tudo isto, mas ainda assim escreveste:

Luis Barroso:

a luz de anti-derrapagem ao parar definitivamente o carro se carrego no pedal de travão a fundo, o mesmo passa de patamar e a luz acende e começa a apitar;

tiro o pé do pedal (o ao lado do acelerador), fica bloqueado 2 segundos, o travão desbloqueia e deixa de apitar e o carro começa a andar sozinho como é normal.

se não travar mesmo a fundo, não acontece e se carregar acontece sempre; não encontro nada com esta informação e nota-se mesmo que é derivado a carregar até ao fundo do travão; 

Queres mesmo que me faça de parvo e acredite que escreveste a saber que TUDO isto bate certo com o Hill Assist e não relacionaste?

E para cúmulo, sabendo que tudo isto bate certo com o Hill Assist a tua primeira ilação é que o ABS tem problemas dizendo isto?

Luis Barroso:
agora: que pode ser do sensor do ABS sujo, pode.. há outros carros a fazer isto..

Não era muito mais simples reconhecer que não tinhas lido previamente o manual Luis? Achas que os outros são assim tão parvos?

Não é por nada, mas acho que estavas muito melhor quando pensávamos que tinhas sido preguiçoso ao evitar consultar o manual.

Luis Barroso:
3º se com esta resposta de pedido de ajuda, sou tratado desta forma pelo incómodo que causei, apresento as minhas maiores desculpas pelo infortúnio causador de incómodos que estou a provocar.....

Fazer de vítima só vem piorar a coisa. Não fica bem a ninguém. Aprendam isso de uma vez gente!!!

Que eu saiba ninguém te ofendeu com coisa alguma, eu pelo menos não acho que o tenha feito.

Isto aqui é giro. Num dia temos de aturar malta que acha que tratar mal os outros é "normal" nos fóruns e que temos de aturar tudo, e noutro dia temos malta que só porque não reconhece um erro da treta (neste caso não ter consultado o manual) opta por se fazer de vítima de bullying.

Não tenho paciência para nenhuma das situações.

Luis Barroso:
longe de mim incomodar com um pedido de ajuda vindo dum ignorante como eu que já passei aqui horas a ler o mais possível e como referi, já li o manual de árvores abatidas; as minhas cordiais desculpas e respeitosos cumprimentos pelo sucedido com a devida vénia, agradecendo de novo o esclarecimento que obtive.

Vou ignorar estes disparates todos, tendo em conta que pelo que escreveste acima estarias de cabeça quente.

Um último ponto de aconselhamento, que vale zero, é de borla, faz o que quiseres com ele: Fica-nos sempre bem reconhecer erros, e muito melhor fica quando o fazemos publicamente. Se leste assim tanto as nossas páginas já te terás por ventura cruzado com posts onde o faço. E faço sem problemas. Quando faço caca, quando erro, reconheço e aprendo com isso. Fazer-mo-nos de vítimas, armar em madalena ofendida, como desculpa mas acho que foi o teu infeliz caso aqui, só nos fica mal. Vale o que vale.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

Luis Barroso:
o carro faz isto nas descidas

Para não alongar o outro post, e porque isto é uma observação digna de resposta específica e com valor:

Não sei ao certo se o carro tinha forma de saber se está a subir ou a descer... eventualmente utilizando o giroscópio que mede as forças G aplicadas a duas dimensões no carro... talvez desse para adivinhar... não sei... tenho dúvidas aqui.

Mas o que sei é que exigir que o carro saiba isto é exigir um bocadinho demais, não será? Agora queremos que o Hill Assist funcione ou não funcione consoante estejamos a subir, a descer, ou em plano!?!? E a seguir pedimos um Nescafé também... ok, ok... estou a ser mauzinho... sorry.

Mesmo que o carro soubesse... vamos por absurdo supor que o carro tem forma de saber que está virado para baixo numa descida.

Quem é que diz ao carro que não quero o Hill Assist?

Quem garante que o carro pode ignorar o pedido de Hill Assist feito intencionalmente pelo condutor ao pressionar o pedal de travão a fundo?

O que é que era suposto o carro fazer? Será que o carro tinha de "pensar" algo como isto?

