SITE OFFLINE
Esta comunidade mudou-se para https://ecomove.pt, registe-se no novo site!

Diário de bordo - Prius 3g - Evaristo Leal

rated by 0 users
This post has 23 Replies | 4 Followers

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Boa tarde

Sou da zona de Pombal, Leiria. Teria todo o gosto, mas a distância é um problema.

750km a GPL e ainda sem indícios de falha de gás.

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

864km a GPL e ainda não deu qualquer sinal de pouco gás, até onde vai chegar??? 

Até ao momento 5,58L/100km GPL com tendência a baixar.

O correspondente a 2,14L/100km a gasolina, em conversão direta pelo preço de referência entre combustíveis.

馃構

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Isso é fantástico... Wink

Vamos ver então quanto colocas no reatesto, e importa sobretudo registar isso, seja no spritmonitor ou outra plataforma.

Branca de Neve 30% são minha autoria...

Planeta: CO2

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Tenho registo no Drivvo, que já me mandou abastecer no dia 18! Cool

Até a aplicação anda baralhada! 

Este não é o meu primeiro Toyota a GPL, tenho uma Corolla Verso convertida há já 13 anos.

Motor 1.6 110cv com depósito de 54L e sistema BRC, zero problemas. O consumo entre os 9 a 10L/100km, num carro com 1560kg, péssima aerodinâmica e de 7 lugares. Em autoestrada com 5 pessoas e bagagem 12L/100Km.

Ter um veículo com um consumo inferior a 6L/100km é reduzir em 50% os custos de circulação.

Considerando ainda a redução de emissões poluentes em proporção!! Wink

Sei que existem os "pouco amantes" do GPL, também tive a minha fase de resistência, até porque não sou propriamente a favor de alterações drásticas em carros, mas existem números que é impossível ignorar (by Wikipédia):

As emissões de um automóvel com instalação GPL quando comparadas com um automóvel a gasolina são:

• 75% menos emissões de monóxido de carbono (CO)
  • 85% menos emissões de hidrocarbonetos não queimados (HC)
  • 40% menos emissões de óxidos de azoto (NOx)
  • 85% menos emissões de gases com potencial para criar Ozono[1]
  • 10% menos emissões de dióxido de carbono (CO2)[1]

As emissões de um automóvel com instalação GPL quando comparadas com um automóvel a gasóleo são:

• 90% menos emissões de partículas (PA10)
  • 90% menos emissões de óxidos de azoto (NOx)
  • 70% menos emissões de gases com potencial para criar Ozono
  • 60% menos emissões de dióxido de carbono (CO2)

Com o tempo me rendi à realidade do GPL e neste momento deixei de ver o Diesel como escolha, mesmo se ganhasse um carro a diesel num qualquer concurso, vendia-o imediatamente a um preço completamente estúpido.

No próximo abastecimento vou colocar um valor abaixo dos 80% do depósito, por exemplo 40L, para ter um valor de consumo real mais fidedigno.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Evaristo Leal:

Tenho registo no Drivvo, que já me mandou abastecer no dia 18! Cool

Até a aplicação anda baralhada! 

Acredito que sim! Wink

Consegues dar o link ou colocá-lo na assinatura, por ex.? Conhecemos pouco o Drivvo...

Evaristo Leal:

Sei que existem os "pouco amantes" do GPL, também tive a minha fase de resistência, até porque não sou propriamente a favor de alterações drásticas em carros, mas existem números que é impossível ignorar (by Wikipédia):

As emissões de um automóvel com instalação GPL quando comparadas com um automóvel a gasolina são:

• 75% menos emissões de monóxido de carbono (CO)
  • 85% menos emissões de hidrocarbonetos não queimados (HC)
  • 40% menos emissões de óxidos de azoto (NOx)
  • 85% menos emissões de gases com potencial para criar Ozono[1]
  • 10% menos emissões de dióxido de carbono (CO2)[1]

As emissões de um automóvel com instalação GPL quando comparadas com um automóvel a gasóleo são:

• 90% menos emissões de partículas (PA10)
  • 90% menos emissões de óxidos de azoto (NOx)
  • 70% menos emissões de gases com potencial para criar Ozono
  • 60% menos emissões de dióxido de carbono (CO2)

Tenho sérias dúvidas quanto a alguns valores de redução, nomeadamente em relação CO2. Não é assunto para debater no teu DB, mas claramente há gato na comparação com automóvel a gasóleo. Menos 60% de emissões de CO2 é erro.

