SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de Bordo do Pirilampo - Hyundai IONIQ Electric - António Silva

rated by 0 users
This post has 130 Replies | 9 Followers

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

António Silva:
Entretanto o Equipamento de carga deve chegar para a semana. 

Fiquei curioso.

A que equipamento te referes concretamente?

Not Ranked
Pendura
021_Auris_HSD_1G
A01_Ioniq_BEV
tcap-support

Bom dia João,

Após demasiadas buscas e esperas escolhi o equipamento da Magnum Cap. Com instalação deve ficar pelos 1300 euros (c/IVA). A proposta seguinte eram 1600...

EDP esquece = zero. EFACEC nem sequer atendem telefones.

Here's to the crazy ones. The misfits. The rebels. The troublemakers. The round pegs in the square holes. The ones who see things differently.

Steve Jobs

Hyundai IONIQ EV  Spritmonitor.de ]

TOYOTA Auris HDS Spritmonitor.de ]

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

1300€?? Ick!

Isso ao menos é regulável, ou a potência é fixa? 

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Esse valor também me deixou muito surpreendido...

Existem certamente vantagens em ter um equipamento para gerir o carregamento...   mas não bastaria uma tomada devidamente protegida, com temporizador e um cabo especifico para o carro?

E para adquirir um posto de carregamento, a proposta da EDP:

https://energia.edp.pt/particulares/servicos/mobilidade-eletrica/solucoes-edp/

Não é uma boa proposta?  especialmente com o plano de mobilidade?

Toyota Prius 2G   Spritmonitor.de

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

José Rosado:

1300€?? Ick!

Isso ao menos é regulável, ou a potência é fixa? 

Rosado, eu acho  que faria o mesmo tipo de instalação, que fizeste na tua garagem.   Certamente com um custo muito inferior aos 1300 euros.

Sentes alguma limitação ou problema que justifique investir em algo mais?

Top 10 Contributor
EV
012_Prius_2G
310_Nissan_Leaf
Clube 1300 km
tcap-support

Nenhuma Wink

Apenas pondero adicionar um circuito de controlo de carga via uma webpage e com temporizador. Mas é algo a fazer com mais tempo e mais tarde.. primeiro ainda tenho de partir alguma pedra Wink 

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

António, se eu fosse crente soltaria um bem sonante "My God"!

Provavelmente não deste por este post: 

Ecowatt entra no mercado dos cabos e EVSEs para PHVs e EVs

A menos que tenhas uma instalação eléctrica lastimável, que dê trabalho ao instalador (mas nesse caso o preço que tens também sobe), estou a ver como muito fácil oferecer um posto de carregamento a sério, uma verdadeira wallbox, por menos dinheiro.

Ou em alternativa, uma vez que é para ficar em casa e não tens quanto a mim necessidade nenhuma de ter uma wallbox na garagem, um cabo EVSE inteligente ficava a cerca de metade do preço e ficavas mais bem servido.

Não digo que tivesses de comprar à minha empresa, caso não saibas a Ecowatt é minha e é nela que este site está alojado há muitos anos, mas ao menos podias/devias ter discutido opções aqui no fórum.

Como podes ver já vários membros deram o seu feedback, e se calhar se soubesses hoje o que sabes, e se escutasses a malta antes de te enterrar com esse fornecedor, terias ido por caminho diferente...

Afonso Henriques:

E para adquirir um posto de carregamento, a proposta da EDP:

https://energia.edp.pt/particulares/servicos/mobilidade-eletrica/solucoes-edp/

Não é uma boa proposta?  especialmente com o plano de mobilidade?

Por razões óbvias eu nunca iria para uma solução EDP, conhecendo como trabalham, o que fazem, a postura que têm... Zip it!

Nada me impede no entanto de chamar à atenção para o que dizem "oferecer", porque como sempre com a EDP é preciso CAUTELA!

Vejamos o que eles dizem no seu site:

Em parangonas enormes:

EDP:

Eletricidade grátis para os primeiros 15.000km do seu novo carro

Mas depois como é natural é preciso detalhar de onde vem esse valor 15k km, ou eles vão a casa ver os kms do carro?

Aqui vem a resposta em letras bem miudínhas:

EDP:

Valor equivalente ao gasto de eletricidade do seu carro nos primeiros 15.000km definido como 400€ (...)

Ah! Afinal oferecem 400 Eur de electricidade!

Vamos assumir um consumo médio de 16 kWh/100 km, que é como sabemos bem realista e justo:

15.000 km / 100 km * 16 kWh = 150 * 16 kWh = 2.400 kWh

Vamos agora ver o preço da electricidade... oops... espera... em tarifa normal ou em bi-horária nocturna?

Façamos as duas, assumindo particulares como é aqui o caso, e com potência contratada >= 6.9 kW...

Tarifa regulada em horário diário/normal: (0,1659 + IVA) * 2.400 kWh = 0,204057 Eur/kWh * 2.400 kWh = 489,74 Eur

Tarifa regulada em bi-horário fora de vazio: (0,1981 + IVA) * 2.400 kWh = 0,243663 Eur/kWh * 2.400 kWh = 584,79 Eur

Tarifa regulada em bi-horário em vazio: (0,1023 + IVA) * 2.400 kWh = 0,125829 Eur/kWh * 2.400 kWh = 301,99 Eur

Se carregar com um tarifário normal, os 400 Eur que oferecem não chegam para o consumo do carro.

Se carregar com tarifário bi-horário durante o dia muito menos chega, são quase 200 Eur a mais.

Apenas se carregar à noite consegue fazer uso da oferta total dos 400 Eur para rolar os 15.000 km que a EDP se propõe "oferecer".

Chegamos então à conclusão que dos 3 cenários possíveis, em apenas 1 deles, o do carregamento nocturno em bi-horário, o valor "oferecido" seria suficiente para pagar o consumo efectuado pela viatura. Ora não vi em lado nenhum na publicidade isso escrito... publicidade duvidosa no mínimo...

Mas a falácia não fica por aqui. Continuando a ler as letras miudínhas...

EDP:

(...) a ser descontados durante 10 meses na fatura de energia (40€ por mês)

Ah! Esperem! Só deixam descontar no máximo 40 Eur por mês, e não dura por mais de 10 meses; é um termo fixo de desconto!

Então façamos as contas pela inversa... quanto é que consigo rolar por mês com 40 Eur de "oferta":

Tarifa regulada em horário diário/normal: 40 / 0,204057 Eur/kWh / 16 kWh * 100 km = 196,02 kWh / 16 kWh * 100 km = 1.225 km / mês

Tarifa regulada em bi-horário fora de vazio: 40 /  0,243663 Eur/kWh / 16 kWh * 100 km = 164,16 kWh / 16 kWh * 100 km = 1.026 km / mês

Tarifa regulada em bi-horário em vazio: 40 / 0,125829 Eur/kWh / 16 kWh * 100 km = 317,89 kWh / 16 kWh * 100 km = 1.987 km / mês

Para gozarem os 15.000 km de utilização que a EDP apregoa, teriam de carregar sempre em tarifa bi-horária nocturna, porque de outra forma os 400 Eur "oferecidos" nunca chegariam para pagar o consumo da viatura.

Claro, não deixam de ser 400 Eur, mas esqueçam os 15.000 km, isso é areia para os olhos.

Até podem gastar toda a energia com a máquina de lavar roupa, eles sabem lá se foi o carro, quantos kms fez, etc.

Conclusão:

Olhem para a promoção como sendo uma "oferta" de 40 Eur por mês durante 10 meses. Tudo o resto são spin-offs de marketing.

Com esses 40 Eur vocês compram na EDP 196, 164 ou 318 kWh de electricidade consoante o tarifário e hora de carregamento.

Para um consumo médio arredondado de 30 kWh por carga completa isto representa 7, 6, ou 11 carregamentos no máximo, por mês.

Tudo isto vai para o cano se comprarem os postos de carregamento da Magnum Cap que eles vendem a mais do dobro do preço que lhes custa, e onde recuperam bem mais dos 400 Eur que supostamente vos "ofereceram".

Finalmente, não esquecer que estes senhores andam há anos a levar o país à falência, com as supostas perdas e déficit tarifário, que miraculosamente nunca aparecem nos relatórios de contas anuais como dando prejuízo algum. Tudo foi vendido à banca, e tudo deu lucro, não haja dúvidas.

O preço de mercado da electricidade ronda os 3 a 4 cêntimos nas horas de pico, eles vendem-vos a mesma a 16, e ainda vêm com "ofertas".

Not for me.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
510_Outlander_PHEV
Clube 1000 km
Moderator
tcap-support

Prates, escreveste tanto que vou partilhar esta info ser ler a tua resposta toda.

A oferta da EDP nada mais é que 400€ + IVA de desconto na fatura da electricidade.

A isso acrescentas 10% de desconto no vazio o que equivale a uns 0.10€/kwh já com iva.

Eu usufrui dessa oferta, e durante 10 meses foi-me descontado da fatura de luz e gas o valor de 40€ + IVA independentemente do consumo ser feito pelo carro ou pelo frigorifico.

Portanto em numeros redontos descontaram 49.20€ da fatura todos os meses durante 10 meses...

Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower    Spritmonitor.de     Diário de Bordo de Um Prius Serrano

Mitsubishi Outlander PHEV    Spritmonitor.de  Diário de Bordo do Ironhide

Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link

Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
014_Prius_PHV
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_2G
SystemAdministrator
tcap-support

João Ferreira:
Prates, escreveste tanto que vou partilhar esta info ser ler a tua resposta toda.

Já sei, foi o corrector ortográfico do PC que te fez dar tantos erros... pelo menos é a desculpa no telemóvel... Devil

Não era preciso dizer sequer que não tinhas lido, a tua resposta diz tudo, podias ter feito melhor figura, mas pronto, és tu mesmo.

Top 25 Contributor
Plug-In
012_Prius_2G
banned

Não era minha intenção publicitar ou defender as soluções da EDP...

Apenas estranhei o preço do equipamento, que mesmo comparado com a solução da EDP (que é caro, sem duvida) é ainda mais caro.

Supostamente, o equipamento da EDP fica por 49 x 24 = 1176,00 euros....    daí a minha surpresa.

Ainda mais pela apresentação recente dos equipamentos e preços pelo João Prates, bem mais interessantes e que eu desconhecia...

A proposta da energia da EDP para a mobilidade, está subjacente a contratação de um destes tarifários e não da tarifa regulada:

https://www.energia.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/servicos/mobilidade-eletrica/o-que-e-o-tarifario-energy2move-e-quais-as-vantagens/faq-5660

A partida é melhor que nada, mas condicionada aos primeiros 500 veículos...   desconheço se haverá neste momento melhores propostas de outros fornecedores.

Infelizmente, com o aumento de veículos elétricos, acabaremos por ter a transferência da carga fiscal dos combustíveis fosseis para os EV's...   Espero que não seja sobre a eletricidade, pois não vejo forma de fazer a distinção entre o consumo doméstico e do carro.

Uma coisa é certa, vamos continuar a pagar e muito...       e quem pode adquirir EV's que aproveite os benefícios atuais...

Page 3 of 14 (131 items) < Previous 1 2 3 4 5 Next > ... Last » | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com