Prius chico-esperto:

O condutor está explicitamente a pedir para eu activar o Hill Assist, está a pressionar o pedal a fundo muito para além do que era necessário, e já depois da viatura estar imobilizada.

Se eu fosse burro ia respeitar o pedido do condutor e activar o Hill Assist.

Como eu sou mais esperto que o condutor e sei que estou em posição descendente vou em vez disso assumir que o burro é o condutor.

Sim, é isso, vou ignorar a ordem dada e não vou activar o Hill Assist, o condutor só pode ser burro!

Logo por azar o condutor era eu, e logo por azar uma besta tinha estacionado à minha frente na descida quase colado à minha dianteira, ou tinha crianças a passar pela frente do carro, ou whatever, e eu queria arrancar em marcha atrás (R) sem deixar descair o carro.

Ora não é que o fdp do Prius não obedeceu à minha ordem de Hill Assist e não me travou o carro sozinho?

Não é que contei com isso e bati à minha frente!?!?

Malditos carros inteligentes que só fazem porcaria!

Pois...

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support
José Rosado replied on 10 Jan 2016 12:34

Fazendo um bocado o papel do diabo (e já vi que a noite não te deve ter corrido bem), acho que devemos ter mais um bocado de calma e pensar no seguinte João:

- O manual tem 700 páginas (ou mais). Achas que alguém se lembra de tudo o que lá está escrito? Eu pelo menos não consigo..nem sei se o meu tem essa funcionalidade ou não...Já tentei, mas sem efeito, de modo que assumo que se calhar não tem (ou então sou eu que estou a ser nabo e não sei activar isso). 

De resto, se o fórum só servir para relatarmos tudo o que se passa de bom com o carro e não servir para pedirmos ajuda naquilo que não sabemos - quer porque nunca tenhamos lido o manual, quer porque de facto lemos, mas passou-nos ao lado ou esquecemos - acho que as coisas ficam um bocado monótonas, não? 

Edit: PS: se tivesses que lidar com o meu sogro, que tem aversão a ler manuais, então aí acho que "flipavas"  LOL 

Top 500 Contributor
Pendura
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
310_Nissan_Leaf
420_BMW_C_Evolution
903_Tesla_Model_3
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Certo.

Mas nesse caso talvez baste dizer, como o Prates refere: ok, li o manual mas não me lembro de ter visto isto, ou nunca mais me lembrei de que isto funciona assim (e, quem sabe, acrescentar "por isso vai tomar um banho de água fria para ver se acalmas ó, que a pergunta era inocente!").

O papel de virgem ofendida-irónico-sarcástica é que não me parece que fique bem a quem quer que seja.

Somos todos crescidos, creio, estamos todos sujeitos a escrever coisas que não "soam" bem - seja por excessos, que, idealmente, não deveriam ocorrer, seja pelo facto de não conseguirmos pôr entoação na escrita - e também podemos - e devemos! - muito bem pôr-nos reciprocamente na linha quando alguém a pisa, ou aparenta pisá-la. Wink

Nissan Leaf Tekna 30kWh out 2016 > ...   |   Renault Zoe Intens - jan 2014 > out 2016 (R.I.P.)   |   Prius 3G (ZVW30) - dez 2009 > dez 2013

Spritmonitor.de |   Spritmonitor.de

aop@prius-pt.com

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

José Rosado:
Fazendo um bocado o papel do diabo

Na boa, discutindo os temas e com pontos de vista diferentes, desde que sem ofender, é que a malta aprende e evolui.

José Rosado:
O manual tem 700 páginas (ou mais). Achas que alguém se lembra de tudo o que lá está escrito?

Claro que não! Nem eu esperava que o Luis ou outro qualquer se lembrasse!

Mas antes de vir dizer ou sugerir que algo pode estar errado no carro, neste caso com o ABS, eu pessoalmente ia ver ao manual o que raio podia estar a acontecer antes de fazer tais afirmações ou suposições.

Quando agarro num carro "novo" a minha primeira preocupação são as coisas básicas, como seja onde está o pneu extra (se houver), o kit de pneu furado (se houver), como ligar à bateria auxiliar se for preciso assistência por falta de bateria de arranque, como estão os líquidos da viatura (implica ver que líquidos existem e onde estão), triângulos, etc.