Evaristo Leal:

Com o tempo me rendi à realidade do GPL e neste momento deixei de ver o Diesel como escolha, mesmo se ganhasse um carro a diesel num qualquer concurso, vendia-o imediatamente a um preço completamente estúpido.

Nós com os híbridos nem precisámos do GPL para pensar dessa forma em relação ao diesel.

Smile

Evaristo Leal:

No próximo abastecimento vou colocar um valor abaixo dos 80% do depósito, por exemplo 40L, para ter um valor de consumo real mais fidedigno.

Ok, mas os registos de longo prazo são os mais fidedignos porque absorvem as variabilidades de cada abastecimento.

Daí ter pedido o link Wink

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Vou tentar ver como linkar, isto se for possível, visto que é uma APP android.

Os supostos dados sao provenientes de um teste feito pelo Millbrook Vehicle Emissions Laboratories (UK) em 1998 e 1999, pelo que existe uma razão para os diferenciais em relação aos padrões atuais. Isto considerando a evolução técnica das motorizações e meios de redução de gases através de catalisadores mais evoluídos e eficiência na combustão. 

Tendo em conta o consumo que num carro a diesel é 25% inferior a um carro a gasolina no mesmo segmento, e ao GPL em que o aumento é de 10% em relação a um carro a gasolina, podemos considerar mesmo assim uma redução de 10% de CO2 de emissões a GPL. Agora numa relação direta 1L de gasóleo e 1 litro de GPL queimados sem catalisadores o valor chega facilmente aos 60% da amostra.

Tirando o tema para o canto, que pouco interesse tem neste momento e falando de coisas mais importantes, já vamos com 930km ainda sem falhas de gás.

Curiosidades: (sem querer misturar temas, mas fazendo)

Já houve um geração 2 na família que morreu em consequência de um acidente que o considerou como perda total. Tinha 295000km quando foi entregue á seguradora. Alguém o recuperou e apareceu num site de vendas de veículos, recondicionado e com 150000km fraudulentos. 

Isto é a realidade da falta de cruzamento de dados entre o IMTT e o centros de IPO.

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Evaristo Leal:

(...) Agora numa relação direta 1L de gasóleo e 1 litro de GPL queimados sem catalisadores o valor chega facilmente aos 60% da amostra.

(...)

Assim está melhor, porque as densidades são muito diferentes (um litro de gasóleo pesa 0,85kg, um litro de LPG pesa 0,55kg, e as emissões são naturalmente proporcionais à massa consumida, não ao volume), não era referente ao veículo em si, como na tua citação:

Evaristo Leal:

Wink

Top 10 Contributor
EV
0000_PREMIUM_Access
013_Prius_3G
Clube 1000 km
SystemAdministrator
tcap-support

Evaristo Leal:

(...)

Tirando o tema para o canto, que pouco interesse tem neste momento e falando de coisas mais importantes, já vamos com 930km ainda sem falhas de gás.

Curiosidades: (sem querer misturar temas, mas fazendo)

Já houve um geração 2 na família que morreu em consequência de um acidente que o considerou como perda total. Tinha 295000km quando foi entregue á seguradora. Alguém o recuperou e apareceu num site de vendas de veículos, recondicionado e com 150000km fraudulentos. 

Isto é a realidade da falta de cruzamento de dados entre o IMTT e o centros de IPO.

Epa é incrível... Surprise Consumos e esse caso...

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G
Evaristo Leal replied on 24 Jul 2019 18:01

Fim do gás 948km!!!

Abasteci 45L para o próximo teste.

Top 100 Contributor
Pequeno citadino
013_Prius_3G

Amanhã é dia de teste do sistema híbrido na Toyota.

Vamos ver a saúde das baterias após 9 anos. 

Page 2 of 3 (24 items) < Previous 1 2 3 Next > | RSS
Copyright 2009 Prius-PT.com