SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de Bordo :: Leonardo Mendes

rated by 0 users
This post has 4 Replies | 2 Followers

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G
Leonardo Mendes Posted: 26 Dec 2015 22:03

Vivam,

Tenho andado em falta mas meteu-se o natal e foi difícil abrir o post.

Tenho um Prius preto, equipamento SOL, de Dezembro de 2010 com sensivelmente 60k KM. 

Adiquiri-o em segunda mão em final de Fevereiro de 2015 com pouco mais de 36 KM à Carnext (Lisboa). O carro estava impecável, apenas trazia os pneus do eixo frontal com idade superior à do carro (mais ainda pouco rodados), uns brigdestone potenza. Por segurança troquei-os em Julho por uns Nokian Zline.

Em Agosto fiz a manutenção na marca, quando tinha 50k KM mas fizerem como se fosse a dos 60 mil pela idade. Ficou-me em aproximadamente 135 euros na Caetano auto de Viana do Castelo. Em Lisboa, um mês antes pedi um orçamento rondava os 240 euros pela mesma manutenção.

Em setembro, substitui o dois bolbos de médios, comprei estes  por 10 libras que são azulados mas que são muito agradáveis. Não sei se darão chatices na inspecção, logo verei para o ano.

Desde que está nas minhas mãos a média global é de 5 L/100km sendo que 70% do percurso é em autoestrada 30% em cidades (Lisboa) e parte do percurso quer em cidade quer em autoestrada é pára arranca.

Ao longo destes meses notei que tenho diferença de consumos quando coloco gasolina 95 simples, e tenho preferido colocar a 95 ou 98 quando existe, pois consigo consumos 0,2-0,4 L/100Km mais baixo.

Desde que a temperatura desceu noto que o consumo tem gradualmente subido, de forma proporcional ao uso do A/C/ventilação para aquecimento.

Por ser um carro baixo e apesar de todo o cuidado já tive um problema com uma peça de plástico do para lamas frontal se ter soltado numa Auto estrada e lascado parte do pneu, felizmente  apenas muito superficialmente.

Vou dando mais feedback oportunamente.

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Mais uma vez, parabéns pela máquina.

Leonardo Mendes:
Ao longo destes meses notei que tenho diferença de consumos quando coloco gasolina 95 simples, e tenho preferido colocar a 95 ou 98 quando existe, pois consigo consumos 0,2-0,4 L/100Km mais baixo.

Não vale a pena pores 98 no Prius, pois não ganhas nada com isso. A gasolina 98 apresenta mais resistência à detonação e é mais aconselhável para carros com elevada compressão, para evitar a auto-detonação demasiado cedo. 

Not Ranked
Pendura
013_Prius_3G

Obrigado pelo conselho. Portanto 95 será suficiente?  Em todo caso entre 95 e 95 simples tenho visto essas diferenças. 

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Sim, 95 será suficiente e mais adequado. Ao contrário do que a muitas pessoas pensam, o índice não afecta o rendimento dado pela gasolina. Está apenas relacionado com a resistência à detonação. 

Quanto às diferenças entre 95 e 95 simples, não tenho nada contra nem a favor. No meu caso, já nem tenho grande forma de comprovar se uma é melhor que a outra ou se são a mesma coisa, pois o meu principal combustível é o GPL. A gasolina só lá anda para o arranque inicial e para um tipo não ficar na estrada, se deixar acabar o GPL.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
Clube 1300 km
Moderator
tcap-support

Pois o "meu miúdo" só tem levado gasolina 95 no Jumbo em Alverca, tirando as vezes que foi a Espanha e uma ou outra vez em que a autonomia não foi suficiente, sim houve uma vez por engano que coloquei 98. Podes ver no Spritmonitor  os consumos que tenho, basta clicares na minha assinatura.

De todos os testes e ensaios que fiz em todos os modos, não obtive resultados nenhuns concretos que me levem a alterar o que pratico,  gasolina 95 de supermercado, com 168k km feitos, continua novo de motor, responde como se fosse ainda um automóvel nos primeiros milhares de km de vida.

Fica bem e,

Page 1 of 1 (5 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com