Essas coisas faço questão de fixar, de ler o manual e fixar, porque podem ser a diferença entre ficar empanado no meio do nada ou de me safar.

Coisas como o Hill Assist eu sou capaz de fixar porque sou um nerd, gosto dessas coisas, mas aceito perfeitamente que ninguém fixe.

Agora vir dizer que deve haver um problema com o ABS e vir pedir assistência sem primeiro ter consultado o manual... epá... fico um bocado doente quanto nos tomam por consultório médico, e ainda para mais quando a explicação está escarrapachada no manual.

José Rosado:
De resto, se o fórum só servir para relatarmos tudo o que se passa de bom com o carro e não servir para pedirmos ajuda naquilo que não sabemos - quer porque nunca tenhamos lido o manual, quer porque de facto lemos, mas passou-nos ao lado ou esquecemos - acho que as coisas ficam um bocado monótonas, não? 

Temos visões diferentes talvez.

Eu gosto de aprender e explicar aos outros o que não vem no manual, e mais de 80% do que é impressionante e bonito nos HSD não vem no manual.

Gosto de discutir e debater situações engraçadas, outras nem tanto, que nos acontecem no nosso dia a dia, gosto de quando alguém diz "ao fim de x anos com o carro ainda só hoje aprendi esta!", e como digo a maior parte dessas não vêm no manual. Não torna isto monótono, digo eu...

José Rosado:
Edit: PS: se tivesses que lidar com o meu sogro, que tem aversão a ler manuais, então aí acho que "flipavas"  LOL 

Ui! A esses, com o devido respeito pelo teu sogro, nem respondo!

Devias ter ouvido a conversa e o raspanete que dei ao meu irmão no outro dia quando precisou de assistência de bateria para ligar o carro e nem sabia onde estavam os bornes a que tinha de ligar!

A esses eu digo para ler o manual, e se não gostam, azar.

O manual tem índice, é fácil encontrar o que seja, basta não ser preguiçoso.

A minha visão, se calhar não é a melhor, e se calhar é muito intolerante, mas a minha visão com pessoas que não se estão para dar ao trabalho de ler o manual é de que se eles acham que não vale a pena o trabalho de ler, eu tenho o direito de achar que não vale a pena o trabalho de ensinar.

Somos criados desse tipo de pessoa por acaso? Eles não têm de ler, não têm de aprender, mas nós temos de ler, temos de aprender, e ainda temos de ter paciência para ensinar quem não quiz aprender? Era o que faltava! Quem não se auto-ajuda não merece ser ajudado.

Agora nota: Eu sou como sou, mas sou apenas um banana no meio de quase 500 bananas aqui na casa. Ninguém tem de me "gramar" ou gostar do que digo, do que penso, e do que escrevo. Não gostam da minha maneira de ser, paciência, ninguém os obriga. Há mais 400 gajos a quem sacar informações LoL

Top 75 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G
banned

Sr. João Prates,

não me parece que com o email pessoal que lhe remeti e com o pedido de desculpas que acima escrevi,  lhe tenha pedido mais alguma opinião ou continuidade desta conversa, pois não?

faça então o obséquio de se retrair em mais opiniões por não haver necessidade ou continuar esta exposição que já não subscrevo remetendo a minha participação para a nulidade solicitada.

quanto ao resto de aconselhamentos pessoais diretos ou opinativos sobre a minha pessoa e ao tratamento por "tu", desaconselho vivamente, pelo que reitero o pedido de encerramento da conta do fórum conforme lhe pedi; refira-se que não me lembro de contatos pessoais, idas à tropa ou a eventualidade de alguma divida para lhe dever algum favor que justifique esse tipo de conversa comigo..

a partir deste momento é mesmo conversa desnecessária ao fórum que não necessita da minha presença; portanto.......... se com a continuidade desta ultima explicação que lhe estou dando a mesma continuar, lamento, mas não pode ser...

PS; não passei garantidamente atestado nenhum a ninguém; faço-o com muito facilidade mas nunca foi nem é a minha intenção; foi mesmo ignorância minha... 

Cordiais cumprimentos agradecendo antecipadamente o encerrar da conta apagando tudo, por favor

Page 7 of 8 (71 items) « First ... < Previous 4 5 6 7 8 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com