SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Finalmente conduzi o Passat GTE - LE CRITICA do JE

rated by 0 users
This post has 1 Reply | 1 Follower

Top 75 Contributor
Mild-Hybrid
023_Auris_Touring_Sport_2013
Carlos Santos Posted: 15 Jun 2019 15:14

Ora, queria deixar aqui a minha experiência. Conduzi um dos Passats GTE da empresa, até agora tinha-me calhado só fumarentos que estão em vias de ir à vida, e ainda bem.

O modelo é semelhante a este:

EDIT: (após ver as fotos deste anúncio, reparei que o ecrã do quadrante é diferente, entre outros)

StandVirtual

Primeiras Impressões

Nota-se o ambiente VW ali dentro, não há dúvida, as luzes azuis dão serenidade e parece-me que tem boa qualidade de construção, embora os materiais tendem a ganhar uma cor esbatida com o tempo. Posição de condução horrível para pessoas de pequena estatura (como eu) mas isto é igual em todos os VW que conduzi até agora. Botões confusos e pouco claros, quandrante igualmente confuso. Se o ecrã central é generoso e imponente, o ecrã do quadrante parece um relógio da CASIO dos anos 90 metido ali à pressão.

Condução

Ok, a condução é silênciosa a todo o momento, mais que os HSD (inclusive nas subidas). No entanto, não sei se será por o modelo ter DSG ou o que seja, dá imensos solavancos a baixa velocidade. Em estrada é percetível uns solavancos que parecem passagens de caixa, mas vou investigar isso depois.

A regeneração no modo mais agressivo era mesmo agressivo, o lado bom, dá para conduzir só com um pedal. A opção de regeneração mais leve, não me parecia regenerar nada, parecia mesmo ponto morto.

Economia

Vocês já sabiam que ele se ia esbarrar aqui Stick out tongue Como não estava à carga, tinha apenas 4km de autonomia na bateria, usei o modo hibrido normal (um dos 4 modos) até ficar com o mostrador de autonomia a 0, ainda antes de entrar na IC17 (A8). Mais tarde, nos túneis da IC17 e prestes a entrar na IC19 a média estava nos 6,4 - nada de especial portanto - Tentei arriscar no modo que carrega a bateria em andamento. Cheguei a Sintra, sempre nos 80km/h com uma média de 7,4 e com a bateria a meio, mostrava uma autonomia de 12km.

No regresso optei pelo E-Mode e agora sim, puramente EV consegui espremer 21km com uma condução cuidada, dos 12 esperados, sempre a 80. Por esta altura estava na IC17 quase a chegar ao radar e dá-me a mensagem, passar para modo hibrido. Terminei em Loures com média de 2,0. Portanto 4,7 para cada lado. Não é mau mas para um plug-in penso que será uma marca não tão impressionante. Claro que com acesso a carregador teria baixo a média, mas creio que está londe do Prius Plug In.

O consumo puramente em EV situou-se no 13,5kW/h a 80km/h

Bateria

Se a meio tinha 12km, espera-se 24 no total de grosso modo. Se fiz 21 com 12 (esperados) então no total no meu dia a dia faria 48km. Já me safava nos dias de trabalho. A bateria julgo ter 8kWh portanto acho que faz sentido dar esses 48km ou mesmo até 55km de autonomia, desde que se vá a até 80Km/h.

Equipamento

Este estava fraquinho, fraquinho, fraquinho. Sem câmara de marcha atrás, sem sistemas como o TSS, informação estranha e pouco intuítiva, nunca cheguei a perceber como o Hibrido funcionava porque o motor não se desligava por nada (tem um conta-rotações para ver o estado do motor). O Ecrã do quadrante era claramente do pior e as informações do central eram bonitas mas pouco úteis.

Consegui perceber onde estava o botão para alterar entre modos EV, Hibrid, Charge e Hold Charge. E o botão para ajustar entre conforto, eco ou sport.

O ecrã central tinha o mesmo tempo de reacção no touch que o da Toyota mas é preciso estudar aquele ecrã com tempo ou torna-se numa distração em condução. Aqui desiludiu-me à grande.

Espaço e conforto

Muito confortável sem dúvida mas foi construído para pessoas enormes, parecia que estava a conduzir numa cama King Size, bem me esperneava mas não chegava a lado nenhum. Não foi uma experiência muito boa para mim com os meus 1,60

Comparações Hibridas

Conduzi o CHR recentemente, o Honda CRZ, o Prius, Auris, Mondeo, Peugeot 2008 HY e este Passat GTE

Gostei mais do CRZ mas é claramente um carro para um outro público alvo e é mild-hibrid, divertido até acabar a bateria. O Prius está no topo da cadeia alimentar, adorei o HUD e tinha tudo o que eu queria mas num casal, não somos os únicos a decidir. o CHR adorei pela altura mais elevada, ou sensação disso, espevitado e maneirinho para a cidade. O Auris tem um toque familiar que agradou mais a moça e já me habituei a ele.

Resta o Mondeo e o Passat, que correm na mesma gama, lamento Passat, perdeste. O Mondeo conduz-se melhor, tem uma direção tipicamente da Ford, mais confortável para mim e conduz-se muito melhor e julgo ter um sistema semelhante ao HSD da Toyota portanto…

Conclusões

Quantos mais híbridos melhor e ainda bem que é plugin porque como Hibrido simplesmente não chega lá.

Ponto Forte: Ganhaste ao Peogeot que foi uma desgraça autêntica como Hibrido, do Porto a Braga não fez melhor que 6,5l/

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
017_Prius_4G_PHV
ConsumoRecorde_3G
Moderator
tcap-support
Luis Neves replied on 15 Jun 2019 15:52

O problema de todos os plug-ins à venda, sejam BMW, VW, Audi, é que consistem basicamente na colocação de um motor elétrico e de baterias numa versão normal a gasolina. Ganha-se 30 ou 40 km de autonomia elétrica, e quando a bateria acaba temos consumos de 6-7 litros senão mais. A interação dos dois sistemas é mímima, pois o funcionamento em modo híbrido não tem otimização nenhuma.

Muito diferente da abordagem da Toyota, que tem um sistema híbrido perfeitamente integrado e uma otimização de consumos quando acaba a carga externa da bateria. Eventualmente a Hyundai poderá ter algo semelhante, alcançado à custa de soluções mecâncias mais complexas e potencialmente menos fiáveis que as da Toyota.

Dito isto, não deixam de ser soluções a considerar por quem faça pouca autoestrada, acrescendo que a BMW e VW têm sido capazes de preservar a habitabilidade e mala dos modelos, ao contrário da Toyota.

Toyota Prius 4G PHV    Spritmonitor.de

Page 1 of 1 (2 items) | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com