Amigo Crisóstomo,
Muitos parabéns pela evolução. Pelo que relata o Anjo Branco tem pequenos pormenores que, para mim, são deliciosos, nomeadamente o HUD.
Em relação aos pneus, se o Crisóstomo, achar por bem, gostaria de lhe apresentar o Sr. António Almeida, que trabalha no Auto Aqueduto, dentro da garagem da Autocoop perto das Amoreiras, que tenho a certeza que esmiuçará o tema dos pneus/jantes/alinhamentos/desgaste/ruídos ao ínfimo pormenor com toda a sensibilidade que sempre me presenteou assim como uma qualidade técnica incrível.
Agora mais uma vez é usufruir e esperar que o "vírus" HSD não passe para a companheira nas vossas deslocações ao Alentejo.
Quando ao nome, não se apresse, tudo tem o seu momento! E a viagem até lá pode ser bem mais interessante que a chegada!
Abraço,
Bruno R. Almeida
PRIUS 2G (Ago 2009 a Nov 2017)
Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,87 kWh/100km
Amigos,
Ontem passei o dia a ler os manuais e a fazer a minha cábula. Descoberta aqui, descoberta ali, passou-se o tempo e de repente tinha de fazer a sopa. Não uma sopa qualquer todavia. Um dia dou a receita.
Hoje vai ser altura de aplicar uma parte do que ontem aprendi. E de levar o carro ao mecânico em Setúbal por causa do ruído aos 90 e seguintes. Aí é que vai ser. Primeiro porque ele não vai perceber a lógica de eu vender o Benjamin tendo investido o que investi na suspensão. E depois porque adopta os carros como se fossem filhos e eu, nos últimos 3 anos, já mudei de viatura 3 vezes. É obra!
Vou com pouca esperança, devo confessar. Pesquisas que fiz na net sobre pneus e ruído, e especificamente sobre os Michelin Primacy, levam-me a concluir que o ruído do atrito não é defeito mas feito.
Abraço amigo
Crisóstomo
Analisado o ruído dois diagnósticos possíveis. Ou problema nos rolamentos da rodas dianteiras, sendo necessário, para haver certezas, deixar amadurecer - palavras exactas do mecânico. Ou ruído atrito dos pneus. Ou ambos.
Sobre os pneus investiguei e fiquei a saber que os Michelin Primacy hp 87w estão classificados como emitindo 70 decibéis o que os coloca no grupo dos barulhentos. Por consequência, mesmo que outras razões não existissem, bastariam estes pneus para tornar o carro ruidoso.
Aproveito a ocasião para perguntar aos utilizadores de pneu de 17 polegadas o que recomendam em alternativa? Marcas, modelos, jantes diferentes? Aceitam-se sugestões.
O Serrano calça Kumho Ecsta Le Sport KU39 e so far so good numas belas jantes de 17''
Posso medir o ruído de rolamento com o telemóvel, partilho o resultado mais logo
Toyota Prius 3G Gpl by AutoGasPower Diário de Bordo de Um Prius Serrano
Mitsubishi Outlander PHEV Diário de Bordo do Ironhide
Diário de um projeto de Autoconsumo Beirão - Link
Renault Fluence ZE - Diário de Bordo do Adamastor (Fechado)
Tive Michelin Primacy HP, contente com eles, especialmente em termos de desgaste. Quando rolavam uns iguais na frente havia um pequeno burburinho mas menor que os Bridgestone Turanza T001 (e a velocidades diferentes). Atualmente com o Michelin Primacy 3 nada a dizer.
A melhor sugestão, dado que são pneus com muito piso ainda, é rodá-los entre posições dentro das opções que o especialista em pneus te der. Trocar é no mínimo um investimento injustificado.
Branca de Neve só 30% são minha autoria...
Planeta:
Bom dia,
Ontem foi dia passeio até Sintra.
Para lá tudo bem, fizemos a marginal, Cascais, AE, e estacionamento em São Pedro onde ficou a descansar durante o dia.
De regresso a Lisboa meti pelo IC19 e de repente aparece uma informação a amarelo com indicação de que o sistema híbrido tinha avaria. Do lado esquerdo o triângulo com o ponto de exclamação e por cima o símbolo do controle de estabilidade. No extremo direito do Display os símbolos do travão e por cima o do MCI.
Entretanto o comportamento do carro era normal. Primeiro pensei encostar à berma mas depois rezei aos anjinhos e devagarinho trouxe o carro para Lisboa.
Hoje liguei-o e a informação mudou. Já não aparece o símbolo do controle de estabilidade e do travão. Mas mantém-se o aviso escrito, o triângulo, e o símbolo do MCI. E na verdade, mesmo com o carro parado, o motor não desliga. Também não consigo ligar os 3 modos de condução. Já a bateria de tração aparece a 80% cheia.
Nestas condições não sei se hei-de chamar o reboque ou se devagarinho posso levar o carro a Setúbal para eles verem. Já alguém aqui na Comunidade teve este problema?
Provavelmente será a bateria de tracção! Ainda está dentro da garantia dos 10 anos?
ccosta@prius-pt.com
Prius +
parece ser o aviso que aguardo no meu serrano. como foi dito se estiver dentro do programa da garantia esta tudo bem, apenas irás receber uma bateria nova :)
Viva Crisóstomo parabéns pela aquisição de uma bela máquina tecnológica.
Pena que não está ser um bom começo para um eterno enlace.
Ora vamos lá á ajuda 50/50, segundo o teu relato e tecnicamente falado acendeu o "triângulo da morte", ou seja é a luz principal do Prius, esta luz acende ou pisca consoante a avaria, quando aparece deves parar para não causar nenhum acidente num local seguro e solicitar uma inspeção á maquina.
A mensagem que apareceu devia ser esta:
"Check hybrid system stop the vehicle in safe place"
Algumas máquinas de pouquíssimos membros já apresentam pré sintomas de falha da bateria de tração, ou seja no conjunto de 28 módulos em série pode haver 1 ou vários módulos afetados a operarem abaixo do valor tensão que varia entre 15v e 18v, o problema é quando cai abaixo disso.
Se tiveres na garantia dos 10 anos não tens problemas se tiveres fora da garantia tens um custo associado.
Aqui há duas soluções:
Bateria nova dentro da garantia
ou
Bateria recondicionada, troca do módulo afetado, mais em conta.
Não é um bicho de 7 cabeças a avaria mas causa algumas mazelas, faz-me lembrar a bateria de 12v do 2G em fim de vida útil.
Espero ter ajudado.
Um abraço,
Paulo Lapa
"O Branquinho do Lapa"
Carlos Costa: Ainda está dentro da garantia dos 10 anos?
Ainda está dentro da garantia dos 10 anos?
O carro foi importado de Espanha em 2016 pelo membro desta comunidade que mo vendeu.
A matrícula portuguesa é de Novembro de 2009. Por consequência até Novembro estará dentro da garantia.
Todavia, se percebi bem os termos da garantia da Toyota, são 10 anos ou 160.000km: o que acontecer primeiro.
Como o carro têm perto de 190.000, não sei se a garantia já não expirou.