SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de Bordo do Anubis - Frederico Levi

rated by 0 users
This post has 34 Replies | 8 Followers

Not Ranked
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km

Boa tarde a todos,

Aproveito a hora de almoço para escrever neste DB abandonado, mas a culpa é do ANUBIS que não me deixa sair lá de dentro, até passei achar as viagens Tagus-Odivelas-Tagus curtas. Após uma semana com o carro só tenho a dizer maravilhas. Ainda tenho alguma tendência para ir com a mão ao joystick da e-CVT para reduzir nas situações de travagem mais forte, felizmente o pé esquerdo fica imóvel, senão alguns acidentes ja tinham acontecido em Lisboa.

O carro é muito espaçoso, muito mais confortável do que inicialmente pensava, muito silencioso mesmo quando o motor liga (tirando o zumbido emitido ao travar - falta de hábito), cheio de gadgets que ainda me deixam tão envolvido que só nas portagens de Oeiras é que me apercebo que ainda não liguei o rádio. Ainda não estou muito habituado a usar a câmara de estacionamento, controlo pelos espelhos e só depois me lembro da dita.

Comecei o meu primeiro depósito quando vim de Viseu e à semelhança de muitos uso o Trip A para consumo do depósitos e Trip B para consumo de percursos. Neste momento ainda não tenho consumos dignos de fotos vou com 557km e 4,3L/100KM de média no C.B o que equivalerá aos 4,6L/100KM (real). Ainda faço muitos erros de maçarico, pois por vezes o motor liga-se por uns segundos, porque 'pisei' o pedal com uns Newtons de força a mais. Má utilização do Gráfico HSI da minha parte. Má antecipação das subidas e pouco GLIDE em descidas. Para já tenho rolado maioritariamente em ECO MODE, pois o pedal fica muito mais sensivel no modo normal.

Acho que sensores de estacionamento à frente são um bem necessário. A frente baixa muito e dou por mim na minha garagem a fazer calculos de cabeça que tenho algum receio que corram mal. Sabem se os sensores fazem só barulho ou se é adicionado algum gráfico adicional de distância?

Toyota Prius 3G Spritmonitor.de

Not Ranked
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km

Frederico Levi:

Sabem se os sensores fazem só barulho ou se é adicionado algum gráfico adicional de distância?

Já encontrei a resposta aqui noutro tópico.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Ótimo. Mais uns dias e tudo se tornará natural.

O "desaparecimento" já era esperado, pesquisando por aqui verás que é um clássico nos dias a seguir a receber a máquina o pessoal andar meio desparecido...

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Not Ranked
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km

Durante uma viagem até ao Castelo de Palmela a minha cara metade, a mexer no display, deparou com o indicador de reserva e com a autonomia anunciada de 23km. Claro que entrou em pânico e quis logo abastecer na primeira bomba de combustivel que encontrou. Conclusão:

- 1º depósito concluído com 849km e para encher o depósito consegui por 38,84L (média real 4,57L/100KM vs 4,2 do C.B.) não é famoso longe da minha meta pretendida. Principal causa: pouco Glide, ainda estou muito com o pé a descansar no acelerador, tenho de me mentalizar que tenho de levantar e voltar a pisar e aproveitar todos os declives favoráveis ao glide.

- Com os restantes 6,16L ainda conseguia fazer 135km (assumindo o mesmo consumo)

Com este novo depósito espero atingir a meta dos 1000km.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

teoricamente falando terias 10lt no deposito até secar... arriscando os 1000km seriam possiveis.

ao encher certifica-te que enches ate à boca assim já sabes que ficas com aprox 48lt no deposito... depois é só usar a matematica e rolar...

Para a malta dos prius é perfeitamente normal fazerem-se 200km com autonomia Zero... a tua patroa que descanse 

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support

Normalmente a reserva activa com a autonomia na casa dos 30 km, pelo que tinha acabado de entrar na reserva. A minha experiência é que nesse momento o carro gastou 38 litros. O registo indicado é consonente com isso.

Método: ao apitar a reserva colocar um dos trips a zero, assumir a existência de 7-8 litros no depósito (o que deixa ainda uma boa margem de segurança) e andar à vontade até gastar esses 7 a 8 litros. Não esquecer nas contas de acrescentar 0,3 litros ao consumo indicado no CB.

