Viva a todos!
Desde o último registo, dia 2 de março, que muita coisa aconteceu, mas não dando para registos mais assíduos, aqui vai um resumo.
*Sobre a estimativa de km na reserva, quando o último traço do depósito começou a piscar, a estimativa andava pelos 46 km. Contudo, para meu espanto, notei que mesmo vindo em modo eletrico numa descida (portanto, a carregar a bateria), esse valor estimativa ia descendo, de 46 até 41 km. Porquê?
Aos 137 mil km pus 2 pneus novos atrás. Foi-me aconselhado a pôr os pneus novos atrás, e mudou-se os traseiros para a frente, a reavaliar daqui a ~5000 km. Além disso, disseram-me também para "cruzar" os pneus a cada 10000 km, de lado e de frente <-> trás caso os 4 pneus fossem novos.
** Ao colocar os pneus, o senhor pôs uma pressão de 2.20 bar tanto à frente como atrás. Apesar de eu saber que o recomendado era outro valor, acabei por não lhe pedir para alterar a pressão e, mais tarde, acabei por me esquecer de pôr a pressão que pretendia. Desta forma, o percurso que fiz com o último depósito foi com aquelas pressões. Agora ao atestar, pus os pneus conforme as indicações base, os 2.5 frente e 2.4 atrás.
Garantindo então que uma medida de segurança básica estava satisfeita (os pneus), tenho na minha lista de afazeres algumas coisas, como:
1- polir a proteção dos faróis à frente
2- considerar pôr sensores de estacionamento, que apesar de não ser essencialíssimo, acho úteis. Este carro não tem câmara traseira.
3- Procurar um local de peças usadas, nomeadamente um volante. O atual está totalmente operacional, mas tem sinais estéticos de evidente desgaste
4- Adquirir o dispositivo de Via Verde, que neste momento não posso por estar ainda a aguardar o livrete "definitivo".
Uma nota infeliz, num destes dia tão cinza quanto chovoso, não consegui evitar que um carro azulinho desse um "beijinho" no pára choques da frente. Mais uma cicatriz que a seu tempo merecerá reparação. Não vou dar detalhes, não sei bem porquê :) mas fica aqui a nota que há anos que conduzo outros carros, e 1 semana com o "novo" velho carro e já tive um "incidente" minor.
Sobre consumos, a média orbita entre os 3.5 e os 4,4 L/km, com uma média calculada no Spritmonitor de 4,3 L/100 km.
Outras observações:
Ou seja, fica a ideia de que os 1000 km com 1 depósito ainda está longe de alcançar, mas não desisto! Será que só é possível no verão?
EDIT: apaguei as fotos, uma vez que neste caso não há a necessidade de as pôr, bastando referir as informações. Quando houver necessidade, faço de outra forma como fiz num post anterior com ligação externa.
Bem haja a todos!
Prius 3G
Nem tanto. Com 4,1 no CB e tendo começado com o depósito bem cheio, dá para ir aos 1000 km.
Toyota Prius 4G PHV
Bom dia José.
Verifica por favor como inserir fotos nos posts da forma correcta, consultando as instruções no fórum da Organização Interna.
Imagens alojadas directamente no nosso servidor em novos posts serão eliminadas sem mais avisos.
Nota:
É sempre explicitamente referido a cada novo membro para consultar o dito fórum precisamente para evitar situações destas.
Não há razão para estares a postar fotos ocupando espaço na nossa máquina, e com fotos tão pequenas que mal se vêm nos posts.
Toyota Prius 3G PHV Toyota Prius 4G PHV
Cabos de carregamento, EVSE seguros e inteligentes, Wall chargers, instalações chave-na-mão, fotovoltaico auto-consumo
Luis Neves: Nem tanto. Com 4,1 no CB e tendo começado com o depósito bem cheio, dá para ir aos 1000 km.
João Prates: Bom dia José. Verifica por favor como inserir fotos nos posts da forma correcta, consultando as instruções no fórum da Organização Interna. Imagens alojadas directamente no nosso servidor em novos posts serão eliminadas sem mais avisos. Nota: É sempre explicitamente referido a cada novo membro para consultar o dito fórum precisamente para evitar situações destas. Não há razão para estares a postar fotos ocupando espaço na nossa máquina, e com fotos tão pequenas que mal se vêm nos posts.
Carlos Costa: José M Marques: Ainda não sei desligar o rádio Pressiona o botão do volume uns segundos e voilá!
José M Marques: Ainda não sei desligar o rádio
Pressiona o botão do volume uns segundos e voilá!
Afinal para desligar o rádio é no botão abaixo do botão para diminuir o volume
José M Marques: Luis Neves: Nem tanto. Com 4,1 no CB e tendo começado com o depósito bem cheio, dá para ir aos 1000 km. Se o depósito tem 45L de capacidade, e ao atestar pouco depois da última barra de combustível estimado começar a piscar, só leva 37L. Esperando algum tempo dá para meter mais uns 3 litros, mas de qualquer forma parece que os (45-37=) 8 litros que ainda estariam no reservatório ainda dariam para mais um bom bocado apesar de a estimativa no comp de bordo ser <45km.
O depósito bem atestado leva um pouco mais de 47 litros; quando o último traço começa a piscar, foram consumidos cerca de 38. Na reserva, com médias de 4 litros, fazem-se bem 160-170 km.
Boa tarde!
Uma ausência forçada das estradas na sequência de um a/incidente obriga a uma diminuição das experiências a relatar. Ainda assim, é de registar que o serviço de atendimento telefónico na CA de Braga foi muito pouco acessível, nomeadamente no horário após abertura ou antes do fecho.
Como curiosidade offtopic, os pagamentos de portagens com cartão são codificados como operações de baixo valor, sendo agrupados vários episódios e emitido um único movimento (não sei qual o intervalo de tempo, se semanal, quinzenal, mensal...) com o valor acumulado, sem ter custos adicionais por isso. Outra nota é que para quem não tem via verde, as SCUTS só estão disponíveis 2 dias após e durante 5 dias úteis, num total de 7 dias úteis após a passagem na SCUT.
Boa tarde a todos!
Uma rápida atualização. O carro (ou carrinha??) tem-se portado lindamente
Está com 144750 km, 8075 km na minha mão, com uma média estimada de 4.1 L/100km no geral, e 3,8 agora no tempo mais quente.
Coloquei esta semana sensores de estacionamento atrás, que senão fosse o senão do necessário bip a juntar ao já existente bip da marcha atrás, estaria perfeito. Ainda assim, é uma útil adição ao veículo.
Algumas dúvidas:
De resto, tem sido uma condução firme e segura, ajudado pelo pneus novos, pelo quase silêncio se o piso ajudar, ou pela suavidade das transições das mudanças. Já se nota um número cada vez maior de prius (assim como de outros híbridos) nas estradas do norte de Portugal, noemadamente Braga. Alguns deles, inclusive, com o "dístico" Prius-pt
Espero que esteja tudo bem com a comunidade. Tenho de ver aqui nos fóruns quando é o próximo encontro, para ver se arranjo o tão desejado autocolante
Até já!
Excelentes médias!
Em relação às questões...
A autonomia diminui sempre, mesmo com descidas e regenerações que fariam estender um pouco os litros no depósito, é um algoritmo/cálculo que faz questão de ser conservador e que tem em conta a média de muito longo prazo.
O MCI liga (utilizando uma pequena injeção de gasolina) por alguns momentos quando se passa a barreira dos 75km/h, ou quando faz idle check.
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta: