Viva a todos!
Este pretende ser o início de uma jornada a bordo do Prius 3G que adquiri ainda hoje, dia 26/02/2018 :)
Trata-se de um veículo de 2009, com 136 mil km, de cor preta. Ainda não tem nome...
Num próximo registo darei mais detalhes sobre o carro e a primeira impressão
Prius 3G
Bem Vindo,
Vai contado as aventuras Prius
AURIS HSD SPORT
Bom dia! Excelente escolha, devo dizer!!
Umas fotos ajudam à nossa impressão, mas agora o tempo é teu de te ires ambientando à máquina, não tenhas pressa
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta:
Muitos parabéns José!
Que maquina maravilhosa compraste!
Saudosamente o digo, pois apesar de me sentir muito confortável com a minha também recente aquisição, o meu Prius de 2G de 2009 também deixou muitas, mas muitas saudades.
Acredita que não sou nada materialista, mas esse carro tocou-me profundamente.
Agora é usufruir, gozar e viver essa nova experiencia que apenas desejo que seja tão marcante para ti como foi para mim!!
Bruno R. Almeida
PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km
João Fernandes: Bem Vindo, Vai contado as aventuras Prius
Obrigado! Essa é a ideia!
Telmo Salgado: Bom dia! Excelente escolha, devo dizer!! Umas fotos ajudam à nossa impressão, mas agora o tempo é teu de te ires ambientando à máquina, não tenhas pressa
Obrigado! Ainda não tive oportunidade de tirar fotografias ao avião ainda esta semana espero ter oportunidade. Parece-me que a aprendizagem irá ser interessante, à medida que o carro se der a conhecer. Também quanto antes espero navegar pelo manual, não pretendo andar muito sem ter lido o livro de instruções...
Bruno Almeida: Muitos parabéns José! Que maquina maravilhosa compraste! Saudosamente o digo, pois apesar de me sentir muito confortável com a minha também recente aquisição, o meu Prius de 2G de 2009 também deixou muitas, mas muitas saudades. Acredita que não sou nada materialista, mas esse carro tocou-me profundamente. Agora é usufruir, gozar e viver essa nova experiencia que apenas desejo que seja tão marcante para ti como foi para mim!! Bruno R. Almeida
Obrigado! Eu entendo-o, como algo "material" tem o potencial de marcar e moldar a nossa experiência e perspetivas, não só na condução mas a outros níveis... Este modelo pioneiro é o inaugurador da minha lista de carros (que talvez não venha a ter muitos ), o que por si só já deixa uma marca especial na memória.
Muitos parabéns e muitas felicidades.
Uma breve entrada (para evitar que isto se torne, pelo menos por agora, num "semanário" de bordo). Além disso, há algum fórum sobre "regras" de registo dos DB?
Ao travar amizade com o meu novo amigo de 4 rodas na segunda feira, e depois de um longo tempo (quase 2 horas) em simulações de seguros, lá começou um novo capitulo na vida do prius.
Com a simpatia de vir com meio depósito, decidi fazer uma experiência inicial com o carro. Já foi discutido noutros DB que é mais aconselhável gasolina 95, correto?
Apesar de ainda não estar familiarizado com os comandos e menus, já sabia como definir as "Trip" de modo a contabilizar os consumos e kms a partir de certo ponto. Os menus são moderadamente intuitivos, só hoje descobri como desligar o ecrã ou, por exemplo, ainda não sei desligar o rádio, só baixar o volume para zero...
Hoje cá no norte (Braga) choveu um pouco, o que deu efetivamente para "batizar" o carro (tenho mesmo de arranjar um nome :).
Com temperaturas entre os 4 e os 12ºC, notei que ao ligar o carro de manhã o motor a combustão interna (MCI) foi acionado, sendo que em plano minutos mais tarde se desligaria (penso que seja, não só mas também, para otimizar a temperatura das baterias, certo?).
Em plano facilmente se atinge os 30-40km/h em modo elétrico. O troço de estrada nacional que percorro no sentido Braga dá efetivamente para atestar as baterias pelo declive a favor. Deu também para perceber que o comportamento do carro com baterias cheias ou acima de 50% é diferente e mais "eco"/EV e atinge velocidades de 50 ou 60km/h, do que com níveis de 25%, por exemplo. O carro responde bem nas acelerações, mesmo em modo Eco. os consumos no total em minhas mãos, misto de cidade/nacional, estão pelos 4.0-4.2 L/100km. Sei que o tempo frio prejudica os consumos, mas tinha expectativa de conseguir melhor um bocado.
Notei um barulhos e ruídos provavelmente provenientes dos plásticos do tablier. Já ouvi falar de um tópico a falar de um DIY sobre isto, vou ver se o descubro a ver se há algo a melhorar.
O modelo em questão é o base premium + GPS. Onde é que eu confirmo as características e especificações completas do carro? Não tem câmara traseira nem sensores, sendo que este se afigura uma aquisição importante a curto prazo. Aliás, parece-me que é a ausência destes sensores que o carro tenha um "risquitos" e amrcas, seja atrás seja à frente nos pára choques, contudo nada de grave/profundo.
O anterior dono era um pai de 2 crianças, pelo que é não com tristeza mas sim com uma alegria genuína que vejo que o carro, apesar de muito bom estado de conservação (não excelente, apenas muito bom) tem um boneco desenhado com pequenos dedos gordurosos no vidro esq atrás, pelo que até limpar o vidro [brevemente] irei ter essa pequena lembrança
Um pequeno susto aconteceu quando ao ligar o carro acendeu uma luz laranja que sugere um carro a deslizar/aos "S's", e não dava para engatar nem iniciar a marcha, referindo "mudar a posição para P (parque) antes de iniciar a marcha". Pouco depois percebi que carregar no botão de ligar o carro sem pressionar o travão não "liga" o carro, ficando num patamar intermédio, em que para o ligar efetivamente é necessário carregar [mais uma vez] no botão Power ao mesmo tempo que se pressiona o travão. Simples certo?
PS: quanto a fotos, a próxima publicação certamente terá mais sorte!
José Magalhães: Muitos parabéns e muitas felicidades.
Obrigado José :)
José M Marques: é mais aconselhável gasolina 95, correto?
Correcto.
José M Marques:inda não sei desligar o rádio
Pressiona o botão do volume uns segundos e voilá!
José M Marques:o motor a combustão interna (MCI) foi acionado, sendo que em plano minutos mais tarde se desligaria (penso que seja, não só mas também, para otimizar a temperatura das baterias, certo?).
O MCI entra em funcionamento para optimizar a sua própria temperatura.
José M Marques:para o ligar efetivamente é necessário carregar [mais uma vez] no botão Power ao mesmo tempo que se pressiona o travão. Simples certo?
ccosta@prius-pt.com
Prius +
Parabéns pela excelente aquisição.Agora é fazer quilómetros, que é disso que eles gostam.Nós ao volante nem os sentimos passar
Diário de Bordo do Mê Menine