SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de bordo - Prius 3g - Evaristo Leal

rated by 0 users
This post has 23 Replies | 4 Followers

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G
Evaristo Leal Posted: 15 Jul 2019 10:54

Adquiri um Prius 3a Geração de 2010 com 110K km a GPL.

Ainda estou em fase de análise e adaptação.

O sistema GPL foi instalado em fevereiro (BRC + flashlube).

Como usado está em muito boas condições, interiores e exteriores, com pequenos e quase irrelevantes sinais de uso.

Após inspeção minuciosa, descobri algumas falhas:

- instalação GPL carecia de mais cuidado e zelo. A forra do fundo da bagageira foi vandalizada, cortada sem qualquer cuidado, algumas forras, mal encaixadas ou fora de encaixe.

Parte central do depósito (torus) cheia de esponja de baixa densidade e qualidade, não faço a mínima ideia para quê?!

- falta de borracha de batente de porta do condutor.

- mola/tampa plástica em falta na embaladeira direita.

- cobertura/forra plástica do bloco do motor, solta, um dos apoios de encaixe completamente desaparafusado. A própria forra foi forçada na instalação e está estalada.

-farois foram polidos com pouco cuidado, tendo ficado com riscos.

- o quadrante foi pulverizado com produto de limpeza , tendo  entrado produto oleoso no interior, o que desfoca a informação.

- forras inferiores da cava do motor presas com braçadeiras de serrilha.

- consola central, faz imenso barulhos parasitas a rolar em pavimento irregular. Isto também acontece na zona do quadrante.

Algumas coisas são de fácil resolução, o que me chateia é o trabalho de sapateiro!

Tenho já agendado uma verificação na Toyota do sistema híbrido, para também testar as baterias.

Consumos a rolar com cuidado e ainda a em fase de adaptação, a rondar os 5 L/100km (4,8 foi o melhor que consegui). Isto não é o consumo real a GPL, para já não tenho indicação de valores porque ainda não gastei o primeiro depósito e só após terei noção da realidade.

Nível de óleo medido a frio, a meio do nível (não achei muita piada), já ouvi rumores que os modelos de 2010 consumiam óleo por alguns detalhes relacionado com o tipo de segmentos. Espero não ter um dos que padeciam desse problema.

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

700km rolados em adaptação

Das inspeções anteriores já resultaram em correções.

• Instalação de borracha de batente da porta;
  • Instalação de mola/tampa da embaladeira;
  • Reparação e correta instalação da cobertura do motor;
  • Fixação das forras soltas ou mal encaixadas;
  • Polimento dos faróis e proteção;
  • Reajuste de folga do parachoque traseiro;
  • Redução de ruído da consola central;
  • Remoção de lixo deixado por debaixo do depósito de GPL (inspeção com câmera endoscópica);
  • Limpeza de rebarbas resultantes da instalação GPL;

Verifiquei que foi instalado um depósito de 64L a GPL, se tivessem instalado um de 54L não haveria necessidade de corte da forra inferior da bagageira. Amadores!!

Vou equacionar a substituição do depósito e reposição da forra integral e funcional.

Top 10 Contributor
EV
015_Prius+
A01_Ioniq_BEV
Clube 1000 km
tcap-support

Evaristo Leal:
Verifiquei que foi instalado um depósito de 64L

A obsessão pela autonomia não tem limites!! Devil Depois fazem estragos desses...

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Último update de hoje.

-Lâmpada dos mínimos esquerda a falecer, só metade dos led estão vivos. 

-A minha mais pequena descobriu que o porta copos do apoio de braços do banco traseiro, tinha os encaixes partidos. Mais uma coisa a reparar.

Versão de mapa de 2009, preciso de fazer a atualização. Alguém tem sugestões onde encontrar e como fazer?

Verifiquei o estado do filtro do habitáculo, encontrei um filtro dos baratos, a substituir por um decente.

Forras do motor que estavam presas por braçadeiras de serrilha, foram corretamente fixas com molas em conformidade de origem.

Anulei mais dois ruídos parasita na base do porta luvas. Painel de enchimento onde está instalado o led de iluminação do tapete com folga nos encaixes, originava ruídos irritantes em pavimento irregular. Resolvido com stickers almofadados de tecido, para enchimento e amortecimento.

Na zona interior da consola central um suporte de um relé tinha folga e vibrava criando ruídos. Resolvido com os mesmos meios.

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Atualização de estado:

Suporte de copos reparado e encaixado. Processo de soldagem de polímeros eficaz.

Anulei quase todos os ruídos parasita, ainda falta um acerto na consola central.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Excelente relato.

As atualizações são feitas na Toyota, a custo de 200eur...

Ao fim de dez anos merece... Wink

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Tenho sérias dúvidas que a Toyota veja os 200€ para atualizar o sistema de navegação!

Já as finanças vão receber valor semelhante daqui a uns meses. 

Não cheguei a indicar a versão do meu 3g. 

Premium Pele GPS 

Top 25 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
021_Auris_HSD_1G
tcap-support

Bem... O teu Prius vai ficar como novo! Parabéns pela escolha e pela dedicação! Wink

1999 Avensis T22 (3S-FE)

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

620km a GPL, e ainda há muito gás no depósito, vamos ver quantos mais kms vai percorrer. O último led só começou a piscar aos 589km.

As chapeleiras Toyota desde 2004 foram sempre mal concebidas, e a do Prius não é exceção. Os enroladores e encaixes com folgas, sendo que no Prius tentaram minimizar com almofadas nos topos, mas mesmo assim tem 2cm de folga que promove a oscilação e ruidos. Dito isto problema resolvido. 

Já perceberam que não gosto de carros com barulhos que não sejam do motor e do rádio!! Wink

Top 50 Contributor
Full Hybrid
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
tcap-support

Primeiro que tudo bem-vindo. 

Depois assumir a minha agradável surpresa por tão minuciosa vistoria. 

Mas sobretudo pela rápida solução dos ruídos na consola central e por aí fora. 

De onde lhe perguntar se mora em Lisboa e morando se está na disposição de fazer a mesma análise ao meu 3G?

Muito grato lhe ficava. 

Abraço amigo 

Crisóstomo 

Page 1 of 3 (24 items) 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com