Chegou ontem, vindo de Matosinhos, o 3G que adquiri a um membro desta comunidade. Registada a criança e tratada a papelada levei-o a Setúbal para o apresentar aos amigos e experimentar o bólide.
As primeiras impressões são positivas: relativo silêncio a bordo, confortável qb, acelera rapidamente se desligo o modo Eco, em Pwr devora a estrada. De menos positivo o ruído aos 90 ou acima desta velocidade. Na ida para Setúbal coloquei a hipótese de ser o motor. No regresso, já mais experiente, coloquei o carro a 90 e lá apareceu o ruído vibrante e incómodo.
Como é o meu primeiro com pneu de 17 não tinha esta experiência auditiva. Vou ter de a fazer agora a menos que seja possível trocar pela medida 15. Bem sei que a segurança não é a mesma mas, como o tempo de bater a barreira do som (e da minha vaidade enquanto às do volante já lá vai) ganho o socego que tanto aprecio. Isto se for possível, claro.
A versão que adquiri têm características de Sol e Premium. Vem com câmara, estacionamento automático, e gps, mas os faróis não são leed e os estofos são de um material que parece camurça mas é um tecido que me parece sintético. E a meu ver não é nada bonito apresentando um aspecto algo enxovalhado.
O CC é o normal, têm sensor de chuva mas não de luz, os retrovisores recolhem à mão, o ar condicionado parece-me óptimo, a som é bom, tranca as portas através de um botãozinho simpático, e a sintonia do rádio claramente superior à do Benjamin.
No conjunto da viagem consegui os 3.7 de média final. Atendendo a que andei a fazer experiências com os 3 modos de aceleração e na viagem para Setúbal puxei por ele, não me parece nada mal.
Em cidade o modo Eco é lento. Imagino a carga de nervos que será para os outros condutores. Desligando o Eco a resposta melhora sensivelmente. Também é certo que não tenho o traquejo necessário. Mas quer-me parecer que a jovialidade do 2G não foi replicada no 3G.
O nome Anjo Branco é provisório. Como o carro é branco achei apropriado. Entretanto, como aconteceu com outros carros, o verdadeiro nome há-de vir. Sim, que isto de dar nomes não pode resultar de um acaso. Como a numerologia afirma, e muito bem, nome é vibração. Ora a vibração deve criar harmonia.
Abraço amigo
Crisóstomo
O membro vendedor pode vir dar uma ajuda a perceber o ruído dos pneus
Entretanto, 3,7 é muito bom, para 350km de estrada/AE.
Quanto aos modos de aceleração, eles só mapeiam o acelerador nas gamas de baixa carga...em ECO anda o mesmo que em PWR, se for pressionado a fundo...
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta:
parabéns pelo upgrade.
agora é atravessar toda a fase de adaptação à nova máquina.
partilhe dúvidas, partilhe experiências mesmo que pareçam insignificantes e ou repetição de experiências passadas, só assim enriquecemos esta casa.
Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower Diário de Bordo de Um Prius Serrano
Mitsubishi Outlander PHEV Diário de Bordo do Ironhide
Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link
Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)
nota para o modo Eco, para além do já indicado pelo Telmo este modo tb reduz a potência do AC.
Direção desalinhada? Pneus descalibrados? Não e normal essa questão de ruído/vibração acima dos 90.
A melhor sorte com a nova máquina. Ainda falta um bocadinho para acabar a rodagem...
Toyota Prius 4G PHV
Fui eu que vendi o carro ao amigo Crisóstomo e em relação aos pneus o barulho que o carro faz é o barulho normal do motor e do rolar dos pneus na estrada. Não há nenhum barulho fora do normal, fiz a viagem de Matosinhos para Lisboa sempre em AE com o CC nos 135km/h e não notei nada de diferente nem anormal, além de o carro ser usado com regularidade no dia a dia.
Resta dizer que realmente o carro tem jante de 17 polegadas e os pneus em questão são quatro Michelin Primacy com pouco mais de 1 ano de uso e cerca de 15000 km feitos.
Pois, pode ser simplesmente sensibilidade do novo dono ao rolamento. É curioso qu as sucessivas evoluções do Prius têm vindo a melhorar a insonorização aerodinâmica e do motor, mas a tornar mais evidente o ruído de rolamento dos pneus na estrada....
Folgo em saber que o Prius já está nas mãos do dono dono. Sendo que eu fui uma espécie de padrinho, uma vez que já conheço o Rui desde os tempos da escola e fui eu quem os coloquei em contacto.
Agora é só rolar na estrada e disfrutar. O ruído pode ser de facto uma maior sensibilidade do ouvido do novo dono. A jante de 17 é mais bonita, torna a condução mais segura, mas claro que transmite mais ruído porque tem menos pneu para amortecer
Antes de trocar por outra medida de jantes sugiro uma passagem rápida a uma casa de pneus para verificarem o conjunto calibração e alinhamento.
Luis Neves: Pois, pode ser simplesmente sensibilidade do novo dono ao rolamento.
Pois, pode ser simplesmente sensibilidade do novo dono ao rolamento.
Poderia ser o caso não fosse a companheira, hoje na A5, também ouvir o dito ruído. Por consequência na próxima semana vou tentar perceber o motivo.
Hoje foi dia de andar às voltas por Lisboa. Não por mim, todavia : com muito jeito e paciência lá consegui convencer a companheira a experimentar.
Duas horas depois, não inteiramente convencida, estacionou. Mas pronto, isto é um dia de cada vez. Pelo menos na próxima vez que formos ao Alentejo não terei de conduzir sozinho. E ela não terá a desculpa de não saber conduzir o anjo branco.
Hoje, com ajuda externa, consegui fazer funcionar o Hud. Por um lado acho bonita a cor e a ideia daquilo estar ali projectado no ar. Mas por outro vou ter de me habituar.
Já o emparelhamento do telemóvel com o carro não deu. Nem se reconheceram um ao outro. Como o carro é japonês e o telemóvel chinês porventura não se querem entender. Vou ter de lhes explicar que em território nacional cessam as disputas e unem-se esforços.
A questão do nome continua pendente. E, ao contrário do que é habitual, apenas o silêncio responde quando lhe pergunto o nome.