Fazendo isto nunca fiquei pendurado, mas admito que não seja fácil para todos andar km e km com a indicação da reserva ligada...Smile

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Not Ranked
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km

E finalmente a marca dos 1000KM com um depósito é atingida. Foram precisos 5 depósitos, alguma maturação sobre o funcionamento do veiculo e incrivelmente (ou talvez não) passar a conduzir mais depressa e em modo HV NORMAL e não ECO.

Desde que apitou a reserva fiz 156km, penso que ainda dava para fazer mais uns km, mas decidi não arriscar pois não me parecia que ia conseguir chegar aos 1.100km. Coloquei 44L no depósito se calhar ainda tinha mais 3L. 

O incrivel, pelo menos para mim, é que consegui a marca usando o modo HV NORMAL e não o ECO MODE. Será que se passar para o ECO MODE agora consigo melhorar os consumos? Não parece que tenha influência, pois o carro fica é mais lento a responder ao acelerador. A unica alteração que noto na minha condução face ao início é que conduzo mais depressa e não deixo a bateria chegar abaixo dos 3 traços, quando ao inicio tentava 'forçar' o carro a andar em EV até aos 2 traços. O carro parece muito mais eficiente com 5/6 traços na bateria. Quando este depósito acabar vou tentar novamente 1 depósito no ECO MODE para ver se o consumo melhora.

Novo objectivo 1.100km, mas manter pelo menos os 1.000km por depósito de forma consistente.

O consumo real é que teima em não descer dos 4,3L/100KM (3,9L/100KM no CB). Ainda estou longe da meta de 3,6L/3,7L/100KM (imagino que 3,2L/100KM no CB) de forma consistente. Consigo esporádicamente chegar aos 3,6L/100KM (no CB), mas ao longo de um depósito tem sido díficil manter. Será que estou almejar metas inalcansáveis? Como é que este veiculo fez 1628km é que nem perto estou dessa marca.

Tenho que pensar em adquirir o aparelho de leitura e o software torque para ver se consigo tornar mais eficiente a condução.

A auto-estrada tem sido o meu calcanhar de Aquiles 4,5/4,8L/100KM velocimetro acima de 120km/h. Não que seja mau mas quero menos. Quero obliterar o desempenho dos fumarentos.

PS - As fotos estão pequenas. Como faço para aumentá-las? (Update: coloquei o link para as fotos ao lado delas. Estranho que quando coloco no URL o link não mostra a foto. Deve estar a fazer qualquer coisa mal, ou então é o site onde estou a deixar as fotos)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Parabéns, a primeira etapa foi conseguida!

Em relação aos consumos em si, baixar dos 4 de média real (próximo de 3,7 CB) implica alguma disciplina e os trajetos percorridos não podem ser curtos.

O modo Normal facilita que a rotação do MCI suba e que façamos menos EV, e vai daí melhora uns pozinhos. O glide é que fica mais complicado de gerir, porque baixa a sensibilidade nos primeiros % de pedal.

Com 5 ou 6 barras ele está a transmitir toda a potência para as rodas. À medida que o SOC desce, ele vai ocupar-se de tentar carregar a bateria.

Quanto aos Diesel e AE, nada a fazer, o Prius é ainda eficiente mas começa o Diesel a estar no seu sweet spot e tem a vantagem de 11% na densidade energética por litro.

Quanto às fotos, estão realmente muito pequenas...quando fizeste o upload para o servidor escolhido ele ficou com essa definição 200x150, ou então o link é dessa definição (reabre e escolhe outro link dos disponíveis...).

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Not Ranked
Pendura
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km

Telmo Salgado:
quando fizeste o upload para o servidor escolhido ele ficou com essa definição 200x150

Supostamente no site mostra em 640 x 480. Mas o link pode não ser direto para o site.

Telmo Salgado:
reabre e escolhe outro link dos disponíveis

Já tentei com os links que coloquei o lado das fotos que quando se clica mostra na resolução correta, mas sem sucesso. tenho que encontrar outro site para isto.

Page 2 of 4 (35 items) < Previous 1 2 3 4 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com